Profissionais de todo País se reúnem para discutir a saúde do corpo, da mente e do espírito

O MEDNESP 2019 traz o tema “A evolução da espiritualidade nos cuidados de saúde: ampliando conceitos e vencendo paradigmas” e deve reunir 3 mil interessados de todo o País

A 12ª edição do MEDNESP – Congresso Nacional Médico-Espírita do Brasil reunirá membros de 68 Associações Médico-Espíritas do Brasil (AMEs) e internacionais, profissionais da Saúde e o público geral para discutir as mais recentes pesquisas sobre ciência e espiritualidade com o tema “A evolução da espiritualidade nos cuidados de saúde: ampliando conceitos e vencendo paradigmas”. O evento, organizado pela AME-Brasil e AME-Piauí acontecerá de 19 a 22 de junho, no Atlantic City Centro de Convenções, Teresina (PI). As palestras terão como objetivo mostrar os estudos e trabalhos médicos que usam a fé, a oração e a espiritualidade como participantes nos tratamentos e processos de cura.

A médica Kátia Marabuco (foto), presidente do MEDNESP 2019, fala-nos sobre o evento e, também, sobre o Seminário Internacional que ocorrerá dentro do MEDNESP, com a participação de renomados profissionais da área da saúde, que abordarão as recentes descobertas em saúde e espiritualidade.

Esta é a primeira vez que o Congresso Médico-Espírita (MEDNESP) acontece no estado do Piauí. Como foi a escolha e como a equipe está se preparando para receber o evento?

Sim, é a primeira vez que nossa cidade recebe o MEDNESP. Já sediamos o EncontrAME Norte e Nordeste em 2008, porém é a primeira vez que sediaremos o Congresso Nacional da AME BRASIL. Acho que Dra. Marlene Nobre já previa que o MEDNESP iria para Teresina. Em 2008, quando do EncontrAME, ela o afirmou de público, no encerramento do evento, solicitando aos presentes, que na ocasião era um público de 700 pessoas no auditório do então Rio Poty Hotel, que nos ajudasse, porque iríamos precisar de muita ajuda. Em 2015, no MEDNESP de Goiânia, durante a Assembleia Geral quando se decide quais cidades sediarão os próximos MEDNESPs, notamos uma oportunidade de receber o evento. Não tínhamos planejado nada, foi puramente intuitivo naquele momento.

Apesar da nossa capital não ter a estrutura das grandes capitais do Nordeste, confiamos na nossa equipe já estruturada, com vários eventos de sucesso realizados. Nos candidatamos e recebemos apoio das AMES do Nordeste. Recebida a tarefa de organizar o XII MEDNESP, iniciamos tão logo retornamos a Teresina as primeiras reuniões para o trabalho que viria. Portanto desde Junho de 2015 iniciamos a construção do MEDNESP 2019.

Contando com boa vontade e desprendimento da equipe, cada membro doando o que melhor faz, galgamos pouco a pouco mesmo sem recursos financeiros a estrutura que está se projetando nas redes. Temos um corpo de voluntários estrategicamente distribuídos, desde a equipe diretora que trabalha semanalmente até os que só serão acionados nas vésperas do evento, à semelhança da festa em homenagem a Divaldo Franco, na qual reunimos 4.000 pessoas com 120 voluntários, onde tudo ocorreu na mais perfeita ordem e harmonia. Esses voluntários serão responsáveis pela dinâmica dos auditórios, atendimento aos congressistas e palestrantes, equipe de imprensa, enfim todo o esquema que se delineia para o sucesso do evento.

Qual o tema desta edição e quem pode participar?

O tema central do MEDNESP será “A evolução da espiritualidade nos cuidados de saúde: ampliando conceitos e vencendo paradigmas”. O evento é aberto a toda a população. Todas as pessoas interessadas em Espiritualidade, Saúde e Espiritualidade, Ensino e Pesquisa, Crescimento interior, Espiritismo e Ciência, estão convidados a participar. Será um evento extraordinário. Um verdadeiro banquete de conhecimentos, congraçamento e crescimento espiritual.

Quais as novidades que o público encontrará na área de saúde e espiritualidade?

Poderíamos considerar que a oportunidade de estreitarmos os laços com a Academia será inovadora. Oportunizando a apresentação de trabalhos científicos, incentivaremos a pesquisa, como também a importância de investir na formação de profissionais mais comprometidos com o cuidar do ser que sofre.

A discussão do ensino da Espiritualidade na grade curricular, a inclusão  da Espiritualidade na graduação médica, ajudam a diminuir a lacuna que existe no ensino da Psicologia Médica, tão importante na formação do profissional e na qualidade da relação Médico-Paciente.

