Constituição da família

"E sejam quais sejam os teus obstáculos na família, é preciso reconhecer que toda a construção  moral  do Reino de Deus, perante o mundo, começa nos alicerces invisíveis da luta em casa." – Emmanuel

                                               

Este é um dos assuntos muito importantes que precisamos tratar com muita atenção e carinho.

O ser humano, sem distinção de raça, sexo ou religião, não prescinde de companhia para o seu desenvolvimento biológico, moral, social e espiritual.

O Espiritismo nos ensina que a bondade no campo doméstico é a caridade iniciando no lar. Jesus nos lembra como precisa ser o comportamento do verdadeiro cristão quando diz: "Se não ajudarmos os necessitados de perto como auxiliaremos os aflitos de longe? Se não amamos o irmão que respira conosco os mesmos ares, como nos consagraremos ao Pai que se encontra no Céu?" (Do livro Jesus no Lar, psicografado por Chico Xavier. ) 

As obras básicas do Espiritismo tratam claramente sobre assuntos como laços de família, o casamento, o amor filial, o parentesco corporal e espiritual, dos quais poderíamos fazer um apanhado para o atento leitor, porém tiraríamos o sabor e a oportunidade de serem lidos na íntegra, principalmente em "O Livro dos Espíritos" e "O Evangelho segundo o Espiritismo". Apenas para despertar o interesse, leia a pergunta 696 do primeiro livro acima citado, que nos diz: – Qual seria o efeito, sobre a sociedade humana, da abolição do casamento? “O retorno à vida dos animais.”

 O casamento é um dos primeiros atos de progresso nas sociedades humanas, porque estabelece a solidariedade fraterna e se encontra entre todos os povos, embora nas mais diversas condições. A abolição do casamento seria, portanto, retornar à infância da Humanidade e colocaria o homem abaixo mesmo de alguns animais, que lhe dão o exemplo das uniões constantes.

Também temos no livro "Nosso Lar", quando André Luiz, pelas mãos de Chico Xavier, registra resposta que Laura ouviu de um orientador espiritual: "... O lar é sagrado vértice onde o homem e a mulher se encontram para o entendimento indispensável. É templo, onde as criaturas devem unir-se espiritual antes que corporalmente. Há na Terra, agora, grande número de estudiosos das questões sociais, que aventam várias medidas e clamam pela regeneração da vida doméstica. Alguns chegam a asseverar que a instituição da família humana  está ameaçada. Importa considerar, entretanto, que, a rigor, o lar é conquista sublime que os homens vão realizando vagarosamente...".



Comentário

1 Comentários

  1. OBRIGADO. DEUS LHE PAGUE