Adette Ferreira de Vianna

A tarefa que desenvolveu na cidade de Campos do Goitacazes (RJ) foi relevante, tornando-se estimada por todos da região.

A veneranda Adette Ferreira de Vianna era natural daquela cidade, onde nasceu no dia 10 de outubro de 1903, filha de Cândido Ferreira e D. Florita Ferreira Faria.

Casou-se com Ramiro Martin Vianna em 1926, em Campos. Tiveram quatro filhos: Walter, Célia, Ciro e Paulo Sérgio, o caçula que desencarnou com dois anos de idade em 1950. Deixou também vários netos e bisnetos.

Ramiro Vianna era espírita e quando seu filho desencarnou conformou-se com a vontade de Deus. Fez tudo para conduzi-la à casa espírita, pois ela não se conformava, mas aceitou o convite para visitar Chico Xavier.

Em Pedro Leopoldo, ele psicografou uma mensagem do filho, que muito os confortou. Desde então, ela passou a acompanhar o esposo no movimento espírita, e participou da fundação do Grupo Espírita Aracy.

Com o médium Raimundo Peixoto Lins (irmão de Peixotinho), era responsável pelas reuniões de materializações. Em 1953, ingressou no abrigo Dr. João Viana, destinado ao tratamento dos doentes mentais e obsidiados, onde foi responsável pela tesouraria e a Assistência aos Necessitados.

Em 1967, ela e Ramiro Vianna iniciaram um grande trabalho no Grupo Espírita Allan Kardec, no qual se fixou em definitivo, trabalhando para a construção da nova sede. Construiu também “A Casa da Sopa”, anexa ao mesmo Centro, fundada em 1974. Criaram também o Departamento de Assistência Social do “Allan Kardec”, onde uma multidão de carentes oriundos de favelas recebiam diariamente suculentos pratos de sopa. Empenhou-se também pela criação do Departamento Médico e Odontológico, realizado por profissionais voluntários, e da Escola de Corte Costura, que arregimentava jovens para confecção de enxovais para recém-nascidos.

Além de todo trabalho na cidade de Campos, ela e Ramiro frequentavam o Grupo Espírita “Dr. Dias da Cruz”, em Caratinga (MG), participando de reuniões de cura, através da mediunidade de materialização do abnegado médium Antônio. Ramiro era um dos diretores e por mais de 20 anos o casal colaborou com a tarefa.

Adette desencarnou no dia 21 de abril de 1999, em Campos dos Goitacazes, aos 95 anos de idade. Seu corpo foi velado no Grupo Espírita Allan Kardec, ao qual uma grande multidão compareceu para as últimas despedidas.

Fonte: Anuário Espírita de 2000.



Comentário

0 Comentários