BUSS, 25 anos de existência e muito trabalho

Fundada em 1994 no Reino Unido, a BUSS (British Union of Spiritist Societies) completa neste ano de 2019 vinte e cinco anos de serviços à comunidade e aos grupos de estudos espíritas.

Inicialmente formada com a adesão de apenas 3 grupos, que à época se denominavam: Fraternity Spiritist Group, Ascension Spiritist Group e the Family Spiritist Group, hoje a BUSS conta com 16 sociedades espíritas organizadas em endereços permanentes, que são membros efetivos da BUSS. Dentre elas, três têm Registro de Charity, equivalente ao INSS no Brasil, reconhecido pelo governo britânico. Esses dezesseis (16) grupos podem votar e ser votados, somando assim, uns aos outros, os benefícios da união.

Espalhados pelo Reino Unido (Irlanda do Norte, País de Gales, Escócia e Inglaterra), trinta e nove (39) grupos espíritas oferecem estudos semanais, alguns quinzenais. Alguns ainda são grupos familiares, mas mesmo assim recebem pessoas do público, quando o contato é feito antecipadamente. A lista de todos os grupos, pode ser obtida no website www.buss.org.uk

A primeira Newsletter foi o primeiro documento informativo publicado, com o objetivo de unir ainda mais os poucos grupos. Passou a ser um boletim informativo da BUSS após sua fundação. O número 1 saiu em outubro-1994. Nele, Munir Gariba, um dos fundadores da BUSS, juntamente com Anne Sinclair e Denise Ferrett, publicou uma entrevista comigo, pois naquela ocasião, ainda residindo no Brasil, estive visitando França, Suécia e Reino Unido . Na França levei apresentação sobre Evangelização Infantil para os trabalhadores do CESAK, Centro de Estudos Espíritas Allan Kardec, fundado e coordenado por Claudia Bonmartin, nossa amiga de longa data.  

A BUSS, nestes seus 25 anos de fundação, tem organizado anualmente a vinda de Divaldo Franco ao Reino Unido, entre outros eventos. Munir Gariba editou a Newsletter até o ano de 1998. Seguiu-se um intervalo de dezembro de 1998 até junho de 2001, quando Angela Masuko retomou a edição do informativo por vários anos.  Hoje a BUSS Newsletter é editada por uma equipe da BUSS.

Vamos na medida do possível disponibilizar todas as Newsletters da BUSS desses anos todos, em ordem de data, para que a história nelas contida possa ser apreciada pelos pesquisadores da História do Espiritismo no mundo.

Em julho último, precisamente no dia 20, um sábado, aconteceu a Annual General Meeting, que chamamos de AGM, em que os grupos se reúnem para decidir à revisão do estatuto, que melhor fará jus ao que é a BUSS diante do governo britânico, seu trabalho, ampliação de atividades e adequação de seus melhores objetivos atendendo às leis do país.

Unidos, grupos espíritas e amigos, celebramos em 2019 os 25 anos de fundação da federativa britânica, com muito carinho e gratidão a Deus, que não nos deixa desistir no meio do caminho diante dos percalços, e nos convida e estimula a prosseguir, apesar de todas as dificuldades que certamente acometem as instituições beneméritas, em todas as terras de além-mar.

______________________________________________________________________________

Elsa Rossi, escritora e palestrante espírita brasileira radicada em Londres, é membro da Comissão Executiva do Conselho Espírita Internacional (CEI) e coordenadora da BUSS-British Union of Spiritist Societies.



Comentário

0 Comentários