Allan Kardec: muito atual - Fernando Patrocinio

Encruzilhada, como se sabe, trata-se de lugar, ou de lugares onde se cruzam ruas, estradas, caminhos, que, de momento, e, pois, numa ordem muito maior, estamos assistindo à nossa volta mesma, ou seja, ao plano das condições terrenais, donde o nosso Planeta: de Expiações e de duras Provas à grande maioria de seus habitantes, cruza caminhos ainda mais dolorosos, para atingir-se, ao final, uma condição de Vida melhor para todos e, ao que se sabe, a um Novo Mundo e, pois, constituído por uma Nova Ordem Social: a que se pode chamar Regeneradora, ou seja, num Mundo Pacificado pelo Evangelho Redentor.

E tudo isso, pois, da referida encruzilhada, e, portanto, das mudanças a ela atinente, que, afinal, estamos vivendo e sentindo na própria pele, seja pelas mais diversas perturbações sociais, pelas doenças, crimes, situações que se agravam tanto de pobreza como de fome e que, pois, se alastram por todo o Mundo, temos, além de tudo, os conflitos bélicos que, aliás, tendem à inclusão das mais diversas nações no que se presume seja o início de uma terceira guerra mundial, e que, afinal, tudo isso, e, muito mais, são os prenúncios de um Novo Tempo, a que, como dito, o Espiritismo do Século 19 já abordava, e que, no Século 20, ganhara ainda mais confirmações de tal mudança pra melhor, apesar dos momentos dolorosos pra se chegar lá, no Novo Mundo, no que se prescreve como Regenerador.

Em “A Gênese” (1868), de Allan Kardec, Capítulo 18 – São Chegados os Tempos - o mestre codificador do Espiritismo já alertava para tais problemas de ordem mundial para a sua mudança inevitável. Em tal obra temos que:

“O PROGRESSO INTELECTUAL realizado até o presente, nas mais diversas proporções, constitui um grande passo e marca uma PRIMERA FASE no avanço geral da Humanidade”. (Opus Cit.).

Mas vejam, atentamente, o que vem depois de tais palavras – DO PROGRESSO INTELECTUAL E DE SUA PRIMEIRA FASE -, e, como tais palavras são verdadeiras no tocante ao momento que, por ora, estamos atravessando ao plano terrenal; ou seja, alega Kardec, e sua inspiração, que: “Impotente, porém, ele é para regenerá-la”. (Opus Cit.)

De fato, estamos vendo, na prática, que não basta progredir-se em Inteligência, em técnicas as mais diversas do Mundo terreno, ou seja: em cérebro sem coração. E prossegue Kardec:

“Enquanto o orgulho e o egoísmo o dominarem, o homem se servirá da sua inteligência e dos seus conhecimentos para satisfazer as suas paixões e aos seus interesses pessoais, razão por que os aplica em aperfeiçoar os meios de prejudicar os seus semelhantes e de os destruir”.  (Opus Cit.).

Vejam, pois, tais palavras de Kardec! Vejam, pois, como fora tão bem inspirado pelo Mais Alto para as proferir de modo tão acertado, tão ajustado, e, pois, tão adequado aos presentes tempos de políticas rasteiras, de fome e de guerra para a destruição do próximo, nosso semelhante, nosso irmão.

E qual a solução?

Mais à frente a temos, e, pois, das palavras mesmas de Kardec e de sua notável inspiração, sendo, algo, portanto, similar a uma SEGUNDA FASE de nossas experienciações terrenas, elucidando que:

“Somente o PROGRESSO MORAL pode assegurar aos homens a felicidade na Terra, refreando as paixões más; somente esse progresso pode fazer que entre os homens reinem a concórdia, a paz, a fraternidade”. (Opus Cit.).

Logo:

Primeira Fase: Progresso Intelectual;

E, pois, numa:

Segunda Fase: Progresso Moral.

E progresso, pois, nem que seja pela dor, pela tribulação hoje vivida e experienciada por nós todos do Mundo terreno; dor e tribulação, pois, justa e merecida, já que não temos, em nossos duros corações, sensibilidade bastante para entender que o Amor é sinônimo de Fraternidade, de Ordem e de Paz; e que, pelo contrário, o ódio é resultado de tudo quanto se vive neste Mundo já, um tanto intelectualizado, porém doentio, belicoso e, pois, apartado do Evangelho de Jesus.

Mas, de modo esperançoso, recordemos: “Após a tempestade virá a bonança”.

E, daí, pois, como promessa do próprio Cristo de nos enviar o Consolador - hoje tão bem retratado pelo Espiritismo -, temos os meios infalíveis para a solução de todos os grandes problemas terrenais; e tal solução está, como bem frisado, no Evangelho do Cristo, em suas máximas suaves de Amor ao próximo, nosso semelhante, nosso irmão.

E, assim, pois, que não tenhamos receio dos fatos, mesmo que tão tristes, à nossa volta, pois que Deus, por meio de Jesus, está no leme, na condução perfeita e ordenada da Nova Ordem Planetária, Nova Ordem Social, de Paz e de Fraternidade Universal!



Comentário

0 Comentários