Grilhões partidos

“O amor é de essência divina. Desde o mais elevado, até o mais humilde, todos vós possuís, no fundo do coração, a centelha desse fogo sagrado. É um fato que tendes podido constatar muitas vezes: o homem mais abjeto, o mais vil, o mais criminoso, tem por um ser ou objeto qualquer uma afeição viva e ardente, à prova de todas as vicissitudes, atingindo frequentemente, alturas sublimes...” – Fénelon (O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XI, item 9.)


Conhecereis a verdade e ela vos tornará livres, dizia Jesus. Ele nos deu o caminho, através de seus ensinamentos e de sua vivência. Expressou bondade em toda a sua jornada. Vivenciou a compaixão. Estendeu mãos socorredoras para os aflitos. Trouxe esperança aos desiludidos. Levantou paralíticos. Curou chagas de almas e de corpos. Ensinou e vivenciou o amor.

O Espiritismo é um bálsamo para as lágrimas secarem, neste mundo de provas e expiações em que ainda nos encontramos. Para se tornar um verdadeiro espírita, necessário é ser um verdadeiro cristão. Não há como se afastar do Cristo e dizer-se espírita. O Espiritismo é o amor de Jesus derramado mais uma vez sobre os corações dos encarnados.

O amor faz parte do aprendizado do cristão, do espírita sincero. Os momentos difíceis requerem ainda mais esse sentimento sublime. Solidariedade crescente no planeta, vê-se a cada dia nos corações bem formados.

Agressividade, violência, jamais isso pode fazer parte do espírita, que deve travar em si mesmo a batalha redentora, edificando em seu íntimo um templo de amor e paz. Trabalho dos mais difíceis, muitas vezes secular, travado em muitas reencarnações, ainda não muito alcançado por nós que jornadeamos no fardo pesado da matéria densa, reencarnados neste mundo que aos poucos se modifica para o bem.

Tenhamos fé em que Jesus comanda a embarcação terrena e que o amor vencerá! Nós conseguiremos, ao longo das vivências sucessivas, alcançar esse sublime sentimento. Libertação do egoísmo é um princípio e males advêm na humanidade para ajudar o espírito encarnado a alcançar esse intento.

Vivemos momentos dolorosos na Terra, mas a solidariedade é emocionante. Emocionamo-nos ao observar a fraternidade derramando bênçãos com sua passagem.

Nesta hora em que o novo surto assusta a muitos, um relato simples de uma amiga nos comoveu, por mostrar a ação no bem. Disse-nos ela que em seu condomínio há cerca de mil moradores. Como foram instados a ficar em casa, para evitar a propagação do vírus, umas jovens moças deixaram os telefones e disseram que aqueles que tiverem idade e não quiserem sair de casa, para se preservarem, poderiam telefonar para elas, que se prontificavam a ir aos supermercados e farmácias para eles, se precisassem. Coisa simples, pensariam alguns. Ação no bem, dizemos nós! E o bem, a solidariedade silenciosamente se expandem em toda a Terra!

Os médicos estão agindo, renunciando a si mesmos para salvarem vidas, assim como enfermeiros, agentes de saúde e todos os que estão na área da saúde. A população vê isso e, em retribuição, ora por eles! O amor se avoluma no planeta!

Pessoas em toda a parte estão ajudando umas às outras! Aquilo que parece um mal está redundando em bem.  A fraternidade une as pessoas. O sentimento de amor brilha e faz luzir a chama da esperança para a humanidade em lágrimas! Não podemos duvidar. O amor é de essência divina e triunfará!

Quando numa reunião mediúnica, nestes dias amargurosos para muitos, pudemos ouvir de lideranças infelizes das chamadas trevas, em tom de zombaria, dizerem que conseguiram, que tinham falado que fechariam os centros espíritas do Brasil e conseguiram, o dirigente do trabalho, com muita mansidão, os envolveu com amor, dizendo ao líder que havia um propósito divino em tudo. Que o propósito era de amor e paz. Era hora de eles se libertarem das amarras do ódio que traziam consigo e experimentar a paz. Todos, como irmãos que somos, seríamos concitados a nos unir fraternalmente e não haveria desavenças, mas união fraternal. O líder titubeou, mas ainda não queria aceitar. Então, ele viu outros espíritos, que ele chamou de soldados do Cristo. Estavam com luminosas vestes douradas que refletiam luz. Isso fez que ele e seu exército enxergassem as chagas que traziam nos seus corpos espirituais!

– O que desejavam? Humilhá-los, fazendo-os ver suas próprias lesões? - perguntou o líder.

– Não meu filho, disse-lhe o dirigente. Jesus os chama de volta para o seu rebanho de amor. Deseja que entendam que para Deus vocês são filhos amados e lhes acena com a redenção.

– O que esses soldados de luz vão fazer? Vão nos prender? - perguntou novamente, amedrontado ante o esplendor de luz que enxergava.

Ainda uma vez mais o dirigente respondeu:

– Não. Jesus lhes acena com a libertação de seu egoísmo e rebeldia e lhes traz esperança e amor.

Então, o líder e seus asseclas viram, saindo por trás do exército de luz, mulheres belíssimas, vestidas à semelhança das gregas do passado, com vestes claras, em tom azul, amarelo, rosa, nimbadas de luz, carregando cântaros com líquido perfumado nos braços. Aproximaram-se deles e se ajoelharam ante eles, começando a suavemente lavar-lhes as lesões. O dirigente deu-lhes a lembrança da humildade de Jesus, ajoelhando-se aos pés de seus apóstolos para limpá-los.

Aquelas mulheres, cheias de luz e beleza, lavavam-lhes as lesões! Ante essa manifestação de amor, os grilhões de ódio milenar se partiram. Entregaram-se docemente. O amor, uma vez mais, venceu. Somente o amor nos libertará das trevas interiores que ainda trazemos! Com Jesus conosco, em nossos corações, haveremos de vencer, libertando-nos das algemas milenares que nos aprisionam ao egoísmo, ao orgulho, à vaidade!

O conhecimento ajuda. O auxílio do Espiritismo é bênção que não devemos deixar passar nesta jornada!

O momento de dores requer mais amor. Meditação sobre os problemas do ser. Aproveitar a oportunidade para a resignação e aumentar a fé, na certeza de que os sofrimentos haverão de passar. 



Comentário

0 Comentários