Sintonia com o alto

A hora é de interiorização. Reflexão. Prece. Tornar a mensagem “O Homem de Bem” d´O Evangelho segundo o Espiritismo, ligada à vida diária, complementando-a com a orientação de Santo Agostinho, na questão 919- a de O Livro dos Espíritos. São fatores auxiliadores do crescimento individual. Fazer aos outros, simplificando, o que se gostaria que se fizesse para si mesmo, rememorando o ensinamento áureo de Jesus. Nisso consiste o esforço de cada um para vencer-se a si mesmo.

Aquele que tem “olhos para ver”, discernindo, se apercebe do exacerbar das dores do mundo. O próprio Brasil, país que nos alberga, é um campo de dores e sofrimentos, tudo por uma razão óbvia: egoísmo dominante, ignorância de virtudes.

Agora, os jornais nos falam do terror que assola outra cidade mineira, Barão de Cocais, outra barragem em perigo. O povo não dorme mais, por ali, angustiado. Muitos já foram retirados do local. Sofrimentos coletivos em muitas partes do Brasil. Hora de refletir e de orar. Que as medidas preventivas que estão tomando evitem problemas maiores.

Pobre Minas, um lugar de povo sofrido e bondoso, com paisagens maravilhosas sendo perdidas! Aprendizado e resgate.

Pobre Brasil, pobre brasileiro! Necessitados de, a duras dificuldades, relembrar o amor, a resignação, a certeza de que o espírito imortal é mais importante do que os bens passageiros!

Estamos na embarcação terrena e na embarcação Brasil. Caminhemos em segurança interior, para vencermos as adversidades com dignidade e amor. Liguemo-nos ao alto, cada um fazendo a sua parte para se tornar melhor e, aquele que puder, auxiliar a quem está com sofrimentos maiores!

Que cada um que consiga elevar-se, orando e servindo, sendo um emissário do bem e mantendo a esperança!

São muitos os sofridos, desempregados, aflitos... Mas nada acontece por acaso.

A hora é de orar. Orar em secreto, como dizia Jesus. Não orar longamente, mas com sinceridade. A prece deve partir de um coração purificado pela caridade, então, sem mágoas. Perdoar, fazer as pazes com os adversários, estar bem consigo.

Essas palavras não são apologia do desânimo, nem da desesperação; pelo contrário, são para exprimir a fé e a esperança em Deus, que a todos ampara. Resignação diante daquilo que não se consiga mudar e fortaleza para se empreender esforços para melhorar aquilo que possa ser modificado.

Há males evitáveis. Esse de Barão de Cocais pode sê-lo. Os políticos pensar no povo e se unir pelo bem de todos, também pode acontecer. Oremos por todos eles e por todos nós. Que Jesus possa controlar as tempestades cujas causas não estejam nas mãos dos homens, e que todos possam ajudar-se uns aos outros. Essa, a lição do sofrimento. Sublimar-se.

Que o Brasil possa vencer o egoísmo e transformar-se, verdadeiramente, no coração do mundo e pátria do evangelho.

Meditemos sobre a hora que passa e melhoremos o mais possível, pois temos recebido do alto as luzes das revelações divinas. Sintonizemo-nos com os planos elevados. Vigilância, oração, trabalho operoso no bem!



Comentário

0 Comentários