Pílulas gramaticais (Setembro de 2025)

No quadro dos erros mais comuns que ocorrem no uso do idioma português, eis mais seis casos:

Fazem três anos.

O correto: Faz três anos.

Explicação: quando exprime tempo, o verbo fazer é impessoal: Faz 15 dias que ele foi internado. Faz três séculos que isso se deu.

Houveram muitos acidentes este ano.

O correto: Houve muitos acidentes este ano.

Explicação: quando significa existir, o verbo haver é invariável: Havia na festa muitas pessoas. Há neste país muitos casos de corrupção.

Para mim fazer.

O correto: Para eu fazer.

Explicação: o pronome mim não pode ser sujeito de oração.

Entre eu e você.

O correto: Entre mim e você.

Explicação: depois de preposição (entre, para, de...) usam-se os pronomes mim e ti, no lugar de eu e tu: Chegou esta carta para ti. Maria enviou um lindo presente para mim.

Há cinco anos atrás.

O correto: Há cinco anos.

Explicação: esse tipo de frase já indica fato passado, não sendo preciso, pois, acrescentar-lhe a palavra “atrás”.

Mau-humorado.

O correto: Mal-humorado.

Explicação: humorado é um adjetivo. Mal é advérbio. Como sabemos, a classe gramatical que modifica o sentido de um adjetivo é a dos advérbios: mal-intencionado, mal-acostumado, mal-agradecido.



Comentário

0 Comentários