Nestor Masotti e a divulgação internacional de Kardec

Há pouco elaboramos uma síntese sobre o “Papel internacional de Nestor Masotti”(1),  que empreendeu marcante trabalho no movimento espírita internacional como dirigente do Conselho Espírita Internacional.

Mais de quatro anos após a partida de Nestor (1937-2014) para o Mundo Espiritual, mas bem antes afastado de seus encargos na FEB e no CEI por razões de saúde, e, como mantivemos longa amizade e vivenciamos juntos muitas ações parece-nos oportuno alguns registros. Aqui destacamos seu foco na divulgação de Allan Kardec no âmbito internacional, inclusive com depoimentos de companheiros de outros países.

Mas essa foi sua ação continuada, iniciando por nosso país. Poucos anos após assumir a presidência da FEB convocou Assembleia Geral para se alterar o Estatuto da Instituição e inclusive retirando o parágrafo sobre o estudo das obras de J.B. Roustaing, sendo colhido de surpresa na abertura do evento com um Oficial de Justiça que trazia decisão liminar de um Juiz para se suspender a Assembleia. Estávamos presente como sócio da FEB. O processo judicial tramitou durante mais de uma década até que uma Desembargadora do Tribunal do Justiça do Rio de Janeiro deu ganho de causa à FEB, representada pelo então presidente, afirmando que o citado parágrafo não era “cláusula pétrea” e que a alteração estatutária poderia ser realizada. Nestor já estava afastado e nós estávamos no final de nossa gestão como presidente da FEB.

Simultaneamente Nestor incentivou e apoiou nova tradução de todas as obras de Allan Kardec, inclusive da coleção Revista Espírita, por Evandro Noleto Bezerra. Obras que foram valorizadas em momentos históricos, as comemorações do Bicentenário de nascimento de Kardec e 150 anos da publicação de O livro dos espíritos.

Algum tempo depois, já organizando a Editora do CEI, foram providenciadas as traduções das obras de Kardec e também de Chico Xavier para vários idiomas, fatos relatados em outro texto.

Em função das citadas efemérides marcantes é que Nestor imprimiu ampla divulgação das obras do Codificador nas ações do CEI.

Propositalmente, o 4º Congresso Mundial de Espiritismo, promovido pelo CEI, foi programado para Paris, para se comemorar em terras francesas o Bicentenário de nascimento de Kardec em outubro de 2004. Nestor dedicou-se com afinco junto com Roger Perez, presidente da União Espírita Francesa e Francofônica (USFF). Havia muitas dificuldades a serem superadas e até a definição final da sede do evento, preparativos, programação e divulgação, acompanhamos Nestor em três reuniões preparatórias realizadas em Paris, aproveitando-se outros eventos franceses. O Congresso foi um sucesso marcante!

Dois episódios preparatórios merecem ser registrados sobre a visita a diplomatas da França e do Brasil.

No dia 13/5/2004, estivemos com Nestor na Embaixada da França, em Brasília, em visita ao embaixador Jean de Gliniasty, que se mostrou muito interessado nas comemorações em homenagem ao cidadão francês Allan Kardec, no Brasil e na França. Recebeu obras do Codificador em francês e português. Ficou surpreso com as informações sobre os dados quantitativos de edições de obras de Kardec em português e fez inusitado depoimento, ao relatar que na infância tinha familiares que liam obras de Kardec.

Logo depois, em seguida à reunião realizada em Paris da Coordenadoria da Europa, do CEI, no dia 26/5/2004, comparecemos com Nestor em audiências na Embaixada do Brasil na França e também estavam presentes dirigentes franceses e Oceano Vieira de Melo. Fomos recebidos pelos 1ºs Secretários Fernando Luís Lemos Igreja e João Tabajara de Oliveira Júnior, este último também com encargos consulares, e pelo próprio embaixador Sérgio Amaral. Todos receberam livros do Codificador e se prontificaram a dar retaguarda ao Congresso Mundial que estava sendo programado. Realmente, durante o evento houve representação da Embaixada do Brasil.

Por ocasião dos 150 anos de O livro dos espíritos, em 23/6/2007, o CEI apoiou e correalizou com a União dos Centros de Estudos Espíritas na Suíça, da realização de marcante comemoração no Castelo de Yverdun - onde Rivail estudou com Pestalozzi -, oportunidade em que atuamos juntamente com Nestor, Charles Kempf, Evandro Noleto Bezerra e Gorette Newton.

