O Ser Integral

O Ser Integral não é fácil de ser abordado ou escrito. Portanto, perante a sua complexidade - e antes de quaisquer considerações - de início preferimos utilizar o mesmo recurso com o qual o espírito André Luiz, em sua vasta literatura, quando convocado a opinar sobre assunto que foge ao seu conhecimento, costuma recorrer: “É imperioso reconhecer, contudo, que não podemos, ainda, em nossa posição evolutiva, formular qualquer pensamento...”

Em verdade, diversas correntes de pensamentos filosóficos, religiosos e psicológicos têm tentado defini-lo e apresentá-lo.

Entretanto, lembramos que a benfeitora Joanna de Ângelis, pela psicografia do médium Divaldo Franco, tem afirmado que “definir é limitar”. Sendo assim, todo esforço será aqui investido no sentido de não se emitir qualquer pensamento que reduza o Ser Integral à estreiteza da nossa posição e percepção evolutiva, o que o limitaria.
 

Mas, o que é um Ser Integral? Como compreendê-lo?

No livro Obreiros da Vida Eterna, capítulo 3, psicografia do médium Chico Xavier, o espírito André Luiz relata a presença luminosa de Asclépio, sublime visitante espiritual em uma determinada região do Além. Embriagado de ventura pela visão maravilhosa, e supondo no visitante o modelo acabado do Ser Integra, o autor da obra indaga ao seu orientador se aquela visita representava o mais alto grau de desenvolvimento espiritual no Universo. Como resposta, o médico desencarnado recebeu os seguintes esclarecimentos:

“– De modo algum! Asclépio relaciona-se entre abnegados mentores da Humanidade Terrestre, mas suspira por integrar-se no quadro de representantes do nosso orbe, junto às gloriosas comunidades que habitam, por exemplo, Júpiter e Saturno. Os componentes de Júpiter e Saturno, por sua vez, esperam, ansiosos, o instante de serem convocados às divinas assembleias que regem o nosso sistema solar.

Entre estas sublimes assembleias que regem o sistema solar, estão os que aguardam, cuidados e vigilantes, o minuto em que serão chamados a colaborar com os que sustentam a constelação de Hércules. Os que orientam a constelação de Hércules aspiram, naturalmente, a formar, um dia, na coroa de gênios celestiais que amparam a vida e dirigem-na, no sistema galáctico em que nos movimentamos.”

Como foi lido no trecho de capítulo acima, conclui-se que a definição do Ser Integral é mesmo complexa, pois esbarra sempre num degrau superior.

Quando se projeta um modelo, ele é superado por outro, afinal, a Evolução se dá sempre. Toda dificuldade está em encontrar termos adequados para explicar algo que ainda não entendemos, não sentimos e, sobretudo, não somos.

Habituados à planície, estamos longe de compreender o que se passa no planalto evolutivo. E como disseram os Espíritos a Allan Kardec, “há uma pobreza da linguagem dos homens, insuficiente para definir as coisas que estão além de sua inteligência.”

Para nós, talvez seja mais fácil entender, definir e explicar o Ser Imperfeito e as suas incompletudes. Um fato, contudo, é incontestável: na essência do Ser Integral o amor deve ser igualmente integral conforme entendeu o apóstolo Paulo na primeira carta aos Coríntios, capítulo 13:

“Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos; tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.”

 

Nota da redação: conteúdo retirado da Revista Mundo Jovem Espírita de Junho de 2022 | Volume 4 / Nº46



Comentário

0 Comentários