Sonho ser uma advogada - Arnaldo Camargo

O tempo é precioso e devemos usá-lo a nosso favor. Cada dia uma experiência e menos um dia de vida nessa dimensão, que é temporária.

A zona de conforto faz com que nos acomodemos, e mais de 90% da população não tem metas e objetivos precisos na vida, deixam-se levar por ela e dizem: “vamos ver o que vai ser”, “seja como Deus quiser” etc. E o maior devorador do tempo é a preguiça e a acomodação.

Para quem não tem um caminho a trilhar, qualquer caminho serve, vai com qualquer um, não faz escolha, não é exigente consigo mesmo e deixa o tempo passar sem se preocupar, na maior zona de conforto do nada fazer.

Nestes mais de vinte anos de trabalho social na favela do bairro São Luiz, vi diversas pessoas que não aceitaram ajuda e morreram na penúria do vício e da miséria física e moral. Por outro lado, assisti a vários vencedores que foram à luta, estudaram, conquistaram uma profissão, bom emprego, família bem constituída e bens.

Não coloco os bens materiais como prova ou garantia de sucesso ou de felicidade, porém, eles constituem o suporte necessário para uma vida de mais qualidade.

Conheci uma família na cidade de Mombuca, um casal, com quatro filhos. O marido, doente, e a mulher sem instrução cuida da casa; recebem do bolsa família 280 reais mensais e pagavam 250 de aluguel; não têm energia elétrica na casinha de dois cômodos e um banheiro fora. Não têm outra alternativa senão viver de doações de familiares e mendicância na rua, inclusive em Capivari.

Uma das filhas do casal, com 11 anos, já manifestou uma meta, deseja ser advogada. Mas, por que ser advogada? “Porque eu sonho ser uma advogada.”

Metas e objetivos podem começar cedo.

Aqui não vai crítica, mas uma ponderação: o projeto federal de família acolhedora permite que a família que acolhe uma criança receba um salário mínimo e, se forem duas ou mais crianças, mais salário por cada criança. E uma família em situação de vulnerabilidade pela doença e falta de instrução tem que sobreviver – o casal e os quatro filhos – com 280 reais. Justiça e direito, quando andaram juntos?

Múltiplos fatores podem nos influenciar nas escolhas e na vida, principalmente a família, os costumes e a tradição. Porém, quem se determina a alcançar um objetivo na vida independe da força a favor ou contrária, a pessoa vai em busca de seu projeto. Para isso, alguns pontos são fundamentais.

Definir bem o objetivo que deseja alcançar, ter visão de longo prazo. Acreditar em si mesmo. Ser uma pessoa determinada a chegar aonde quer, apesar de ainda não ter chegado lá, estabelecer metas claras.

Trabalhe o seu foco e aproveite as oportunidades; se o resultado não corresponder, você pode mudar e melhorar a rota; não tema mudar e buscar recursos para alcançá-lo, se não dispõe ainda.

Fortaleça seus pontos fortes. Em um processo de crescimento, é importante que você desenvolva o autoconhecimento e esteja atento ao que precisa melhorar.

Foque no positivo e seja determinado, pois às vezes será obrigado a grandes decisões, como viajar, morar fora, deixar pais. Apesar de suas limitações, saiba que a vida será o resultado de suas escolhas. Decisões com tomada de atitude podem gerar crises, que, se administradas com sabedoria, podem levar ao sucesso.

Encontre formas de se motivar. A fé e a esperança são dois recursos do espírito que nos levam longe em nossos projetos.

Arnaldo Divo Rodrigues de Camargo é editor da Editora EME



Comentário

0 Comentários