Iluminando a sombra

O Brasil é um dos países do mundo onde mais se consomem medicamentos controlados. Que está havendo?

Observa-se que muitas pessoas pensam que não podem chorar, como se isso desmerecesse o ser. As lágrimas são exteriorização de tristeza, de mágoa, de dor. Não revelam fraqueza, revelam emoção. Emoção revelada.

Há os que represam sentimentos. Depositam no porão de sua individualidade emoções reprimidas. Essas se tornam o que se chama, comumente, sombra. Aquilo que está oculto, que se esconde, mas que existe. Quando vem à tona, talvez venha com a capacidade destruidora de um vulcão, de uma avalanche, de um terremoto. Gera sofrimento.

Uma pessoa aparentemente calma, que reprime sua raiva, pode ter subitamente a surpresa terrível e assustadora da cólera que não conhecia, que intempestivamente vem com o poder de uma onda, assustando a ela mesma e aos demais, que lhe não percebiam essa faceta.

Então o Brasil tinha uma sombra escondida? Pois os mais velhos, saudosistas de uma época, se recordam do tempo em que o país era pacato, conhecido por todos se darem bem uns com os outros, de não haver a necessidade do que hoje se impõe como “politicamente correto”.  As pessoas se expressavam sem medo de serem mal interpretadas e costumavam dar-se bem.

É o que diz a geração mais idosa.

Não se precisava ter grades nas janelas, os carros não precisavam de alarme, as cercas eram baixas, não por causa das pessoas, mas porque proliferavam cachorros nas ruas e se desejava preservar os jardins. Quando havia um crime era assustador, pois não era comum. Que houve então?

Sombra escondida? Emoções reprimidas, não trabalhadas ao longo do tempo e que agora vêm à tona? Falta de educação da população, que se retraiu nos valores morais deixando de ofertá-los aos seus filhos? Um pouco dos dois, talvez.

O homem ocidental costuma ter dificuldades em sua autoavaliação. Preferiu jogar as emoções no porão. Isso é mais fácil do que se conhecer. O autoconhecimento pode ser doloroso. Saber-se orgulhoso, egoísta, fútil, vaidoso, vão. Que coisa!

Trabalhar as virtudes contrárias é crescer. Necessário vivê-las!              

O Brasil, mostra-se um dos países mais agressivos do planeta. Não estava verdadeiramente trabalhado no cerne. Ainda assim, mostra seu lado bom. Manifestações de milhares de pessoas nas ruas têm sido pacíficas e ordeiras. Com poucas exceções, têm sido respeitosas. Revelam amadurecimento. O povo, na maioria, continua generoso.

“Os mansos herdarão a Terra”, os pacíficos mostram que já amadureceram sentimentos.

As pessoas estão voltando-se para os processos de meditação, de autoburilamento, de conhecimento interno, no afã de melhorar-se, de se descobrir e percebendo, afinal, que estão aqui na Terra para evoluírem, como espíritos imortais que são. Isso é uma crescente, que está envolvendo a todos, não importa qual seja a religião que dizem ter.

Com o tempo, veremos as possibilidades individuais de ascensão, da escadaria luminosa vista por Jacó em sonhos, no Antigo Testamento, tornar-se concreta. O amor vencerá. O conhecimento interior iluminará a sombra, que desaparecerá.

A virtude surge do conhecimento. 

A verdade liberta.



Comentário

0 Comentários