Nayara Peixoto: O jovem precisa se empoderar desta força criativa e inovadora, pois vivemos em um mundo sem barreiras

Ah, a quarentena! Será que sentiremos saudades? Será que nos acostumaremos com o novo normal? Ou ainda, será que nos esqueceremos de como é o calor de um abraço, como um sorriso é contagiante ou como é valioso um bom aperto de mãos? O fato é que hoje sentimos falta e estamos nos adaptando, nos reinventando. E foi com essa premissa que jovens de vários cantos do Brasil se uniram em busca de conhecimento, troca de experiências e mais, validar esta certeza de que o homem evolui não apenas pelo seu esforço próprio, mas também pelo companheirismo, pelo amor ao próximo e pela imensa necessidade de “sentir” novamente as energias emanadas de cada coração.

A pandemia da Covid-19 ainda nos mantém, em pleno mês de junho, “isolados”, ou melhor, separados fisicamente uns dos outros quando pensamos nas diversas atividades que, antes da pandemia, fazíamos com muita naturalidade. Nos encontrávamos com centenas ou milhares de pessoas para nos congregarmos em prol do conhecimento à luz do Espiritismo. E por este motivo, por ainda estarmos em quarentena, é que a jovem Nayara Peixoto, idealizadora do evento, lançou de forma despretensiosa uma sementinha. Uma ideia que depois se transformaria em um encontro fraterno on-line. Seu objetivo inicial era que os jovens de sua Mocidade pudessem interagir mais uns com os outros. O resultado foi que a semente de Nayara fora plantada em outras terras, também férteis. Com uma inspiração divina, apresentou sua ideia para mocidades de outras regiões do país, potencializando sobremaneira o alcance da boa nova. Obstinados que são, o engajamento das Mocidades foi quase que instantâneo e a semeadura rendeu uma colheita próspera. Em uma semana o evento foi elaborado e divulgado pelas redes sociais das mocidades e dos próprios jovens, além, é claro, das redes do próprio evento.

Segundo José, Espírito protetor, em O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XIX, item 11, “a fé é uma inspiração divina e desperta todos os instintos nobres que encaminham o homem para o bem. É a base da regeneração”.

Assim é que no dia 8 de Junho de 2020, às 19h30, o 1º Encontro Fraterno de Mocidades na Quarentena iniciou suas atividades. Em sua primeira edição, o evento foi transmitido pelo canal Coaching Espírita do Julio Sena, no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=HNuNIic1IKs), pelo qual mais de 200 pessoas, entre jovens, educadores e evangelizadores, puderam participar, interagir e assistir ao vivo à programação, que foi desenvolvida com carinho e atenção para os detalhes que geralmente se fazem presentes nos eventos das Mocidades espíritas, em que não faltam muita diversão, amor e companheirismo.

O encontro foi dividido em quatro partes: Alegria Cristã, Boas-Vindas, Perguntas Divertidas e Jogos do Bem. Para a prece de abertura, Adeilson Salles, palestrante e escritor espírita, foi o convidado. Também concedeu breve recado aos jovens para que pratiquem quanto puderem o amor e o perdão, lembrando a todos: “Não se esqueça de que você é o maior investidor na Terra”, além de desejar-lhes um ótimo evento.  

Como de praxe, a música esteve mais do que presente no encontro, até mesmo antes de sua realização. Os convites feitos dias antes eram recheados de musicalidade. No bloco “Alegria Cristã” seis músicas abrilhantaram a noite, equalizando as vibrações e disseminando amor para quem a tudo acompanhava. Para as boas-vindas, Julio Sena foi o moderador do encontro fraterno, que no decorrer da programação, e de forma magistral, recebeu carinhosamente influenciadores espíritas, coordenadores e evangelizadores das Mocidades.

Após o evento, o link ficou disponível para visualização, ultrapassando o número de 2.900 visualizações até o momento em que escrevemos esta matéria. Uma outra rede social utilizada para a conexão com os jovens foi o WhatsApp. Para a ocasião, 170 jovens estiveram conectados nesse grupo que, após o encerramento do evento, permaneceu com 135 pessoas, transformando-se então em um grupo de estudos com encontros on-line que se realizam semanalmente às quintas-feiras, a partir das 21h.

Nayara Peixoto, coordenadora da MEIB – Mocidade Espírita Irmãos Barsanulfo, de Goiânia/GO, idealizadora do encontro, em entrevista a este jornal, diz que foi surreal o movimento realizado pela juventude, pois muitas mocidades e influenciadores espíritas aceitaram participar do projeto. “A busca inicial foi aliviar as tensões desta quarentena por conta das atividades escolares, da faculdade e do próprio isolamento.” Segundo Nayara, o ponto mais importante do evento foi que ela descobriu quão a juventude espírita é forte. Complementando, ela diz que “o jovem precisa se empoderar desta força criativa e inovadora, pois vivemos em um mundo sem barreiras”.

