5º Encontro da Mocidade Espírita Meimei

“Uma terra tão catita, tão linda e com mil flores. Uma terra tão bonita da Senhora Mãe das Dores”. Guaxupé, terra mineira, “vibrante e de gente valorosa” novamente se uniu em mais um encontro com Jesus. Um encontro de gente de fé e “que caminha sempre avante”.

Exatamente há um ano e um mês, publicamos neste jornal uma matéria sobre o Encontro da Mocidade Espírita Meimei de Guaxupé e que pode ser lido na íntegra pelo link  http://www.jornaloimortal.com.br/blogs/4-EMEM--Encontro-da-Mocidade-Espirita-MEIMEI, entretanto, fizemos questão de trazer ao conhecimento dos leitores e leitoras a edição deste ano em que completa cinco anos desde sua primeira edição em 2017, na qual abrigou cerca de 250 participantes.

Em 2021, mais precisamente dia 11 de dezembro do corrente ano, a equipe da Evangelização Espírita Meimei realizou a 5ª edição do EMEM (Encontro da Mocidade Espírita Meimei), e num formato super interessante. O evento ocorreu em sistema híbrido, ou seja, na forma presencial e online em virtude de ainda estarmos em alerta para a pandemia que assola nosso querido planeta há quase dois anos. Na modalidade online, o evento foi transmitido pelo Youtube em parceria com a RAETV (Rede Amigo Espírita TV) com 500 visualizações até o fechamento desta edição. Caso queira conferir, o evento ficou gravado e pode ser acessado pelo link https://www.youtube.com/watch?v=WZdKEdhS_zg.

Já na modalidade presencial, 40 jovens participaram com muita alegria e amor, afinal, já estavam com saudades. O encontro se deu na sede da Comunidade Chico Xavier, em Guaxupé mesmo, sede deste e tantos outros trabalhos na referida cidade. Para a edição de 2021, os organizadores preparam um formato Pinga Fogo, semelhante com aquele que Chico Xavier participou em 1971 na TV brasileira, onde respondia à “queima-roupa” perguntas de alguns jornalistas. No encontro, os jovens participantes eram os jornalistas sedentos de informações para sanar curiosidades ou até mesmo encontrar um caminho norteador; do outro lado, “os pingadores”, André Araújo evangelizador anfitrião e Júlio Sena, fundador do canal Coaching Espírita; e “no meio” intermediando as perguntas, Thaís Saad evangelizadora anfitriã e colaboradora deste jornal com a seção Espiritismo para Crianças.

Sob o tema principal “Mediunidade, Obsessão e Umbral”, tema inclusive não obstante das dificuldades encontradas em inúmeros lares após extenso período de reclusão e isolamento social, diversos participantes trocaram experiências, renovaram suas energias, buscaram e deixaram ensinamentos que seguramente poderão ser aplicadas no dia a dia, reafirmando que o encontro presencial foi prazeroso e de muita harmonia para os corações ali presentes, encarnados e desencarnados.

Segundo Antônio Inácio Escudeiro Sipula (15 anos) diz levar do evento muito aprendizado. “Saio de lá com uma bagagem maior de conhecimento, além de perceber, como o trabalho em equipe é importante e como é incrível nossos encontros.”

Para Milene Dias Ferreira Magri, coordenadora da 5ª edição do EMEM, o evento deixa como legado, a disseminação da mensagem de Jesus em diversas formas através do amor, da caridade e do perdão que se fazem presentes em qualquer momento de nossas vidas, desmistificando sobre como devemos tratar assuntos como mediunidade, obsessão e o umbral. Complementa ainda dizendo que os encontros de mocidade são especiais para essa faixa etária, pois possibilita que expressem suas opiniões e busquem esclarecimento sem julgamentos, de forma leve.

Ana Flávia da Silva Reis (17 anos) concorda, pois ao perguntarmos o que achou mais interessante no encontro, foi direta: “gostei bastante da forma como foi conduzida as perguntas no encontro, dando bastante abertura a todos que perguntaram por escrito e também em voz alta. Foi uma maneira bem legal para incluir todos sem constrangimento e de forma mais livre, além das pessoas que estavam respondendo terem uma “mente mais aberta” e uma forma de falar que todos entendem, prendendo a atenção dos jovens”

Já Mel Mendes (15 anos), afirmou que o 5º EMEM foi uma experiência incrível e só quem vivencia entenderá, pois, a energia foi maravilhosa e encantadora. “Aprendemos muito com nossos amigos Júlio Sena e André Araújo através das dinâmicas e perguntas, afinal, “o tempo passa rápido quando a gente se diverte”.

Ao ser questionada sobre que legado o evento trouxe para a equipe de trabalhadores, Milene diz que a união esteve muito presente entre todos, fortalecendo ainda mais a frase de Meimei que a equipe tem como mantra: “Mãos unidas, soluções encontradas”.

O Espírito de Verdade, na passagem do Evangelho Segundo O Espiritismo reforça essa preocupação quando diz que “aproxima-se o tempo em que se cumprirão as coisas anunciadas para a transformação da Humanidade. Ditosos serão os que houverem trabalhado no campo do Senhor, com desinteresse e sem outro móvel, senão a caridade! Seus dias de trabalho serão pagos pelo cêntuplo do que tiverem esperado. Ditosos os que hajam dito a seus irmãos: “Trabalhemos juntos e unamos os nossos esforços, a fim de que o Senhor, ao chegar, encontre acabada a obra”, porquanto o Senhor lhes dirá: “Vinde a mim, vós que sois bons servidores, vós que soubestes impor silêncio aos vossos ciúmes e às vossas discórdias, a fim de que daí não viesse dano para a obra!”.

Milene Magri, coordenadora geral do evento ainda complementa agradecendo imensamente a participação de todos, jovens e toda equipe de trabalhadores que precederam a realização e aqueles que estiveram no momento de sua execução, bem como toda equipe espiritual que acompanhou todos os estágios do evento.

Ao final do evento, André Araújo um dos pingadores, psicografou mensagem enviada por um espírito que durante sua estada na Terra, trabalhou na Evangelização Espírita Meimei. Na mensagem, felicita todos os presentes agradecendo pela oportunidade dele e dos demais membros da equipe espiritual, estarem presenciando aquele momento cheio de boas energias e muita luz, fortalecendo ainda mais o coração de cada um ali presente.

Portanto, querido(a) leitor(a), não se esqueçamos que “nosso passado se reflete no presente que vivemos”, mas o futuro é glorioso aqueles que trabalham.



Comentário

0 Comentários