Haverá também um seminário internacional? Quem serão os convidados e o que será enfocado?

Teremos dentro do MEDNESP um Seminário Internacional, um encontro com pesquisadores, cientistas espíritas e não espíritas, no qual o enfoque será Ciência e Espiritualidade. Temos três convidados internacionais: Dr. Jeffrey Rediger, Dra. Rachael Donalds e Dra. Maria Paula da Costa e Silva (Universidade do Porto). Também temos os cientistas brasileiros: Dra. Nise Yamaguchi, Dr. Mario F. Peres, Jorge Daher, Dr. Julio Pietro Peres, Marco Aurélio Vinhosa Bastos Júnior e Sérgio Alberto Cunha Vencio.

Quais os principais temas que serão abordados?

Os principais temas a serem abordados serão: Investigação de curas espontâneas; As pesquisas de neuroimagem da mediunidade bem como os aspectos psiconeuroendócrinos; Estudos sobre a religiosidade do brasileiro e a pesquisa bibliométrica na obra de André Luiz sobre a autonomia consciência/cérebro; Importantes considerações acerca da espiritualidade dos pacientes oncológicos e a Medicina Humanizada nos cuidados paliativos ante as necessidades espirituais do paciente e o trabalho inovador da pesquisadora Rachael Donalds acerca do estresse crônico, para qual desenvolveu um aplicativo de ajuda às pessoas, auxiliando-as a ultrapassar essa situação vivencial de angústia e estresse.

Qual o diferencial destes assuntos para o paradigma médico-espírita?

Na medida em que a Ciência passa a olhar o ser humano na sua integralidade, mais se consolida o paradigma médico-espírita que alia ao alto conteúdo científico, o humanismo e o nobre contingente da espiritualidade.

Por que o público não deve perder esta edição do seminário?

O Seminário Internacional é um evento que acontece dentro do Congresso das Associações de Médicos Espíritas do Brasil - MEDNESP, cuja grande finalidade é um congraçamento científico em torno do tema Ciência e Espiritualidade. Neste evento, pesquisadores apresentarão as conclusões de seus trabalhos e teses em temas que buscam esclarecimentos e entendimentos nesta área ainda considerada um campo a ser desvendado e investigado. Como Kardec bem asseverava, “há na natureza uma variedade inumerável de corpos, resultado da transformação do fluido cósmico universal (matéria elementar primitiva) que origina dois estados distintos da matéria (Imponderabilidade e Materialização ou ponderabilidade), estes dois estados por sua vez dão lugar a dois tipos de fenômenos: Os fenômenos materiais são da alçada da ciência propriamente dita e os fenômenos espirituais ou psíquicos por se ligarem à existência dos Espíritos fogem à ciência como a conhecemos”. (A Gênese, cap. XIV, item 2.)

Qual o objetivo de estudarmos esses fenômenos espirituais?

Ainda segundo Kardec, “a vida espiritual e a vida corporal estão em contato incessante, os fenômenos destas duas ordens apresentam-se muitas vezes simultaneamente”. Para a compreensão integral da saúde e da doença, a Ciência investiga e devassa esse véu que recobre a incompreensão destes fenômenos psíquicos com a atenção necessária, desde o século XIX. Este evento será uma especial oportunidade do grande público participar e interagir com pesquisadores que apresentarão os resultados de suas pesquisas, observações e revisões esmeradas. Com isso enriquecerão seus conhecimentos e entenderão melhor por que a Doutrina dos Espíritos é Ciência, Filosofia e Religião.

Como o público pode fazer as inscrições?

As inscrições são diferenciadas. Para participar, o interessado poderá se inscrever no nosso site: www.mednesp2019.com.br. Desde o ano passado estão abertas as inscrições, já fizemos vários lotes promocionais. É um investimento em qualidade de vida que não tem preço, todos sabem, mas estamos atentos para que todas as pessoas interessadas possam participar, desde o estudante que irá apresentar trabalho, o qual terá sua inscrição gratuita até as pessoas de baixa renda.

O congressista que desejar participar dos dois eventos deverá fazer as duas inscrições (Mednesp + Seminário Internacional), pois este é um evento à parte. Tivemos o cuidado em mantermos o valor fixo da inscrição para oportunizarmos a participação de todos neste evento, que é único em seu formato.


As inscrições e programação do MEDNESP 2019, bem como sugestões de hotéis, estão disponíveis em www.mednesp2019.com.br



Comentário

0 Comentários