Putin: o Espírito do mal... - José Lucas

A doutrina espírita (Espiritismo ou doutrina dos Espíritos) apresenta na obra “O Livro dos Espíritos”, de Allan Kardec, uma escala evolutiva, gizada por Kardec, acerca da evolução dos Espíritos: a “escala espírita”.

A escala espírita divide a evolução dos Espíritos em 3 Ordens e 10 Classes. Foi elaborada, pedagogicamente, por Allan Kardec, para ficarmos com uma ideia da evolução espiritual do Homem. Não é uma classificação a “régua e esquadro”, sendo que podemos ter características evolutivas de diferentes classes.

Na questão 99 do referido livro, Kardec questiona:

P - “Os Espíritos da terceira Ordem (Espíritos imperfeitos) são todos essencialmente maus?”

R – … outros, ao contrário, comprazem-se no mal e ficam satisfeitos quando encontram ocasião de praticá-lo.”

A questão 102 de “O Livro dos Espíritos” aborda as características dos Espíritos impuros, os mais atrasados:

“São inclinados ao mal e o fazem objecto das suas preocupações… Quando encarnados (no corpo de carne), inclinam-se a todos os vícios que as paixões vis e degradantes engendram: a sensualidade, a crueldade, a felonia, a hipocrisia, a cupidez e a avareza sórdida. Fazem o mal pelo prazer de fazê-lo, no mais das vezes sem motivo, e, por aversão ao bem, quase sempre escolhem as suas vítimas entre as pessoas honestas. Constituem verdadeiros flagelos para a Humanidade… e o verniz da civilização não os livra do opróbrio e da ignomínia.”

Não nos compete, em razão da nossa inferioridade, acusar seja quem for, mas, devemos ser operantes na Sociedade, contribuindo para o Bem da mesma. Omitir-se é estagnar e, sendo activistas, que o sejamos no Bem, sem ódio, rancor, aversão, mesmo pelos inimigos, conforme ensinou Jesus de Nazaré, o grande psicoterapeuta da Humanidade.

A Doutrina Espírita (que não é mais uma seita ou religião, mas uma filosofia de vida) é um referencial para a Sociedade; é pacificadora e socialmente justa, assente na ética e na moral de Jesus de Nazaré.

Vivemos num planeta de provas e expiações, onde, segundo a opinião espiritual, o Mal se sobrepõe ao Bem.

O deus-dinheiro viceja numa Sociedade materialista que, se recusa a ver as provas da sua espiritualidade, filiação divina, imortalidade e reencarnação.

Divididos essencialmente entre mundo livre e ditaduras, quer num, quer no outro, os negócios sujos são a motivação da vida, a venda sem escrúpulos de armamento, o tráfico de droga, de seres humanos, de órgãos, o escravagismo, a exploração sexual, o terrorismo, entre outras actividades macabras, próprias dos Espíritos maus, reencarnados.

Podemos encontrá-los a Oriente e a Ocidente, sob a capa de causas “justas” ou injustas, com ou sem razão, mas a maldade, o egoísmo, o orgulho, a avareza são as características desta elite do Mal que domina temporariamente a vida na Terra.

A guerra é sempre um sinal de inferioridade de quem a fomenta e, típica de Espíritos inferiores, que ainda somos. Espraia-se de várias formas, começando dentro de nós, ao nível do pensamento, nas atitudes do quotidiano, até chegar, numa escalada gradativa, às guerras mundiais.

No caso da guerra na Ucrânia, quer queiramos ou não, concordemos ou não, um facto é indesmentível: existe um invasor (Putin) e um invadido (Ucrânia), com milhões de refugiados pela Europa, numa crise humanitária terrível, derivada do genocídio e destruição por parte do exército russo.

Putin (tal como outros) é, pelas suas atitudes, um Espírito mau, de acordo com a escala espírita e, pese embora a sua riqueza pessoal incomensurável, o poder político temporário, jamais conseguirá fugir da sua consciência, seja nesta vida, seja no pós-morte, no mundo espiritual ou, ainda, em vidas sucessivas, quiçá em planetas primitivos ou inferiores, em sintonia com a sua vibração maléfica.

Que as nossas preces em seu auxílio, possam intuí-lo no Bem, a fim de que seja sensível ao horror provocado pela sua ambição.

A Terra, planeta de provas e expiações, onde o mal se sobrepõe ao Bem, tem vários “nichos” (no dizer de um amigo meu) de população mais evoluída, outros medianamente evoluídos, uns ainda indiferentes, e outros ainda recalcitrantes no erro e no Mal deliberado.

Relembremos Jesus de Nazaré – orai e vigiai – a cada um de acordo com as suas ações – fazer ao próximo o que desejamos para nós mesmos – e prossigamos firmes e serenos, buscando o Bem dentro de nós, a fim de que o mesmo se exteriorize nos nossos pensamentos, palavras e ações, servindo de exemplo uns aos outros, na certeza de que, o Bem sempre vencerá o Mal.

 

Bibliografia:

Kardec, Allan – O Livro dos Espíritos.



Comentário

0 Comentários