Na Bíblia, as aparições são ressurreições - José R. Chaves

O que ressurge de nós é aquilo que, antes, tinha surgido, mas não morreu, apenas desapareceu. O que não morre é o Espírito que é imortal e que, então, pode surgir de novo. E o que surge de novo é o que aparece de novo, reaparece, ressurge, ressuscita, porque tinha desaparecido. Assim, pois, de fato, o que aparece de novo é o espírito que, realmente, ressurge, ressuscita, verbos esses que trazem as ideias claras das expressões seguintes que equivalem a surgir de novo, aparecer de novo, reaparecer, ressurgir e ressuscitar.

Respeitemos o dogma da ressurreição do corpo, da carne, mas aqui, como temos feito em outras matérias, defendemos as doutrinas cristãs de acordo com os textos bíblicos, os quais nos parecem mais verdadeiros, senão, vejamos o que ensina Paulo, explicando a ressurreição. Ele diz que o que ressuscita é o espírito. Semeia-se corpo animal, ressuscita corpo espiritual (1 Coríntios 15: 44). Quando a Bíblia diz: “Tu és pó e ao pó retornarás” (Gêneses 3: 19), ela se refere ao homem visível, ou seja, o homem antropológico na visão semítica daquele tempo em que esse texto foi escrito. Em outras palavras, eles viam o homem somente pelo seu lado visível ou material. Os judeus acreditavam na existência do espírito e muitos, até na ressurreição, mas não sabiam bem o que ressuscitava e muitos acreditavam na metempsicose, contra o que São Paulo foi rigorosamente contra (1 Coríntios 15: 39). Outros textos bíblicos ajudam a esclarecer essa questão: “Ao morrer o homem, seu espírito volta para Deus que o deu, e seu corpo volta para a terra que o deu.” (Eclesiastes 12:7); “Tal como a nuvem se desfaz e passa, aquele que desce à sepultura jamais se levantará.” (Jó 7:9). É claro que o que desce à sepultura é somente o corpo e não o espírito.

Os teólogos e biblistas do passado do alvorecer do cristianismo não podiam saber tudo sobre a Bíblia. Aliás, nem os de hoje, apesar de todas as facilidades que, existem no mundo atual, como o computador e a internet, que nos ajudam tanto para melhor estudarmos não somente a Bíblia, mas qualquer assunto.

Porém, quem quiser segui-los, aceitando também a ressurreição da carne, além da do espírito, como aconteceu com tantos do passado e ainda da atualidade, não se preocupem, pois, Deus não vai ter a sua felicidade plena prejudicada com isso, pois Deus é imutável. Se não fosse assim, Ele não seria, onisciente, onipotente, onipresente e onividente. E, por acaso, Deus nos criaria para sermos, como se diz, dor de cabeça para Ele? E, para que a Ciência e a religião não sejam prejudicadas em sua evolução, para elas deve haver plena liberdade de expressão sobre as novidades inerentes a elas.



Comentário

0 Comentários