Pílulas gramaticais (janeiro 2019)

1 – Ao comer, cuidado com o espinho do peixe!

O correto: Ao comer, cuidado com a espinha do peixe!

Explicação: espinho, no sentido usado na frase, é próprio das plantas. Nos peixes, o que encontramos às vezes são fragmentos da espinha que nos lembram os espinhos de uma roseira, por exemplo.

2 - Ninguém sabia aonde ele estava.

O correto: Ninguém sabia onde ele estava.

Explicação: o vocábulo “aonde” é usado com verbos de movimento. Exemplos: Aonde iremos? Não sei aonde ele quer chegar.

3 - A última seção de cinema vai começar.

O correto: A última sessão de cinema vai começar.

Explicação: Seção significa divisão, repartição: seção de esportes; seção de brinquedos; seção de informática. Sessão diz respeito a reunião: sessão de cinema; sessão espírita; sessão do Legislativo.

4 - Comprei uma grama de ouro.

O correto: Comprei um grama de ouro.

Explicação: A palavra “grama”, como unidade de peso, é masculina: dois gramas de ouro; duzentos gramas de carne; pote de sorvete de quatrocentos gramas.

5 – Tratam-se de bons candidatos.

O correto: Trata-se de bons candidatos.

Explicação: Em frases assim, o verbo seguido de preposição não varia: Trata-se de boa pessoa. Trata-se de boas pessoas. Necessita-se de empregados. Apela-se para todos. Conta-se com os amigos. Trata-se de dois clubes importantes.

6 – Chegamos ontem em Londrina.

O correto: Chegamos ontem a Londrina.

Explicação: Verbos que expressam movimento exigem a preposição “a”. Exemplos: Chegou a Curitiba. Foi ao cinema. Levou todos ao teatro.

7 – Sua falta implicará em punição.

O correto: Sua falta implicará punição.

Explicação: É transitivo direto o verbo implicar quando tem o sentido de acarretar, gerar, ter consequência. Exemplos: O atraso implicará multa. Promoção implica responsabilidade.

8 – Ele ainda vive às custas do pai.

O correto: Ele ainda vive à custa do pai.

Explicação: A locução é “à custa de”.

9 - Nunca lhe vi.

O correto: Nunca o vi.

Explicação: a palavra “lhe” significa: a ele, a ela, a você, e, devido a isso, não pode ser usada como objeto direto. Se o verbo pedir objeto indireto, aí sim pode-se usar “lhe”, como nestes exemplos: nunca lhe enviei flores; jamais lhe fiz uma ofensa; sua mãe muito lhe quer.

10 - Aluga-se casas.

O correto: Alugam-se casas.

Explicação: em orações deste tipo o verbo concorda com o sujeito. Desse modo, diremos: fazem-se consertos; compram-se joias; procuram-se pintores etc.



Comentário

0 Comentários