Ecos do 7º Congresso Britânico de Medicina e Espiritualidade

A espiritualidade está presente em nossas vidas humanas desde que renascemos. Sob o amparo de Deus, com diferentes denominações e entendimento, não cessa a Humanidade de progredir e as Leis Divinas agem nos multiuniversos.

Como uma pequena criatura da imensidão desses universos, nosso planeta Terra é uma pequena gota no oceano.

Desafios foram enfrentados por numerosas pesquisas, por cientistas e acadêmicos curiosos, a fim de descobrir e provar a imortalidade da alma e da vida.

A diversidade de crenças cria um céu bonito e colorido em nossas mentes, pois somos seres espirituais.

Este Congresso trouxe informações encadeadas da Filosofia espírita, que trata dos princípios da vida, do conhecimento, da imortalidade da alma, reencarnação, pluralidade de mundos habitados, mediunidade, explicando-nos de onde viemos, o que estamos fazendo aqui, por que existem sofrimentos, por que uma criança morre em tenra idade e muito mais.

A Associação Médico-Espírita Internacional promove Congressos que nos trazem pesquisas sobre temas importantes, tais como o ouvir vozes, mediunidade sem loucura, terapias complementares para aqueles que sofrem  a pressão de uma mente desencarnada.

Trazemos aqui, com a permissão dos palestrantes, algumas informações extraídas das palestras proferidas no 7º Congresso Britânico de Medicina e Espiritualidade, conectando ciência e religião ou espiritualidade, realizado em Londres nos dias 9 e 10 de novembro deste ano, na Rudolf Steiner House, perto do Regents Park.

Elas trouxeram-nos uma diversidade de conhecimento, como o que nos foi ofertado pelo nosso querido Dr. Marcelo Saad, MD, PhD, médico especializado em Fisiatria e Acupuntura e com Doutorado em Ciências, que falou sobre “Capelania Espírita - Modelo de Apoio à Fé em Hospitais”.

O termo capelania já transcendeu sua origem católica para abranger assistência religiosa hospitalar a pessoas de qualquer denominação. No Brasil, o Espiritismo é a terceira afiliação religiosa mais conhecida. No entanto, até recentemente, não havia atendimento ministerial organizado dedicado a pacientes espíritas em hospitais gerais. Dr. Saad desenvolveu seu tema explorando sua origem e trajetória. Alguns casos de sucesso foram citados para ajudar na construção de novas diretrizes. O futuro é muito promissor para a consolidação desse novo conceito, que tem atendido com sucesso pacientes internados.

As informações trazidas dos palestrantes do Congresso deram uma ideia de quão importantes são todas essas pesquisas, provando a todos que não somos apenas uma coisa, uma bola, um ser material, mas sim Seres Espirituais.

Em sua fala, Dr. Saad enfatizou a todos que estavam ali pela primeira vez que Espiritismo não é sinônimo de "espiritualismo". O Espiritismo foi organizado na França pelo professor e educador Hippolyte Léon Denizard Rivail (1804-1869), também conhecido por seu pseudônimo Allan Kardec. Em meados dos anos 1800, ele fez uma investigação racional da comunicação com os espíritos. Kardec foi um dos primeiros estudiosos a se envolver em uma investigação científica dos fenômenos espirituais.

Nos últimos 150 anos o Espiritismo se espalhou para muitos países. O Brasil é o país em que ele mais floresceu e onde o número mais significativo de seguidores pode ser encontrado. A forma pela qual o Espiritismo evoluiu no Brasil é muito peculiar, pois a maioria dos frequentadores busca o Espiritismo devido a problemas de saúde física e mental. Abordagens terapêuticas específicas foram desenvolvidas para prevenir e restaurar um estado "espiritual-energético" equilibrado. Os centros espíritas no Brasil são muito procurados devido às suas práticas de cura, as chamadas “terapias complementares espíritas”. Em 1968, em São Paulo (Brasil), um grupo de médicos interessados na interface entre a Medicina e a doutrina espírita criou a primeira Associação Médico-Espírita. Nas últimas décadas, esse movimento desenvolveu muitas ações relacionadas à educação, pesquisa e assistência. O Modelo Médico Espírita de saúde e tratamento busca preencher algumas lacunas do conhecimento científico, acelerando assim o avanço em direção a uma mudança de paradigma na medicina. Alguns de seus membros publicam suas pesquisas em revistas médicas respeitáveis e indexadas.

Dra. Elaine Drysdale, BA (Psicologia), MD, FRCPC (Psiquiatria), tratou do tema “Experiências de quase morte: sabedoria para a prática clínica e a vida”. Como importante pesquisadora das experiências de quase morte (EQM), resumiu seu discurso em uma palestra especial.

Uma EQM se dá quando algumas pessoas sofrem paradas cardíacas, cirurgias ou situações de risco de vida. A EQM é comparada ao delirium, e várias teorias biológicas são abordadas. É vital que os médicos reconheçam uma EQM e não a minimizem. As histórias de EQM podem ser usadas para ajudar pacientes com medo de morrer, tristeza, ideação suicida ou falta de propósito de vida. Finalmente, entender a EQM pode ampliar nossas perspectivas de consciência; de como percebemos a vida e a morte; e de como podemos chegar a um acordo com o fim da vida para nós mesmos e para nossos pacientes.

