Mantendo o bom ânimo

Quando tudo pareça desconsolo e dor, o que tem acontecido com muitos, dados os quadros psiquiátricos crescentes e desesperos, há que lembrar dos ensinamentos de Jesus, para se fortalecer, e do Espiritismo como consolação, em face do conhecimento das leis de causa e efeito.

A certeza do amor de Deus e a confiança de que todos os sofrimentos são passageiros fortalecem o espírito que pode alquebrar-se ante as agruras da vida, mas que se levanta com o conhecimento e com a fé.

Lembramos aqui, como palavras a fortalecerem, o “Decálogo do Bom Ânimo”, psicografado por Chico Xavier, autoria do espírito de André Luiz, do livro “Coragem”:

1- Dificuldades? Não perca tempo lamuriando. Trabalhe.

2- Críticas? Nunca aborrecer-se com elas. Aproveite-as no que se mostrem úteis.

3- Incompreensões? Não busque torná-las maiores, através de exigências e queixas. Facilite o caminho.

4- Intrigas? Não lhes estenda a sombra. Faça alguma luz com o óleo da caridade.

5- Perseguições? Jamais revidá-las. Perdoe esquecendo.

6- Calúnias? Nunca enfurecer-se contra as arremetidas do mal. Sirva sempre.

7- Tristezas? Afaste-se de qualquer disposição ao desânimo. Ore, abraçando os próprios deveres.

8- Desilusões? Por que debitar aos outros a conta de nossos erros? Caminhe para a frente, dando ao mundo e à vida o melhor ao seu alcance.

9- Doenças? Evite a irritação e a inconformidade. Raciocine nos benefícios que os sofrimentos do corpo passageiro trazem à alma eterna.

10- Fracassos? Não acredite em derrotas. Lembre-se de que, pela bênção de Deus, você está agora em seu melhor tempo, o tempo de hoje, no qual você pode sorrir e recomeçar, renovar e servir, em meio de recursos imensos.

Cada vez que abrimos as páginas dos jornais ou vemos notícias na televisão, o bom ânimo quase se esvai, tantas são as notícias negativas. Nessas horas, vale o esforço das lembranças felizes e da solidariedade, que está crescendo na Terra.

O Decálogo de André Luiz vem em boa hora. Os sofrimentos estão intensos. Cada trabalhador do bem é uma fonte de água viva, que dessedenta o que tem sede, tornando-se aquele que ouve com carinho o confessor das dores de seus irmãos.

A luz está brilhando com intensidade crescente, mas a escuridão teima em apagá-la. Impossível! A luz sempre vence as trevas. Tentaram obscurecer a luz em todos os tempos, principalmente no advento de Jesus, mas a luz venceu as trevas. Jesus reina soberano, como o governador espiritual do planeta, mantendo a Terra sob sua égide.

O bem vencerá. Temos pressa de que isso ocorra, mas em tudo há o tempo de Deus. A escolha dos homens, que poderão optar pela mais pura fraternidade, rompendo em si a ignorância do mal, fará com que o bem vença mais rápido ou menos rápido, mas uma certeza temos: progrediremos, pois o amor é lei Divina e foi por amor que Deus criou os homens!

Repetimos muito sobre o amor e o bem. É necessário que isso seja sentido e lembrado, principalmente quando guerras e rumores de guerras ainda assolam a psicosfera da Terra, teimando em resistir. Tenhamos certeza de que o bem não tarda!



Comentário

0 Comentários