Brilhe a vossa luz - Rogério Coelho

Tudo é fácil àquele que crê e ama

“(...) Chegados a certo grau de desenvolvimento, os homens procuram por si mesmos a luz viva; pesa-lhes a obscuridade”.(1)  - Allan Kardec


“Nas terras de Zabulon e Naftalí, junto ao caminho do mar, além do Jordão o povo que estava assentado em trevas viu uma Grande Luz; e aos que estavam assentados na região e sombra da morte, a luz raiou. Desde então, começou Jesus a pregar, e a dizer: “arrependei-vos, porque é chegado o Reino de Deus(2)  .

Em outra ocasião, Ele disse também: “sois a luz do mundo” (3); “cuide para que a vossa luz não sejam trevas” (4) . “somos filhos da luz”, asseverou Paulo(5) .   Concluímos, dessa forma, que somos lucigênitos, com destinação gloriosa, portanto...

Uma luz acesa, em noite escura, faz toda a diferença!... Portanto, quem já se iniciou no Evangelho do Cristo, está – automaticamente – convocado a fazer luz nas trevas íntimas e também nas trevas do atual ambiente planetário.

O espírita-cristão em especial, há que ser uma carta-viva do Cristo onde quer que se encontre, uma vez que já detém a sua luz no óleo da candeia espiritista.

Fénelon, por sua vez, explica(6):  “um dia, Deus, em Sua inesgotável caridade, permitiu que o homem visse a verdade varar as trevas... Esse dia foi o do advento do Cristo. Depois da luz viva, voltaram as trevas...

Após alternativas de verdade e obscuridade, o mundo novamente se perdia... Então, semelhantemente aos profetas do Antigo Testamento, os Espíritos se puseram a falar e a vos advertir. O mundo está abalado em seus fundamentos; reboará o trovão. Sede firmes! O Espiritismo é de ordem divina, pois que se assenta nas próprias leis da Natureza, e estai certos de que tudo o que é de ordem divina tem grande e útil objetivo. O vosso mundo se perdia; a Ciência, desenvolvida à custa do que é de ordem moral, mas conduzindo-vos ao bem-estar material, redundava em proveito do espírito das trevas.  Como sabeis, cristãos, o coração e o amor têm de caminhar unidos à Ciência. O reino do Cristo, ah! passados que são vinte séculos e apesar do sangue de tantos mártires, ainda não veio!...  Cristãos, voltai para o Mestre, que vos quer salvar. Tudo é fácil àquele que crê e ama; o amor o enche de inefável alegria.

Sim, meus filhos, o mundo está abalado; os bons Espíritos vo-lo dizem sobejamente; dobrai-vos à rajada que anuncia a tempestade, a fim de não serdes derribados, isto é, preparai-vos e não imiteis as virgens loucas, que foram apanhadas desprevenidas à chegada do esposo”.

Hoje, como ontem, o mundo está convulsionado; os interesses materiais sobrelevam-se aos valores espirituais; a fraternidade, a solidariedade, o amor lecionado e praticado por Jesus, ainda não encontrou eco nos corações humanos soterrados na corrupção e trevas.

Faz-se necessário que o mal atinja níveis astronômicos para que o homem sinta, a necessidade de mudar o status-quo da impiedade. E a Doutrina Espírita, Luz Divina nas sombras planetárias, terá um papel preponderante nessa alteração.  

Portanto, quando os postulados espíritas descerem do discurso para o curso da prática na vida de relação, poderão as criaturas – finalmente – materializar a sugestão do Mestre e fazer brilhar a luz já ínsita nas mais íntimas anfractuosidades d`alma.

Os espíritas, trabalhadores da última hora, estamos todos convocados para essa grande tarefa de iluminação, começando cada um a transformação na própria intimidade d`alma, levando-a, empós, para a ambiência social.                                                                                                            

_________________________________

1 - KARDEC, Allan. O Evangelho Seg. o Espiritismo. 121.ed. Rio [de Janeiro]: FEB, 2003, cap. XXIV, item 4.

2 - Mateus, 4:14 a 17.

3 - Mateus, 5:14.

4 - Mateus, 6:23

5 - I Tessalonicenses, 5:5.

6 - KARDEC, Allan. O Evangelho Seg. o Espiritismo. 121.ed. Rio [de Janeiro]: FEB, 2003, cap. I, item 10.



Comentário

0 Comentários