Caminhar firme

Há alguns dias, conversando com uma jovem senhora, ela nos teceu seus problemas físicos. Eram tantos, que inicialmente pensamos serem oriundos de pensamentos infelizes, de energias desequilibradas que provocavam seus efeitos no corpo físico, na famosa somatização, de que muitos já têm conhecimento.

A moça tinha feito exames que confirmavam todos os seus problemas. Tinha depressão também. Ouvindo-a, interpelamo-la num tom amigável: - O que a senhora não tem? Pensando na sua saúde. Doenças demais! Ela, até que no meio de tantos problemas, respondeu imediatamente, sem pensar: - Dinheiro! Era a única coisa que não tinha: dinheiro!

Tantos estão passando dificuldades, nesta crise econômica que assola o Brasil, que ousamos interceder por todos eles. Há pessoas sem emprego que não sabemos como estão conseguindo sobreviver. Aí, perguntamos a um, a outro, como estão conseguindo viver. Uns estão de volta para a casa dos pais, outros com irmãos, outros na casa de amigos, que os estão socorrendo. Procuram emprego e não conseguem.

Conversamos com uma jovem senhora que andou debaixo do sol quente o dia inteiro, procurando emprego. Conseguiu uma grande dor de cabeça ao final do dia. Outro, um senhor de certa idade, também estava procurando... E assim foi... Muita gente. São milhões de desempregados no país, com o problema daquela jovem senhora: falta de dinheiro. Não são mendigos profissionais, gostariam de trabalhar e não estão conseguindo.

As preocupações excessivas adoecem. Vem então a somatização. Sentir as aflições das emoções desequilibradas no corpo físico. A mente acaba, com energias de sofrimento, adoecendo o corpo.

Não é falta de dinheiro o maior problema. Isso é uma parte. Nos países mais ricos as pessoas adoecem também. Falta de fé é um problema. Falta de confiança na imortalidade da alma, outro problema. O ser humano, predisposto ao conflito, adoece. As enfermidades existirão até que o equilíbrio perfeito se faça entre a mente e o corpo, até que nos tenhamos quitado com os débitos de ontem, como espíritos imortais; até nos integrarmos ao mais profundo amor. Costumamos pensar que Jesus não adoecia, pois quem ama verdadeiramente não adoece.

A enfermidade desperta aquele que tem capacidade de análise. Certa feita, um médico amigo nos contou que recebeu uma senhora imponente, de uma religião, com queixas de doença. Ao chegar, ela firmemente, sabendo da condição espírita do nosso amigo, lhe disse, em tom imperioso: - Já não sou mais eu quem vive, mas o Cristo quem vive em mim, afirmando de modo categórico, em si, a frase do apóstolo Paulo. Ele a olhou surpreendido e a ouviu. Ela começou a relatar suas queixas. Ele, só ouvindo. Ela falou, falou de seus problemas e ele não dizia nada.

Muito inteligente, ela fez um staccato: - Doutor, estou entendendo a bobagem que falei ao chegar. Como pude pensar como pensei?  Se o Cristo vivesse em mim, eu não teria  adoecido!

Ele simplesmente concordou. Ela despertou para a necessidade de se autoanalisar e curar-se em seu interior, desenvolver a humildade.

Nesta época de muitos sofrimentos, em que as enfermidades dolorosas ajudam o espírito imortal a pensar e melhorar, vencendo suas própria mazelas, há que recordar uma vez mais Jesus, que nos disse: - Vinde a mim, todos vós que vos encontrais aflitos e sobrecarregados, que eu darei descanso para as vossas almas.

Caminhemos um pouco mais com Jesus e fortaleçamos nossa fé.  Tenhamos a certeza de que Jesus nos ampara e que não estamos abandonados pela Divina Providência. Estamos passando as experiências que nos são necessárias para o nosso progresso. É preciso passar por elas de modo resignado e confiante de que todas as dores são apenas por um tempo. Elas vão passar.

Tenhamos bom ânimo e não esmoreçamos.

Recordemos o Espírito de Verdade, no capítulo VI de  O Evangelho segundo o Espiritismo, que nos dá esperanças ao coração:

“Sou o grande médico das almas, e venho vos trazer o remédio que deve curá-las; os fracos, os sofredores e os doentes são meus filhos prediletos e venho salvá-los... Que no futuro, humildes e submissos ao Criador, pratiqueis sua divina lei. Amai e orai. Sede dóceis aos espíritos do senhor; invocai-o do fundo do coração, e então, Ele vos enviará seu filho bem amado, para vos instruir e vos dizer estas boas palavras: Eis-me aqui; venho a vós porque me chamastes.”

Por mais dolorosa seja a marcha, olhemos ao longe e vislumbremos a estreita porta luminosa que nos foi aberta por Jesus. Caminhemos resolutos e a oração e a fé nos fortalecerão nessa jornada.



Comentário

0 Comentários