Nem semeando ainda, mas retirando pedras do terreno

Aderi ao chá inglês faz muitos anos. E quando estamos em uma roda de prosa sobre Espiritismo, sobre movimento espírita, ninguém fica sem uma “mug”, que significa caneca em suas mãos. O chá inglês sempre vai pingado com leite. A quem não experimentou ainda pode parecer estranho, mas com o tempo acaba gostando e logo sentimos falta do chá inglês colaborando na animação de um grupo em reunião.

Assim posto, falávamos da beleza em semear mesmo com dificuldades em terras britânicas. E eu adicionei que estávamos ainda, e estamos, retirando “pedras e calhaus” dos caminhos para chegarmos a muitos corações dos que ainda não conhecem Jesus. Muitas vezes me sinto como na época das mesas girantes, que foi tão necessária para chamar a atenção do nosso insigne Codificador. 

Num levantamento feito nestes últimos dois anos, pudemos verificar um crescimento da participação de britânicos e “non-portuguese speakers” nos eventos espíritas realizados pela BUSS. Resolvemos buscar uma maneira de nos aproximarmos dos irmãos espiritualistas, que, como nos disse nosso estimado amigo Divaldo Franco anos atrás, “os espiritualistas são nossos primos mais próximos”.

Conseguimos publicar pela nossa instituição nacional espírita, que é a BUSS - British Union of Spiritist Societies, o terceiro livro espírita: O Evangelho segundo o Espiritismo, escrito por Allan Kardec. Traduzido do francês para o inglês por Janet Duncan, que usou a edição original definitiva francesa de 1866, realizamos o sonho há muito almejado.

A finalidade primeira da publicação desse livro é fazê-lo chegar às mãos dos nossos amigos e amigas, presidentes de Igrejas Espiritualistas no Reino Unido, lembrando o que nos disse Divaldo. E, dentro do possível, expandi-lo para os irmãos de países da Europa, onde o idioma inglês é, como sabemos, a segunda língua.

Assim temos feito, aproveitando o que foi semeado nestes últimos três anos, em matéria de fenomenologia mediúnica espiritualista, que foram as apresentações e palestras espíritas sobre a imortalidade da alma pelo médium espírita Florêncio Anton. 

Em todas as apresentações, fizemos novos amigos espiritualistas, entregamos livros e conseguimos ter muitos deles informando seus frequentadores sobre o 3º Congresso Espírita Britânico, programado para receber a todos nos dias 16 e 17 de maio de 2020 na cidade de Londres, Inglaterra.

Esses são irmãos e irmãs espiritualistas que serão os emissários nestas terras anglo-saxônicas, compromissados com os espíritos que inspiram os trabalhadores do movimento espírita para levar Kardec para dentro de suas “igrejas espiritualistas”, num caminho que levaríamos dezenas de anos a percorrer, não fossem eles. 

Nossa realidade na Europa, junto aos irmãos originários desses países nesta existência, é bem diferente do Brasil. Portanto, os que ingenuamente insinuam que estamos desvirtuando o Espiritismo e não fazemos eventos espíritas em suas óticas opacas, desconhecem os planos de apoio espiritual para nossas instituições espíritas, os esforços feitos por todos os dirigentes espíritas, para se atingir os objetivos, nesta cultura que respeitamos, dentro do tríplice aspecto da nossa Doutrina Espírita que é Ciência, Filosofia e Religião, que aqui denominamos como Moral do Evangelho de Jesus.

Estamos fazendo como Jesus nos ensinou, “caminhar mais cem passos”, sentir o caminho, sentir aberturas que estão dando certo, para que o estudo profundo possa ser despertado, como o foi para o próprio professor Rivail, após curiosamente conhecer os fenômenos das “mesas girantes”.

Procuramos abraçar a todos, com a caridade da compreensão. Damos espaços aos que poderão ser amanhã, ou num futuro próximo, baluartes da divulgação espírita, sem outro “moto” que não seja o de unir, espalhar a boa nova, acolher, integrar, jamais excluir e esclarecer.

Não detemos a visão total do “cristalino prisma”, e para nós as cores se apresentam em diferentes tonalidades, dependendo de nosso pequeno ponto de vista. O Mestre, que acima de tudo e a todos vê, consegue vislumbrar o panorama maior, assim como as boas intenções de todos os corações.

Ao final da roda de prosa sobre uma avaliação em como estamos trabalhando em nosso movimento espírita dentro do Reino Unido, ficamos felizes, pois os livros de Kardec, mesmo em dose homeopática, chegam às mãos dos que nesta encarnação nasceram neste país com uma cultura totalmente diferente da cultura brasileira.

A tradução de Janet Duncan é impecável. O livro foi preparado especialmente para atender à mentalidade europeia, consoante a necessidade de cada coração, seja no Reino Unido ou em terras de além-mar, onde o idioma inglês é sempre bem-vindo.

_________________________________________________________________________________
Elsa Rossi, escritora e palestrante espírita brasileira radicada em Londres, é presidente da BUSS - British Union of Spiritist Societies.



Comentário

0 Comentários