Durante o Congresso, seis palestrantes contribuíram para que informações de ponta chegassem até o público, acerca de vida espiritual, vida Eterna, centenas de existências da alma. Algumas pessoas se lembram de vidas passadas, outras não, e a Lei de Causa e Efeito, que faz parte das Leis Universais, explica nossa vida nos cinco livros escritos por Allan Kardec, o codificador da doutrina espírita. Sobre esse ponto em particular, Dr. Saad proferiu uma palestra especial, por solicitação de Dr. Peter Fenwick, que entende que sem Allan Kardec não poderíamos ter essas informações e pesquisas tão importantes que possuímos hoje em nossas mãos. Nada a ver com religião em si, mas com conceitos morais de dignidade, moralidade, vivendo uma vida melhor dia a dia, sem queixas, pois quando entendermos a vida viveremos uma vida melhor com certeza, sem desculpas por sofrimentos.

Um dos oradores expressivos, Dr. Jeffrey D. Rediger, MD, Mdiv, psiquiatra, Diretor Médico de Assuntos Comunitários do McLean Hospital e Chefe de Medicina Comportamental do Caritas SE Good Samaritan Medical Center, declarou: “Este é um momento emocionante na área da saúde, onde os paradigmas de saúde e bem-estar e as tecnologias associadas estão começando a demonstrar eficácia em áreas onde os modelos tradicionais baseados em doenças têm sido mais limitados”. Em seguida, ele apresentou um resumo de 16 anos de investigação de pacientes com evidências indiscutíveis de recuperação improvável ou conquista notável envolvendo doenças tradicionalmente consideradas incuráveis.

Todos os temas foram bem apreciados por todos os participantes, pois os profissionais da área da saúde e os terapeutas demonstram um enorme interesse em conhecer temas relacionados ao nascimento e morte, segundo os ensinamentos espíritas.

Outro palestrante brasileiro, Dr. Felipe Sá Ferreira, espírita, ginecologista e obstetra, presidente da AME-Maringá, docente da Faculdade de Medicina da UNICESUMAR, supervisor da residência médica de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Municipal de Maringá, chamou a atenção do público com uma palestra muito interessante. Como médico e médium espírita, ele trouxe novos conceitos a respeito da gravidez sob a visão espírita. “O corpo dentro do corpo, ambos têm um espírito.”

Seu tema “Morte intrauterina e seu impacto espiritual” esclareceu muito e criou interesse sobre sofrimentos e nascimentos. Segundo ele, a interrupção da vida de um embrião como método contraceptivo interrompe a oportunidade de um ser humano nascer, devido à falta de planejamento familiar ou por qualquer outro motivo. Isso tem consequências para a mãe, pai ou família? “Claro. Se pensarmos no embrião como um espírito imortal no processo de reencarnação, teremos muitas consequências, incluindo aquelas para todos os envolvidos.”

A Dra. Natalie Tobert, PhD, antropóloga médica especializada em educação e inclusão social para escolas médicas, hospitais e universidades, trouxe à luz um tema sobre o qual as pessoas querem falar, mas o medo as impede de fazê-lo: “Garantia mais ampla: abordagens espíritas à guerra e à saúde da população”.

Natalie explora a proposição de que as experiências de crise são causadas tanto por trauma em nossa encarnação atual quanto chegam até nós de dimensões além. As pessoas podem acessar espontaneamente o trauma de entidades ligadas à Terra, exacerbando quaisquer problemas de saúde mental.

Trazendo mais explicações sobre a morte, nosso querido Dr. Peter Fenwick, MD, ex-consultor encarregado da unidade neuropsiquiátrica e epilepsia do Maudsley Hospital, codiretor de pesquisa do Departamento de Neurofisiologia, Broadmoor Hospital e consultor neuropsiquiatra do London Sleep Centre, abordou o tema “Iluminando a Morte”.

A cada dois anos são organizados congressos como este. Agora criou-se na Inglaterra a Associação Médico-Espírita Britânica, com o objetivo de, dentro de algum tempo, oferecer estudos, simpósios e cursos de curta duração a todos os profissionais da área da saúde, para que todos possam entender que o tratamento de todas as doenças deve ser visto de forma integral, abrangendo mente, corpo e alma. Os cursos e a associação estarão abertos a todos os interessados em saber mais sobre cura, loucura, obsessão, audição de vozes do além, visão de pessoas mortas, isto é, de Espíritos.

Todo o evento foi coberto de luz e muitos médiuns na plateia puderam perceber esse fato.

A organização contou com a participação de 25 voluntários da BUSS - União Britânica de Sociedades Espíritas.

No final de suas exposições, os palestrantes concederam ao público um momento de autógrafos.

Nos mesmos dias do Congresso tivemos importante demonstração em FAVOR DA VIDA, - YES TO LIFE, apresentada por Steve e Tania Duff, de Southampton, que fica no sul da Inglaterra.

O Congresso foi transmitido pelo facebook, em tempo real, na página da BUSS.

 

Nota da Autora:

Para saber mais sobre o evento, o leitor deve consultar os sites www.medspiritcongress.org e www.buss.org.uk



Comentário

0 Comentários