Tempo de melhorar

Hugo Gonçalves, responsável pelo jornal “O Imortal” desde seu início, tendo permanecido firme, como exemplo de trabalho, fraternidade e dedicação até a sua desencarnação, costumava dizer que o carro do tempo passa muito veloz. Realmente passa.

Janeiro de 2020! Muitos depositaram esperanças intensíssimas em 2019, como se fatos miraculosos fossem suceder, transformando a história da Terra. O carro do tempo passa veloz, sim, mas as mudanças reais para uma transformação de fato, para um mundo melhor, dependem de cada um. Ocorrem no âmago do ser e o despertamento é individual. Despertamento de consciência.

No livro Renovando Atitudes, psicografado por Francisco do Espírito Santo Neto, o espírito Hammed, autor da obra, na mensagem Tempo Certo diz que na vida não existe antecipação nem adiamento, somente o tempo certo de cada um.

Comenta ele que a Humanidade em geral recebe as sementes do crescimento individual em todos os instantes e que constantemente a organização divina emite ideias de progresso e desenvolvimento, devendo cada indivíduo absorver a sementeira de conformidade com suas possibilidades e habilidades existenciais.

Diz o espírito que nossos patrimônios de entendimento, de compreensão e de discernimento não ocorrem por coincidência, pois poderemos ter a certeza de que nenhum aprendizado nos envolverá profundamente, se não estivermos dotados de competência e habilidades propiciadoras. Reforça dizendo que a consciência da criatura, para que seja receptiva, precisa estar munida de despertamento natural e amadurecimento psicológico.

Todos os anos começam de modo parecido. As pessoas pensam em metas a realizar no ano que chega. Talvez não cumpram a maior parte.

O tempo urge. Que meta estamos pensando desenvolver?

O espírita tem recebido muito. O conhecimento é fonte que, se bem aproveitada, pode jorrar luz para a vida eterna. A fonte, no entanto, tem que ter água límpida e isso depende do despertamento, da maturidade, da consciência de cada um.

O momento é de despertar para o amor. Isso é imperioso. O modelo é e sempre será Jesus e cada um precisa gravar isso em seu ser interno. É preciso amar Jesus e seus ensinamentos, para que esses deem bons frutos.

A hora é de progresso e esse, individualmente conseguido, influencia para o desenvolvimento coletivo.

O tempo deve ser de paz. O espírita tem o dever de se aprimorar moralmente. Não ceder ao desânimo, não ceder à violência, não tomar parte em qualquer agressão, buscar amar.

O espírita sincero é aquele que faz esforços para se melhorar moralmente, adquirir virtudes. Se isso não acontece, precisa rever seus sentimentos com paciência, numa análise criteriosa de si mesmo. Conhecer-se. Vencer suas imperfeições. Amadurecer, despertar, para que as sementes do evangelho de Jesus possam florescer.

Jesus, o Mestre dos mestres, mais que nunca necessita ser atendido em suas orientações e cada um deve buscar vivenciar seus ensinos na intimidade. O “amai-vos uns aos outros” deve ser vivido em cada coração, em todos os centros espíritas, em toda a parte pelo espírita.

Que 2020 alcance a cada um no firme propósito de se tornar digno do Cristo e do Espiritismo.

Continuemos perseverando no bem.

Vençamos a nós mesmos.



Comentário

0 Comentários