Evangelização da juventude: Uma visão geral

O que é Evangelização Espírita de Juventudes?

?A Evangelização Espírita de Juventudes é uma convivência fraterna em torno do estudo da Doutrina Espírita e do Evangelho de Jesus, conduzida de forma sistemática, metódica, dinâmica que busca a participação de todos os envolvidos no processo de educação, com o objetivo de instruir, consolar, esclarecer, apoiar e orientar os jovens na faixa etária de 11 a 25 anos, aproximadamente. Seu propósito maior é auxiliar o jovem no caminho do autoconhecimento, despertando sua consciência para sua realidade espiritual, fortalecendo sua fé em Deus e em si mesmo, bem como oferecendo oportunidades de convívio fraterno e de trabalho no bem. O ensinamento dos espíritos e a ética cristã são os elementos essenciais com os quais trabalhamos nas atividades de evangelização do jovem. Esses conhecimentos são despertados no jovem por meio da observação do mundo, do diálogo, do debate, das visitas, das aulas, dos depoimentos pessoais, do intercâmbio com os espíritos, do estudo de casos reais, das Artes, do trabalho no bem e dos mais variados recursos didáticos ao alcance dos evangelizadores. Sempre que possível, associados a recursos de multimídia, dados estatísticos, referências literárias, à posição da Ciência e enriquecidos com outras fontes para pesquisa. A metodologia empregada pretende estimular o jovem a refletir e tirar conclusões próprias dos temas estudados e aplicálos à si mesmo, cogitando sobre sua atual reencarnação. Só assim se efetiva uma aprendizagem real e, principalmente, útil para nossa jornada na Escola Terra.
 

OBJETIVOS DA EVANGELIZAÇÃO DE JUVENTUDE

a) Promover o conhecimento dos ensinos morais do Evangelho de Jesus à luz da Doutrina Espírita para os jovens.
b) Promover a integração do evangelizando: consigo mesmo, com o próximo e com Deus.
c) Proporcionar ao evangelizando o estudo da Lei Natural que rege o Universo
d) Proporcionar ao evangelizando a prática da Ciência Espírita, por meio da pesquisa da “natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal”.
e) Oferecer ao evangelizando a base doutrinária para prática do Espiritismo, para as discussões sobre a Filosofia Espírita e para compreensão das consequências morais que delas advém.
f) Oferecer ao evangelizando a oportunidade de perceber-se como homem integral, crítico, consciente, participativo, herdeiro de si mesmo, cidadão do Universo, agente inteligente de transformação de seu meio, rumo a toda perfeição de que é suscetível.

Portanto, atentemo-nos à reflexão de Bezerra de Menezes quando diz, (...) os jovens são a força, e os mais velhos são a Sabedoria. É necessário unir a força com a Sabedoria, porque a força que não tem discernimento transforma-se em desastre, e a Sabedoria que não tem força não pode produzir nada.



Comentário

0 Comentários