EJIN 2023: Desafios na vivência do evangelho

“O maior desafio da criatura humana é a própria criatura humana em toda a sua complexidade orgânica, emocional, psíquica e social.” Divaldo Franco

O mês de julho é considerado, em média, o mês mais quente na maior parte do hemisfério norte, onde é o segundo mês de verão, e o mês mais frio em grande parte do hemisfério sul, onde é o segundo mês de inverno, sendo este o mês que “abrigou” o EJIN 2023 (Encontro de Jovens no Inverno – 1ª Prévia), em que inúmeras almas se reencontraram com único objetivo: encontrar o Homem de Bem.

Cerca de 35 jovens foram recepcionados por aproximadamente 15 voluntários, de forma calorosa, naquela manhã de sábado, dia 8 de julho de 2023, na Casa do Caminho em Londrina, para a realização da 1ª prévia do EJIN 2023, evento que ocorre no período de inverno, considerado um preparatório para aqueles que participarão do XXVII EJEN (Encontro de Juventudes Espíritas Inter-Regional Norte/PR) em 2024, que ocorre costumeiramente no período do Carnaval.

O EJEN faz parte da programação de encontros regionais de juventudes espíritas do Paraná. Promovida pelas quatro UREs (Uniões Regionais Espíritas) que compõem a Inter-Regional Norte – 4ª, 5ª, 6ª e 16ª UREs – o encontro é uma iniciativa do Departamento de Infância e Juventude da Federação Espírita do Paraná (FEP).

Para o início da manhã, a coordenadora do DIJ da 16ª URE, Fúlvia Gonçalves Perassolli, já em plenária, deu as boas-vindas a todos, juntamente com Elisângela Dias de Toledo, coordenadora do setor de Juventude da FEP, reforçando a importância no emprego do tempo de cada um aplicado no evento, relembrando que somos espíritos em evolução e percebendo que todos podem e devem buscar adquirir o bem que lhes falta e desfazer-se do mal que ainda paira sobre cada um.

Divaldo Pereira Franco, em artigo publicado no jornal A Tarde, diz que “o desafio da criatura humana é constituído pela faculdade de pensar, é a síntese de múltiplas experiências vivenciais que se acumulam no inconsciente profundo em extraordinária tentativa de encontrar a plenitude. Herdeira de si mesmo no longo percurso das reencarnações, enfrenta a soma das experiências de todo jaez, a fim de definir o rumo ético a seguir.”

Complementa enfatizando que “é de nosso conhecimento que a existência carnal é uma divina concessão para fazer desabrochar os valores que lhe dormem no imo do ser, consequência sublime e natural da sua origem divina. Caminhando pela senda inexorável da Vida, faz-se o construtor das ocorrências que irão sucedendo mediante o próprio comportamento.”

Em seguida, as atividades se desenrolaram em momentos de alongamento com a personal Ellen Genaro e as apresentações do Grupo Musical, que abraçaram os corações ali presentes com canções selecionadas carinhosamente para o momento, preparando o ambiente por completo e abrindo as portas do coração para as palavras dignificantes que Leo Gonçalves abordou acerca do tema “O homem de bem”.

Leo relembrou que a interpretação da vida poderá ser mais ou menos sofrida, pois dependerá da leitura que cada pessoa exerce em determinadas situações, e que é possível sermos verdadeiros homens de bem em pequenos gestos, basta olhar além do que se está acostumado a enxergar. Com isso, será possível trazer melhores sentimentos, ou seja, sentimentos de paz e liberdade.

É nesse contexto que Divaldo diz que o comportamento está submetido à Lei de ação e de reação, e que é preciso ter discernimento para identificar os caminhos que conduzem ao estágio de harmonia ou de desestruturação da emotividade, dando lugar às dores e às aflições.

Você, caro leitor e estimada leitora, deixa que o ambiente defina seu estado emocional? Teria, porventura, a habilidade de transformar seu inimigo em um amigo?

Evidente que os desafios do percurso do evangelho, especialmente ao que nos conduzirá ao homem de bem, trazem inúmeras certezas: de que necessitamos quebrar paradigmas para que possamos ter comportamentos diferentes e, por fim, obtermos melhores resultados, ou seja, a evolução moral.

Após o bate-papo com Leo Gonçalves, a programação passou a ser mais descontraída, explorando outros espaços da sede do evento.

A programação seguiu com a realização do Espaço do Labirinto (Meu eu = caminhos e escolhas), local em que os participantes deveriam passar e, através de suas decisões, livre-arbítrio, encontrar a melhor saída.

No Espaço das Imagens (Eu = dúvidas, sentimentos, conclusões), identificariam as barreiras internas e as pressões externas, permitindo que visualizassem quanto é possível ser feliz através de mudanças simples e corajosas.

Após as atividades individuais, os jovens desenvolveram três atividades em grupos, sendo a primeira a construção de uma playlist que mais tarde seria disponibilizada no aplicativo de músicas Spotify (clique aqui para ouvir); a segunda, a construção de um quebra-cabeça gigante do anjo, ou melhor, do Homem de Bem, que tinha como objetivo construir o seu EU, de forma equilibrada e determinada, despertando a possibilidade de caminhar na evolução de sua própria vida, utilizando suas valiosas virtudes.

Já a terceira atividade em grupo foi destinado à família. Conduzida por Sonia Regina da Silva, coordenadora da Área da Família da 16ª URE e sua equipe: Marcelo, Caio, Hosane, Armando e Sandra, proporcionou aos familiares que ali compareceram, para buscar os jovens, brincadeiras com palavras e atitudes na construção do Homem de Bem, promovendo uma grande confraternização e reforçando a importância do movimento espírita e mostrando quão belo é compartilhar experiências positivas.

Por fim, o evento terminou com um momento esplendoroso, em que diversas famílias se confraternizaram, se abraçaram, posaram para as fotos, com a certeza de que ali deixaram e também captaram bons fluidos, para seguirem em frente, no percurso desafiador do evangelho.

Portanto, “sejamos valiosos, ao ponto de colocarmos os bens espirituais acima dos bens temporais.”

Muita paz!
 

Fotos: Marco Hisatomi e Marcel Gonçalves



Comentário

2 Comentários

  1. Cada palavra ali escrita e descrita, me emocionou, me fez lembrar de cada momento daquele dia vivido. A semetinha foi plantada, no coração de cada intgrante/jovem. Gratidão eterna a Deus, aos amigos e ao jornal pela oportunidade de levar sem fronteiras a Doutrina Espírita.

    Foi muito bom participar com esses voluntários formidáveis. Pessoal muito unido. Foi um dia maravilhoso.