A colaboração de Nestor ao movimento espírita francês ocorreu em vários momentos. Em outro texto transcrevemos texto de Charles Kempf, ex-secretário geral do CEI, relatando o trabalho de Roger Perez, da USFF, para recuperar os direitos da Revista espírita, fundada por Kardec, e depois com apoio de Nestor a passagem para o CEI e para Le Mouvement Spirite Francophone, que a edita atualmente.

O projeto de Nestor de ampliar a abrangência da Revista espírita teve momentos com edições em espanhol e se mantém em inglês.

Eis relatos interessantes de Vanessa Anseloni (EUA, editora de Spiritist magazine):

“Em dezembro de 2007, visitávamos a FEB, quando Nestor Masotti e Cesar Perri de Carvalho nos convidaram à posição de editora-chefe da Spiritist magazine. Depois de traçarmos um plano básico de consistência e diretriz editorial, iniciamos os trabalhos imediatamente, lançando a edição da Spiritist magazine em abril de 2008 junto ao Segundo Simpósio Espírita Norte-Americano, em Nova Iorque. Graças ao apoio incondicional de Nestor Masotti e Cesar Perri de Carvalho, pudemos publicar edições ininterruptas há mais de 10 anos. A Spiritist magazine pode ser acessada gratuitamente em website (www.spiritistmagazine.org) ou pelo aplicativo Spiritist magazine.”

Vanessa Anseloni também comenta sobre o “Tributo a Chico Xavier”, na ONU, em agosto de 2010:

“Por ocasião dos 100 anos de Chico Xavier, organizamos sob inspiração dos Amigos Espirituais, um Tributo a Chico Xavier na ONU, que reunira mais de 600 pessoas. Nestor Masotti e Cesar Perri de Carvalho vieram do Brasil como representantes da FEB e do Conselho Espírita Internacional. Apesar de nosso esposo, Carlos Dias, ter pago o aluguel do salão da ONU, Nestor Masotti reembolsou-o, a fim de cobrir as despesas do evento inesquecível.”

Em outra publicação trouxemos relatos de Elsa Rossi, dirigente da British Union of Spiritist Societies e membro da Comissão Executiva do CEI, sobre apoio de Nestor a ações na Europa, inclusive com folheto em inglês sobre as obras de Kardec.

Torna-se oportuno trazermos o depoimento de um sul-americano, Fábio Villarraga (Colômbia, membro da Comissão Executiva do CEI):

“Em relação a Nestor podemos dizer o que se segue: foi sob a Secretaria Geral de Nestor Masotti que em um dia do ano de 2002 ele me chamou para dizer que havia sido criado na 8a Reunião Ordinária do CEI a Coordenadoria de Apoio ao Movimento Espírita das Américas e que haviam me designado para Coordenar a da América do Sul. A notícia me deixou muito surpreso e profundamente pensativo. Perguntei-lhe o que deveria fazer. Ele respondeu que iria realizar em Buenos Aires a 1a Reunião da Coordenadoria da América do Sul em junho de 2003 e que o anfitrião seria a Confederação Espírita Argentina. E assim aconteceu como Nestor havia vislumbrado para o início de um trabalho por toda América do Sul espírita e que tem evoluído e agora em 2019 vamos para o 5o Congresso Espírita Sulamericano na Bolívia, e também se desenvolverá a 4a experiência dos seminários de preparação por áreas para trabalhadores do centro espírita. Tudo lembrando esse grande líder e pioneiro espírita como é nosso irmão Nestor João Masotti agora na dimensão espiritual observando as sementes crescerem daquelas que semearam em seu caminho através da Terra.

No primeiro Congresso Mundial a que Nestor não compareceu, o realizado em Havana (março de 2013), fizemos homenagem ao ex-secretário geral. Agora, em rápidas anotações relembramos algumas destacadas ações internacionais de Nestor Masotti inspiradas no seu persistente projeto de valorizar e estimular o estudo das obras de Allan Kardec.


[1] - Carvalho, Antonio Cesar Perri. Papel internacional de Nestor Masotti. Revista internacional de espiritismo. Ano XCIII. N.2. Fevereiro de 2019.



Comentário

0 Comentários