Café com Evangelho, uma ótima ideia nascida durante a pandemia

Natural de Ubá (MG) e residente em Seropédica (RJ), Silvia Maria Ruella de Freitas, formada em Economia Doméstica pela UFRRJ, com MBA-FGV em Gestão Estratégica de Pessoas, atua como Gerente de Negócios na empresa Natura Cosméticos S.A.

Espírita de nascença, participa nas lides espíritas das atividades promovidas pelo Centro Espírita Paulo de Tarso, na cidade onde reside, no qual atua como voluntária em diversas atividades, estando também presente ativamente no programa Café com Evangelho, uma ideia nascida durante a pandemia do coronavírus, sobre a qual ela nos fala na entrevista a seguir:

Como e quando se tornou espírita?

Minha família tornou-se espírita assim que eu nasci. Meu pai foi o primeiro a ter contato com o Espiritismo e nos apresentou a doutrina. Eu e meus irmãos fomos evangelizados no Centro Espírita Ismael em Ubá (MG).

O que mais lhe chama atenção na Doutrina Espírita?

O que mais me encanta no Espiritismo é seu aspecto consolador e sua lógica com que nos convida à compreensão das Leis de Deus, bem como sua capacidade de responder a questionamentos íntimos e nos orientar a viver, aproveitando ao máximo as experiências terrenas para nosso aprimoramento espiritual.

E no Evangelho?

A capacidade de nos transformar em seres humanos melhores no mundo e para o mundo, superando os desafios íntimos para aprender a vivenciar cada vez mais intensamente o Evangelho de Jesus em nosso dia a dia.

Como foi seu envolvimento com os episódios diários do programa Café com Evangelho?

Começamos no início da pandemia, em abril de 2020, através de um convite de Aloísio Silva. Fazíamos o Evangelho no lar, on-line, diariamente através do Zoom, começando os estudos com o livro Pão Nosso, de Emmanuel. A proposta era convidar os amigos para que juntos tivéssemos 20 minutos de estudos e vibrações na intenção de elevar nosso padrão vibratório, já que as notícias eram alarmantes e uma onda de tristeza e pessimismo nos invadia. Os estudos diários foram uma prática salutar para instalação de uma rotina benéfica em prol do nosso equilíbrio.

Pela experiência já vivida, o que mais se destaca aos seus olhos dessa atividade diária?

O uso da tecnologia para unir diversos corações espalhados pelo planeta, necessitados de amor, e do Evangelho de Jesus como fonte de equilíbrio, serenidade e paz.

Como avalia a participação dos ouvintes?

O programa tem uma participação média, ao vivo, de 200 internautas e milhares de acessos ao longo do dia. Uma característica especial do programa é que os internautas são convidados a deixar seus comentários, que são destacados na tela. É como se realmente estivéssemos todos reunidos em volta de uma mesa, fazendo o Evangelho no Lar. Muitos se tornaram também comentaristas e participam ativamente em comentários e compartilhando o convite do programa. Já recebemos inúmeros depoimentos de pessoas que estão tendo o primeiro contato com a Doutrina Espírita através do Café com Evangelho mundial, com comentários de como o programa as tem ajudado a passar pelas dificuldades com mais serenidade e leveza.

Nesse universo de informações que comentam textos do Evangelho, o que gostaria de destacar aos leitores?

Meu destaque vai para Emmanuel e Chico Xavier, dois trabalhadores incansáveis que deixam acessíveis esses ensinamentos que são um roteiro iluminativo para todos nós. Emmanuel esmiúça o Evangelho de Jesus, trazendo-nos com sabedoria, lucidez e beleza, sua interpretação e olhar cuidadoso do Novo Testamento. E todos os dias convida-nos a fazer nascer nossa melhor versão. E as páginas estudadas parecem cair como luva para o momento presente.

Para acessar o acervo já exibido e para ver diariamente, quais os canais e qual o horário?

O programa Café com Evangelho Mundial vai ao ar todos os dias às 8h, horário de Brasília, e é transmitido pelo YouTube, Facebook e Instagram.

Algo mais que gostaria de acrescentar?

Através do Café com Evangelho Mundial, outros companheiros se inspiraram e também iniciaram atividades e programas diários de Divulgação Doutrinária. Hoje existe o Programa Casa com Evangelho, em Portugal, coordenado por Filipe Pereira, e o Café com Evangelho em espanhol.

Suas palavras finais.

Minhas palavras finais são de agradecimento pela oportunidade da vida. E um convite para que cada um de nós resplandeça sua luz, exercitando os talentos recebidos nesta experiência reencarnatória.



Comentário

0 Comentários