Mamãe, o que é o Natal?

Olá, galerinha amiga, eu sou Turco.
Essa é minha irmãzinha Lilica.
Essa é minha prima Teca e
Esse, meu primo Telo.

SOMOS O QUARTETO DO BEM!!!!

Eu, Turco, irei contar para vocês algumas de nossas aventuras. Vamos lá.

Está chegando o Natal, que alegria! Aqui em casa, mamãe Gina adora enfeitar a casa, enchendo-a de muitas coisas coloridas e brilhantes. Lilica, então, diverte-se muito ajudando mamãe. Temos até uma árvore de Natal, que não é muito grande, mas com os cuidados e carinho de mamãe e Lilica, nossa árvore fica a mais linda de todas, cresce a nossos olhos!

Havíamos acabado de decorar nossa singela casa, quando Teca e Telo chegaram e se encantaram com tantas cores. Mamãe ama misturar enfeite das cores verde, vermelho, azul, dourado e prateado, fica muito bonito.

Nossa casa é bem simples, mas é a melhor casa do mundo. Mamãe Gina sempre diz que uma casa boa é aquela em que reina o amor, o respeito, a fé, a harmonia, enfim, coisas boas para a alma de quem nela convive. Diz, também, que temos que tornar nossa casa, um LAR, seja essa casa grande, pequena, pintada ou no tijolo, não importa, uma casa para ser bonita precisa ser um Lar. E um lar é onde as pessoas que vivem nele se amam muito e cuidam umas das outras.

Telo, olhando os enfeites de Natal, chegou perto de mamãe e falou:

- Tia Gina, a casa está linda, mamãe também já enfeitou a nossa casa com muitas coisas de Natal, mas fiquei curioso, afinal, isso é Natal?

- Como assim, Telo? Não entendi sua pergunta. Repete pra mim, por favor?

- É que nossas casas estão lindas, cheias de enfeites, mas, e quem não tem casa, não terá Natal? - perguntou Telo.

- Verdade, mamãe - concordei com a cabeça.

Lilica e Teca também concordaram e chegaram perto para ouvirem a explicação.

- Crianças, enfeites, presentes, árvores-de-natal, luzes nas árvores da cidade, lojas cheias são apenas simbolismos, e não são o Natal de verdade.

- Simbo... o quê? – perguntei, coçando a cabeça.

Mamãe sorriu e, carinhosamente, continuou a explicar.

- Simbolismo são símbolos que representam o Natal, como figuras de um jogo. Por exemplo, o jogo “Cara a Cara” que você tem, Turco. As peças do seu jogo representam ele, você vê aquelas peças e já sabe que são do seu jogo “Cara a Cara”, certo? As pessoas criaram figuras para representar o Natal, a gente olha e já sabe que aquelas imagens são de Natal, mas o Natal mesmo é o “Nascimento de Jesus Cristo”. Quem sabe quem é Jesus Cristo?

- Eu sei!!! - disse Lilica, animada - É nosso irmão mais evoluído, mais bondoso e cheio de amor que esteve um pouco com a gente aqui na Terra, mas agora cuida da gente lá de cima, do céu.

- Muito bem, filha! - mamãe parabenizou Lilica e continuou.   Jesus cuida da gente lá do Plano Espiritual! Mas, digam-me, se Jesus Cristo cuida da gente do céu ou plano espiritual, que é a mesma coisa, como podemos sentir esse cuidado?

Teca levantou a mão e logo respondeu:

- Nos nossos corações. Todo dia, toda hora, podemos sentir Jesus.

- Para isso precisamos ser bons - concluiu Telo.

- Isso mesmo, quarteto. Vocês aprenderam direitinho a lição dada na Evangelização Espírita - disse mamãe, satisfeita. Mas, agora, eu que estou com dúvida - falou mamãe, com cara de pensativa - se Jesus Cristo pode nascer todo dia, toda hora em nossos corações, por que precisamos do dia de Natal?

- Penso, mamãe, que o dia de Natal nasceu para que nós não nos esqueçamos D’ele.

- Isso mesmo, Turco. Muito bem! Também penso como você - concordou mamãe. E, explicando, continuou: o dia de Natal é um simbolismo para que lembremos sempre Jesus Cristo, nosso Mestre, Irmão, Guia e Modelo. E, para fechar essa prosa boa, pois eu preciso fazer o almoço, digam-me: Como poderemos presentear Jesus Cristo?

- Dando presentes aos outros? - perguntou Teca.

- Quais presentes? – provocou mamãe. E reforçou: - Se o aniversário é de Jesus, que vive no Céu e o sentimos pelo coração, quais presentes Ele gostaria que a gente desse aos outros?

- Amor para aconchegar, comida para alimentar, roupa para aquecer, tudo que é bom para a gente, a gente deve dar para os outros, né, mamãe? - concluiu Lilica.

- Isso mesmo, Quarteto do Bem. Jesus Cristo, o aniversariante, quer que cuidemos uns dos outros, com muito amor. Esse é o maior e melhor presente que podemos dar aos outros, no Natal de Jesus.”

Em seguida, mamãe foi para a cozinha. Nós ficamos ali, olhando a decoração de Natal da casa, pensativos.

 Ela sempre nos faz pensar muito nas coisas de Jesus Cristo. E a lição de hoje foi: “O maior presente que podemos dar a Jesus, no Natal, é cuidarmos uns dos outros, sempre colocando amor em tudo que fizermos a alguém”.

 

Valeu, amiguinhos, até a próxima!



Comentário

0 Comentários