A Força Jovem

Espíritos milenares, experientes pela longa trajetória imortal, porém, corpo físico atual jovem, inexperiente e com seus sentidos aflorados e ansiosos pela chegada das fases da vida terrena. O jovem nos tempos atuais, os chamados Geração Millennials, possuem comportamentos e padrões de consumo totalmente diferentes do que já se viu. São pautas de discussão em todos meios, seja na psicologia, marketing ou na gestão de equipe.

Mas você sabe quem são os millennials? Também conhecidos como geração Y, os millennials representam uma faixa demográfica da população mundial. Alguns estudiosos diferem sobre as datas exatas, mas estima-se que essa geração representa os nascidos entre o período da década de 80 até o começo dos anos 2000. Podemos falar que essa nova geração desenvolveu-se numa época de grandes avanços tecnológicos e prosperidade econômica. Viveram em ambientes altamente urbanizados, presenciando uma das maiores revoluções na história da humanidade: a Internet.

No mundo, como já mencionado em outra matéria sobre o tema, neste jornal, há diversas influências terrenas capazes de desviar o jovem de seu auto aprimoramento. Afinal, como o espiritismo pode ajudar o jovem a resistir bravamente aos convites do mundo sem se desviar de sua verdadeira missão?

Há muitos anos, quando ainda Hugo Gonçalves, um dos fundadores e diretores deste jornal, se fazia presente fisicamente entre nós, dizia-nos que devíamos cuidar das crianças e trazer para perto do espiritismo os jovens, pois seriam eles os continuadores dos trabalhos. Seu sonho sempre foi que este Jornal pudesse continuar divulgando o Espiritismo com qualidade, seriedade, pautado nas obras de Allan Kardec e para o maior número de pessoas possível. Cremos que estamos no caminho!

Bem, em fevereiro de 2019, este jornal passou a ter em seu time de voluntários, eles, os jovens espíritas. Buscamos pessoas que fossem atuantes na Doutrina Espírita e que quisessem desafiar-se, aproveitando a oportunidade para expor suas experiências, seus projetos e sua criatividade, seja na escrita, na música ou até debates de diferentes temas. A adesão foi quase que instantânea, permitindo sentir, mesmo à distância, a alegria e satisfação por nossos caminhos se “cruzarem”. A Espiritualidade contribuiu tanto com este projeto, que em menos de um mês, 03 grupos, de diferentes partes do país toparam o desafio.

E quem são eles?

São pessoas normais, jovens estudiosos e praticantes dos ensinamentos de Jesus, obreiros do Espiritismo que buscam lapidar suas imperfeições.

O primeiro grupo (foto) é o JOCA - Jovens Caminheiros do Amor, grupo ligado a Comunidade Espírita Caminheiros do Amor localizado na cidade de São Paulo/SP. Pode ser visto no instagram pelo perfil @jovens.joca ou pelo link http://www.caminheirosdoamor.org.br 

O segundo grupo (fotos) é a JEAL – Juventude Espírita André Luiz, grupo representante da SEAL – Sociedade Espírita André Luiz da cidade de Salvador/BA. Pode ser visto no instagram pelo perfil @je_andreluiz ou pelo link https://www.facebook.com/andreluiz.juventude

O terceiro grupo (fotos), e não menos importante, a equipe do Jornal Mocidade, jovens espíritas do Estado do Amazonas, apoiados pela FEA – Federação Espírita Amazonense. Pode ser visto no instagram pelo perfil @jornalmodicade ou pelo link https://linktr.ee/jornalmocidade

                                      *

Allan Kardec na questão 385 de O Livro dos Espíritos questiona o que representa essa fase da vida tão importante que pode definir tendências. “Qual o motivo da mudança que se opera no seu caráter a uma certa idade, e particularmente ao sair da adolescência? É o Espírito que se modifica? É o Espírito que retoma a sua natureza e se mostra tal qual era”.

Faz-se necessário que haja um despertamento para os valores do Espírito imortal, a fim de que se consiga a identificação consigo mesmo e com o bem. O jovem que tem consciência de viver sob a proteção de Deus terá sede de paz e saberá estar atento para exercer sobre si próprio, a necessária vigilância e o controle dos impulsos negativos que lhe surgirem. Tendo o amor de Jesus em seu coração, agirá buscando o respeito, o carinho e o amor em seus relacionamentos e expressará essas virtudes e sentimentos nas suas atitudes.

Jesus, na Sua profunda visão dos problemas humanos, ensinou-nos que podemos cair no erro através dos pensamentos, das palavras e das atitudes, mas para que os jovens possam atravessar a adolescência com equilíbrio, devem ser orientados ao estudo, ao trabalho, a ter disciplina moral e hábitos saudáveis no preenchimento das horas, ao controle mental e o hábito da oração repleta de amor e entrega a Deus.

Aquele que busca compreender o sentido grandioso da lição do Cristo saberá ocupar com qualidade a mente, as palavras e as ações, espalhando luz e contribuindo para a construção do Reino de Deus no mundo.

 

Notas de esclarecimento:

  • Foto da capa - Grupo Jornal Mocidade

  • Foto do ínicio da matéria - Grupo JOCA

  • Galeria de fotos (esquerda. p/ direita): 1ª Grupo Jornal Mocidade /  2ª e 3ª Grupo JOCA



Comentário

0 Comentários