Duas frases de Genésio - Orson P. Carrara

Genésio é instrutor apresentado no capítulo 26 – Novas perspectivas, do livro Nosso Lar (edição FEB). Na narrativa, após apresentação e pequenos diálogos constantes do citado capítulo, Genésio apresenta duas frases, uma após outra, de grande significado para reflexão cabível em muitas circunstâncias da vida humana e aplicável para qualquer um de nós nas experiências próprias de aprendizado.

As frases são; a) Quando o servidor está pronto, o serviço aparece; b) Quando o discípulo está preparado, o Pai envia o instrutor.

Agora deixo com o leitor aprofundar reflexões sobre o alcance e significado das duas afirmativas. O “Pai” ali referido é Deus, o Criador, o autor da vida, o condutor das harmonias todas do Universo. Por outro lado, como é o servidor estar pronto? Quando estamos preparados? Quem é o instrutor? Que serviço será que aparece? Fenomenal ampliar considerações sobre tudo isto.

Note-se que aí incluem, com naturalidade, a iniciativa, a disposição para o trabalho, o comprometimento com as boas causas, a vontade ativa. E, claro, recepcionar um instrutor tem grande significado na extensão dos méritos adquiridos para essa ou aquela responsabilidade. Quem ele é? Como reconhece-lo? Em quais circunstâncias? E já imaginou o leitor o que é um discípulo preparado? E, por outro lado, como estamos nós (a pergunta é inevitável!) diante da extensa seara de serviço a executar e da consciência de discípulo das grandes causas do bem?

Deixo ao leitor, como disse acima, aprofundar reflexões.



Comentário

0 Comentários