O corpo é a casa, o espírito é o inquilino - Arnaldo D. R. de Camargo

Três coisas não podem ser escondidas por muito tempo: o sol, a lua e a verdade. Buda

Há muitos anos o poeta Rodrigues de Abreu (1897-1927) escreveu e publicou três livros. Num deles, A sala dos passos perdidos, dizem que ele tinha frequentado as tradições da maçonaria. No outro, Noturnos, com base no qual afirmam que aceitava a reencarnação, ele diz: “E há tantas vidas como a meia-noite”. Na sua obra mais consagrada, ele começa a revelar as dificuldades com a tísica (tuberculose) que o levaria de volta à vida espiritual.

Essa obra tem por título Casa destelhada e foi traduzida para diversos idiomas. Nela ele faz essa comparação afirmando que seu corpo é uma casa destelhada por um vento fortíssimo de chuva, a doença que o aflige; e compara sua alma com a inquilina da casa: “A minha alma, a inquilina, está pensando que é preciso mudar-se, que é preciso ir para uma casa bem coberta...”.

Muito lindo o poema que vocês devem ler e que tem o mesmo título do livro. Nessa poesia ele vai comparando os sentimentos ao seu coração: “terra triste do meu coração”, está depressivo diante da doença; “terra molhada do meu coração”, quando ele chora as lutas que atravessa; “terra esverdeada do meu coração”, quando se enche de esperança de uma cura ou remédio que o redima da enfermidade; e por fim “terra gelada do meu coração”, diante da eminência de uma partida para a vida espiritual.

Os médicos espirituais afirmam que diante das leis divinas, as enfermidades podem ser de três tipos: a dor-evolução (natural, a semente na cova, a criança que chora), a dor-expiação (redenção de um passado de desatino nas atitudes vividas, regenerando o espírito perante a justiça divina) e por fim a dor-auxílio (a bênção de prolongadas e dolorosas enfermidades no envoltório físico, para evitarmos a queda no abismo dos equívocos e criminalidade – câncer, trombose, hemiplegia, enfarte, senilidade etc...).

O Espiritismo é uma religião que acredita na evolução do homem por meio dos ensinamentos de Jesus, agora também iluminados pelos espíritos de sábios e santos desencarnados. Ou seja, cada pessoa tem muito o que aprender durante as vidas corporais que tem, e em cada uma delas vai aperfeiçoando sua alma.

Um dos fundamentos da mudança e melhoria é ter mente aberta. E os escritos espíritas são muito interessantes e podem auxiliar quem busca uma melhor compreensão de si mesmo e como melhorar o mundo.

No livro Pensamento e vida, o autor espiritual Emmanuel diz: “A saúde é assim como a posição de uma residência que denuncia as condições do morador, ou de um instrumento que reproduz em si o zelo ou a desídia das mãos que o manejam”.

Corpo e alma se complementam; para felicidade do corpo, busca-se a saúde; para saúde do espírito, deve-se buscar o conhecimento que é a sabedoria e a prática do bem (das boas obras, dos bons pensamentos, bons relacionamentos, da boa moral e da boa instrução - que permanece para sempre), instruindo-se, assim, a ter uma consciência serena.


Arnaldo Divo Rodrigues de Camargo é diretor da Editora EME.



Comentário

1 Comentários

  1. Lindo o texto! Podemos dizer que os sentimentos do poeta Rodrigues de Abreu podem também ser comparados aos nossos por que na nossa vida passamos por sentimentos iguais ou semelhante Antes também somos casas destelhadas diante das nossas dificuldades,não só de enfermidades, mas de todas as dificuldades que afetam o nosso emocional . Para sentirmos bem dentro da nossa casa que é o corpo precisamos dele cuidar, como nos diz o espírito de Emmanuel. E cuidar do corpo e mantê-lo saudável aliado a mente saudável também para que possamos passar bem pela vida. É um texto tão rico , que não tem muito o que comentar pois ele já é completo.