Antigas e novas reflexões

Faz pouco tempo, tivemos a oportunidade de começar e pensar sobre uma questão: como está sendo o retorno da juventude espírita aos grupos espíritas? No entanto, há outra pergunta anterior a essa: a juventude espírita está voltando às casas espíritas? Voltaremos a essas perguntas no final deste texto, nosso esforço é de criar uma leitura farta de esperança.

Percebemos que quando a pandemia começou poucos eram os grupos espíritas preparados pra viver em um ambiente de isolamento social. Isso foi uma grande dificuldade que as casas espíritas tentaram de formas variadas superar. O isolamento social foi uma grande oportunidade de experimentar o que nosso amigo querido Dennis Soares sugere na composição “Viajante do Universo”:

“Vou voar no infinito, tornar-me um cometa
Sentir a Via Láctea na ponta dos dedos
Eu sou filho da luz, mereço o universo
O fruto que me seduz”.

Percebemos a importância do lar, da família, refletindo sobre os desafios da convivência; nossa casa se tornou objetivamente integrante do nosso universo. Precisamos criar estratégias para ficar sem o costumeiro passe, a água fluidificada, a vibração da casa espírita e os abraços antes e depois de cada reunião. E nesse período, precisamos admitir como foi importante a colaboração da juventude espírita e sua destreza no mundo on-line.

Em meados de 2019 o debate sobre a evasão do jovem da casa espírita se destacava no movimento espírita, mas em 2020 começamos a perceber o protagonismo da juventude em um momento delicado na vida de todos nós.

Em 2022 começa o retorno às atividades presenciais nas casas espíritas. Trabalhos estão sendo reestruturados e replanejados. Os espíritas têm agora tarefas como: avaliar se continuam com os trabalhos doutrinários on-line e, sobretudo, saber como estão os irmãos e irmãs de Doutrina. Essa talvez seja a tarefa principal, ou seja, exercitar uma ação que nos fez falta durante o isolamento social – o contato e o diálogo.

Nesta oportunidade queremos salientar a importância desse contato, o vínculo, em especial junto à juventude. Levando em consideração que já realizávamos reflexões sobre como apresentar a Doutrina Espírita à juventude e como envolvê-la dentro do universo doutrinário, fica a reflexão fraterna para este momento de atenção com a juventude.

Conhecemos o potencial dos jovens durante a pandemia com bastante profundidade, e nossa tarefa é estreitar essa aproximação, a energia e a criatividade do jovem com a sabedoria e a experiência das pessoas adultas.



Comentário

0 Comentários