Ressignificar o valor da juventude

A juventude é uma época na qual temos a grandiosa oportunidade de nos fortalecer e aprender muito mais, determinar todo o curso da nossa vida.

Muitas vezes perguntamos: o que é ser jovem? Ou, qual o papel do jovem? Ou ainda, o que é juventude? Juventude é, acima de tudo, um estado de espírito, o desejo de construir um modo de viver diferente, o não se contentar com o que está pronto. É valorizar o composto, querer ser quem se é na liberdade do viver a alegria da poesia do dia-a-dia. Os jovens têm um caráter de transformação. Então, juventude é época de construção social. Cada sociedade, cada época, constrói uma visão do que é ser jovem.

Falando sobre tecnologia conseguimos perceber que as informações estão ao alcance de todos os jovens atualmente, e facilita o acesso às informações. Por outro lado, há a ausência de um correto discernimento de se aproveitar o que realmente é importante. As referências e parâmetros da juventude atual são aqueles que a mídia impõe. Fica fácil associar este acesso à informação a um amadurecimento cada vez mais precoce, por vezes incompatível com seu desenvolvimento físico e mental. É na adolescência que se forja a personalidade. A avidez pela aceitação de seu grupo é tão imperativa que o jovem chega ignorar ou inverter valores do que é certo ou errado.

O filósofo, pacifista e humanista , Dr. Daisaku Ikeda, brada: “A juventude significa uma esperança infinita, uma força ilimitada, um tesouro inestimável. É imensuravelmente mais preciosa, nobre e sublime do que a posição social, a riqueza ou o renome desfrutado por qualquer chefe de Estado, milionário ou celebridade. Ser jovem por dentro significa possuir a maior fortuna, mesmo que seja pobre.

A esperança e a energia latente e ilimitada são os trunfos da juventude. […] Se continuarem a realizar firmes esforços, então, assim como as frutas que amadurecem em uma árvore, a boa sorte e o benefício enfeitarão a sua vida. É tolice ficar impaciente e tentar colher o fruto antes de amadurecer. A juventude é a época de treinamento para fortalecer a personalidade e tornar-se um maravilhoso ser humano.” (Brasil Seikyo, edição no 1.417, 14 de junho de 1997, pág. 3.)



Comentário

0 Comentários