Mediunidade com Jesus: da Era da Matéria para a Era do Espírito - Juan C. Orozco

Esta reflexão apoia-se no livro “Estudando a mediunidade”, de Martins Peralva, que se baseou na obra “Nos domínios da mediunidade”, do Espírito André Luiz, na psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Naquele livro, o autor desenvolve os seus estudos sobre a mediunidade começando com o tema “Mediunidade com Jesus”, pois há que se evangelizar o médium, seguindo os ensinamentos e os exemplos do Mestre, para se praticar a mediunidade com santidade.

O Universo está em constante movimento. Nada está parado. Progridem matéria e espírito.

Como seres espirituais e inteligentes, o nosso destino é a perfeição relativa à Humanidade, tendo Jesus como modelo e guia, pois Ele é o caminho, a verdade e a vida em direção ao Pai. Ninguém chega ao Criador senão por Ele. Todos, sem exceção, cedo ou tarde, atingirão esta perfeição, quando o reino de Deus estiver dentro de nós. Ao alcançarmos esta meta coletivamente, o reino de Deus será deste mundo.

Nesta direção, mergulhados no determinismo divino e na dinâmica evolutiva do Universo, somos movidos pelos anseios de melhorar e aperfeiçoar cada vez mais.

Em todas as profissões, aperfeiçoamo-nos pela constância do trabalho e pelos estudos necessários que dignificam o ser, convertendo-nos em construtores do progresso e do bem-estar geral. Por conseguinte, muito importante ampliar os conhecimentos com vistas a ganhar a devida experiência ao longo das nossas existências.

Com humildade no labor, estudando e aprendendo, adquiriremos os bens espirituais que nos tornarão elementos valiosos e indispensáveis onde a divina bondade nos situou, ou seja, devemos florescer onde Deus nos plantou.

O desejo evolutivo compreende os labores da vida, as superações e as experiências vividas, cujas conquistas do Espírito continuarão além da morte, na vida que nunca acaba.

Vivemos momento de transição planetária, do mundo de provas e expiações para mundo regenerado, onde reinará a fraternidade universal, em que o velho será substituído pela alvorada de luz dos novos tempos.

A Humanidade passará da Era da Matéria, na qual predominam os sentimentos inferiorizados, para a Era do Espírito, pelo renascimento do ser mais perfeito e formoso.

O médium está inserido nessa marcha redentora, devendo melhorar-se para atingir a vanguarda ascensional e a plenitude do exercício de sua faculdade, moralizado pela Palavra no íntimo do seu coração.

Será necessário que o médium intensifique o gosto pelo estudo e pelo trabalho, pelo amor e pela meditação, com firmeza e decisão, para galgar os degraus de evolução consciente e definitiva, convertendo-se em um ser mais espiritualizado, como verdadeiro instrumento da divindade para o progresso da Humanidade.

A mente é a base de todos os fenômenos mediúnicos. Assimilando os mais sublimes pensamentos, expressando-os em atos e palavras, os médiuns intensificarão a qualidade da alma e, pela lei das afinidades, conseguirão sintonizar com Espíritos elevados que os auxiliarão nas tarefas cotidianas e, especialmente, nas práticas mediúnicas.

A Era do Espírito nasce para os próximos milênios, com a presença do Cristo em nossos corações, onde se assentará o templo divino, e poderemos dizer: “já não sou eu quem vive, mas Cristo que vive em mim”.

O Divino Semeador sempre lança a sua semente esperando que sejamos solos férteis. Ele sempre está falando ao nosso coração, em silêncio. Cada um de nós terá de construir a própria edificação da sua futura morada. A fé sem obras é nada!

A transição da Era da Matéria para a Era do Espírito tem de começar humilde, silenciosa e perseverantemente, no mundo interior de cada criatura.

Comecemos pela reforma íntima, dando novo rumo à vida pela renovação que liberta, substituindo sentimentos inferiores pelos mais elevados. Devemos modificar os velhos hábitos que cristalizam o coração, abandonando-os por não satisfazerem a paz interior.

O momento de transição pede maior espiritualização, substituindo as velhas fórmulas da ignorância, da opressão política ou religiosa, moral ou econômica, pelas elevadas noções de fraternidade do Cristianismo.

A mediunidade, igualmente, precisa sublimar-se. Elevar-se nas práticas mediúnicas. A mediunidade se enriquecerá de novas e incomparáveis expressões de nobreza, pela fraternidade que ajuda e socorre, que perdoa e consola. Os médiuns serão os legítimos transformadores de luz espiritual.

Quando nos moralizarmos e tornarmos realmente altruístas, nos converteremos em fontes luminosas, ligando o Céu e a Terra. Se desejamos sublimar as nossas faculdades mediúnicas, temos que nos educar, transformando o coração em um altar de fraternidade.

A Era do Espírito pede a conquista de nós mesmos, luta incessante, trabalho e responsabilidades. É o futuro acenando-nos com as suas mãos de luz para a realização das obras celestiais.

O médium que vigia a própria vida, disciplina as emoções, cultiva as virtudes cristãs e oferece ao Senhor, multiplicados, os talentos que por empréstimo lhe foram confiados, estará, no silêncio de suas dores e de seus sacrifícios, preparando o seu caminho de elevação para o Céu.  Nesse sentido, estaremos, sem dúvida, exercendo a “mediunidade com Jesus”.

Bibliografia:

BÍBLIA SAGRADA.

PERALVA, Martins. Estudando a mediunidade. 27ª Edição. Brasília/DF: Federação Espírita Brasileira, 2017.

Ilustrações: Cesar Rosolino



Comentário

0 Comentários