Congresso Espírita Internacional de Lisboa

Realizou-se em Portugal, na cidade de Lisboa, nos dias 18 e 19 de março de 2023, no Auditório da Faculdade de Medicina Dentária, um congresso espírita internacional organizado pela Federação Espírita Portuguesa (FEP), onde se reuniram mais de duas centenas de espíritas nacionais e estrangeiros.


"Espiritismo e Renovação Social - Reflexões com base na Revista Espírita" foi o tema central do Congresso Espírita Internacional 2023, realizado em Lisboa, Portugal, pela Federação Espírita Portuguesa (FEP), no intuito de comemorar os 165 anos da Revista Espírita de Allan Kardec e demonstrar, através de uma viagem pela mesma, a sua utilidade e actualidade nos dias que correm.

No dia 18 de março de 2023, depois da recepção no amplo espaço do evento, o músico Mikhail Shumov abriu o Congresso ao som do seu violoncelo, seguindo-se uma conferência de Jussara Korngold (EUA) subordinada ao tema “Da tribuna livre de Allan Kardec à Revue Spirite do futuro”.

Com uma orientação peculiar, este congresso foi realizado com 11 mesas-redondas, cada uma delas integrando três participantes, que abordavam determinado tema da “Revista Espírita”.

Lendas e crenças populares, limitações físicas e mentais, obsessões e subjugações, questões morais da infância e da parentalidade, música de além-túmulo, génios da Humanidade foram os temas discutidos durante o primeiro dia, que terminou com uma palestra on-line, com Jorge Camargo, do México, que falou sobre “Paulo, precursor do Espiritismo”, seguido de bonito momento musical com o músico João Tiago Gomes, em guitarra clássica.

No dia 19 de março, domingo, seguiram-se os temas Problemas Morais, Exemplo Espírita, Acção do Espiritismo, O tempo presente, ficando o encerramento a cargo de Rejane Planer, da Sociedade de Estudos Espíritas Allan Kardec, de Viena, Áustria, que abordou o tema “O futuro do Espiritismo”, ficando como despedida uma mensagem de Divaldo Pereira Franco, on-line.

Durante o evento, esteve à disposição uma variada e generosa livraria espírita, pósteres temáticos da Associação de Divulgadores de Espiritismo de Portugal (ADEP) com dados estatísticos sobre a prática espírita em Portugal, um bar, uma secção de imprensa e ainda uma sala de apoio médico e enfermagem para quem necessitasse.

No público podíamos encontrar muitos portugueses, não só do continente mas também das ilhas dos Açores e Madeira, bem como espíritas brasileiros.

Ficou no ar a necessidade de uma maior e melhor divulgação do espiritismo, mais para fora do movimento espírita do que para dentro do mesmo, dentro da sugestão de Jesus de Nazaré, de não colocarmos a luz sob o alqueire.

O ambiente foi muito agradável e de alegria, pelas oportunidades de conhecer novas pessoas, trocar experiências e ainda rever amigos de longa data, que há muito não se reviam, como sempre ocorre.

Nestes momentos de renovação social, cada um regressou à sua casa com a convicção de que o tempo urge e é pouco, para o imenso que temos de fazer em prol da divulgação da doutrina dos Espíritos (Espiritismo) nesta reencarnação, espiritismo este que Allan Kardec definiu como uma ciência que estuda a natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como das suas relações com o mundo corporal (in ”O que é o Espiritismo”, Allan Kardec).

 

Nota da Redação:

Outras informações sobre o Congresso Internacional de Lisboa podem ser vistas em uma live promovida anteriormente pela federativa espírita de Portugal. Para acessar, clique neste link


José Lucas reside em Óbidos, Portugal.



Comentário

0 Comentários