Anapaula Potengy, coordenadora do Instituto do Jovem da MEFIS - Mocidade Espírita Fraterna Irmã Scheilla de Trindade/GO, auxiliou na elaboração das “brincadeiras” e na interação com os participantes no chat do YouTube. Questionada sobre qual a importância do evento para os jovens, ela entende que “vivemos em momento difícil de isolamento social e é importante que o jovem encontre canais saudáveis na internet, mídia de maior relevância neste momento”. Relembra também que “é preciso usar esta poderosa ferramenta que é a internet com responsabilidade, sempre visando levar mensagem de amor e paz, respeitando a dignidade da pessoa humana e dos povos”.

Maria Eduarda, membro da Mocidade Espírita Olhos de Luz, de Goiânia/GO, responsável pela produção do material de comunicação da Mocidade, sentiu-se totalmente acolhida por todos os participantes, algo que não tem sido possível, de corpo presente, devido ao isolamento social. Ao perguntarmos sobre o que esperar do jovem neste momento, Maria Eduarda reforça a importância de o jovem querer buscar mais informações da Doutrina Espírita e dos problemas que enfrentam nessa fase da vida, cheias de incertezas, medos e angústias. O sentimento de pertencimento a lugares como a casa espírita e o grupo de juventude “é algo que acolhe nosso coração e nos faz sentir amparados, porque poder contar com o apoio da casa espírita, nos dando espaço, voz e amparo, faz toda diferença. Entretanto, se não encontram isso, eles se distanciam”, complementou a jovem.

Como bem disse um espírito em psicografia de Divaldo Franco, na sessão mediúnica da noite de 22 de julho de 2013, no Centro Espírita Caminho da Redenção, em Salvador, Bahia quando a 28ª Jornada Mundial da Juventude iniciaria suas atividades, “todo jovem anseia por um lugar ao Sol, a fim de alcançar o que supõe ser a felicidade”.

Leandro Henrique, colaborador da MEIB – Mocidade Espírita Irmãos Barsanulfo, de Goiânia/GO, ressalta que “o evento foi de muita importância, pois uniu a juventude espírita brasileira, e por isso espera muita força e esperança dos colegas a fim de que consigam atravessar os problemas vindouros; afinal, seremos nós os responsáveis pela nova era.”

É importante frisar para os nossos leitores que este evento não teve patrocínio de empresas, nem apoio oficial das Federações Espíritas Estaduais ou da federativa nacional. Foi, sim, um evento idealizado, planejado e executado por jovens de várias partes do País, frequentadores das mais diversas casas espíritas e grupos infantojuvenis. O conteúdo abordado, é claro, foi bem divertido, como são os eventos juvenis, mas todos embasados nos ensinamentos do Cristo e da Doutrina Espírita.

Cauê A. Sanchez, evangelizador da Mocidade Espírita Meimei, de Guaxupé/MG, conta-nos que sua motivação para participar do encontro foi o amor que sente pelo movimento da juventude espírita e que espera que esses jovens busquem sua reforma íntima, estejam onde estiverem.

Trabalhar em prol do outro, seja jovem ou não, é caridade para com o próximo e para consigo mesmo. É ser professor e aprendiz ao mesmo tempo. É dar e receber amor, É saber que o mundo não gira em torno de nós mesmos e que o progresso só é possível com a ajuda do outro.

Jose Ricardo Fernandes da Conceição, participante do evento e da MEFIS - Mocidade Espírita Fraterna Irmã Scheilla, de Trindade/GO, diz que para ele o encontro serviu para ampliar os conhecimentos sobre a doutrina espírita. Completa ainda dizendo que, independente do que estiver acontecendo à nossa volta, jamais devemos esquecer de encontrar maneiras de comunicar-se com Jesus e manter vivo os ensinamentos da amada doutrina.

Ana Flávia da Silva Reis, da Mocidade Espírita Meimei, de Guaxupé/MG, e Pedro Victor França (não frequentador de mocidade), ao serem questionados sobre o que os motivou a participar do evento, disseram que ambos desejavam fazer novas amizades e aprender mais sobre a Doutrina Espírita e de uma forma mais divertida.

“Para toda e qualquer vivência e convivência, o respeito é fundamental. É claro que as diferentes gerações podem ter opiniões divergentes, o que é normal, mas temos que saber respeitar o outro, porque sem respeito nada acontece e nada vai para a frente. Ademais, é bom lembrar que o respeito é a base do amor, ou seja, para conseguirmos amar-nos no futuro.” Estas são palavras ditas pela jovem Paola Asturiano Martins, de Londrina/PR, que é a entrevistada deste jornal na presente edição.

Portanto, caro leitor, convidamo-lo a direcionar seu olhar para os nossos jovens, que tanto anseiam por fazer algo pelo mundo, mas que também necessitam de muita atenção, cuidado e amor. Assim como muitos dos entrevistados desta matéria, ficamos estarrecido com a tamanha força, resiliência e flexibilidade que estes jovens, evangelizadores e coordenadores possuem. Não desperdicemos isso!

Jovem leitor, persevere no caminho do bem e seja firme, com as luzes de nossa esclarecedora doutrina. 



Comentário

1 Comentários

  1. Foi muito bom! Que venham os próximos!