4º Congresso Espírita de Uberlândia

 

O CEU 2019 – 4º Congresso Espírita de Uberlândia realizou-se entre os dias 25 e 27 de janeiro e abrigou mais de 3.000 pessoas em Uberlândia/MG, tendo como tema principal a PAZ e em paralelo, a organização proveu dois pequenos eventos, o “Congressinho” (para as crianças) e o CEU Jovem.

Na ocasião, tanto as palestras do Congresso quanto as do CEU Jovem foram transmitidas ao vivo pela Web Rádio Fraternidade, Rede Amigo Espirita e FebTV, com objetivo de oportunizar aqueles que não puderam estar no evento.

Em três dias de evento, os participantes ouviram palestras de importantes nomes envolvidos na causa espírita como: Haroldo Dutra Dias, Rossandro Klinjey, Artur Valadares, Simão Pedro de Lima, Ana Tereza Camasmie, Jussara Korngold, Alberto Almeida, Jorge Elarrat, Iraci Campos, José Carlos De Lucca, Eulália Bueno, Juan Danilo Rodrigues e Divaldo Franco.

Sob o tema principal “O Caminho para sua paz e a paz do mundo”, todos os palestrantes mantiveram suas falas focados na diferença entre a “paz do mundo” e a “paz de Deus”; como conquistá-las, e claro, como promove-las em nossas vidas.

Por vezes, o ser humano engana-se na definição do que é paz, quando apenas é ausência de conflitos, de problemas e a inexistência da violência. Contudo, entende-se que a inércia é a paz da vida terrena. A paz de Deus vem da atitude, ou melhor, atos de benevolência, dedicação, reconciliação, caridade e amor. A paz é ativa e devemos transformá-la em hábito, pois seu ápice somente se dará através da boa vontade de cada ser.

Durante 03 dias de evento, e com 15 palestrantes, laboriosos e incansáveis da seara espírita, abordou-se assuntos atrelados ao tema central como a “Fraternidade”, “Transformação”, a “Ação” no bem e o “Perdão”, um prato cheio para que a Web rádio Fraternidade pudesse comemorar seu 10º aniversário de existência. Para saber mais sobre a radio, acesse matéria realizada na 

No dia a dia de nossa rotina, temos traçado há mais de 200 anos os ensinamentos do Cristo, todos codificados pelas obras de Kardec. Basta colocarmos em prática. Precisamos vivenciá-los, pois muitos já foram chamados ao trabalho e ao desenvolvimento moral, mas poucos serão escolhidos. O mundo progride e nós, seres humanos, devemos acompanhar o processo de evolutivo, pois segundo Eulália Bueno: “Se Jesus estivesse aqui nos dias de hoje, diria: - Pai, perdoa-os, pois eles sabem, mas ainda não fazem”.

Todo esse esforço vai de encontro com as máximas ditas nos três dias de congresso:

  1. Boa vontade
  2. Modificação
  3. Perdão dos desafetos

Desta forma, a “pátria da Fraternidade” será construída e a paz de Deus reinará sobre cada pensamento, palavra e ação, pois segundo Divaldo Franco, “Só tem paz quem ama e só ama quem perdoa”.

 

Fotos: 
Marília Altíssimo e Staff do evento



Comentário

0 Comentários