A Federação Espírita do Estado de Goiás festeja neste mês 71 anos

No dia 3 de outubro de 1950 é fundada a União Espírita Goiana. Anos depois a União recebe por doação o patrimônio do Centro Espírita Estudantes do Evangelho e em outubro de 1972 passa a denominar-se Federação Espírita do Estado de Goiás, cuja sede definitiva foi inaugurada em 1982, no Setor Marista, em Goiânia.

Esta é em resumo a informação inicial relativa à fundação da Federação Espírita do Estado de Goiás, que completa neste mês 71 anos de serviços prestado à comunidade do próspero estado.

Nas linhas seguintes, um pouco da história pertinente ao movimento espírita goiano.

ORIGENS

Nas primeiras décadas do século XX, além do Centro Espírita Amigo dos Sofredores (atual Chico Xavier), na Cidade de Goiás, já eram conhecidos: Centro Espírita de Catalão (zona rural), fundado em 1914; Centro Espírita Alarcão, de Anápolis – 1921; Centro Espírita Batuíra, Verdade e Luz, em Itauçu – 1923; Centros Espíritas: Eurípedes Barsanulfo, Amor e Fraternidade em Catalão e São Vicente de Paula, em Anápolis, todos em 1927; Centros Espíritas: do Patrimônio da Terra Vermelha, em Nova Aurora; Grêmio Espírita Paz e Fraternidade, em Ipameri, ambos de 1928; Grêmio Espírita Eurípedes Barsanulfo União Amor e Luz, do Povoado de Areião, município de Corumbaíba, em 1930, e o Grêmio Espírita Allan Kardec, em Jataí, em 1932.

Em 24 de Outubro de 1933, pelo Decreto nº 3359, de 19 de maio de 1933, lançava-se a pedra fundamental da Cidade de Goiânia. Às margens do Córrego Botafogo instalou-se um grande canteiro de obras para a construção da nova capital.

Dentre os operários, migrantes de outros estados, alguns resolveram construir um barracão de madeira onde se reuniam para estudar a Doutrina Espírita.

O Dr. Alcenor Cupertino, superintendente das obras, se condoeu ao ver as condições precárias do ambiente do qual se serviam aqueles religiosos e concedeu-lhes uma área na Rua 3, entre as ruas 20 e 24 no Centro da Capital.

Em 9 de Maio de 1938, inaugurava-se o primeiro Centro Espírita de Goiânia, com o nome de “Estudantes do Evangelho”.

No dia 3 de outubro de 1950, foi fundada a União Espírita Goiana. Como já vimos, a União recebeu, alguns anos depois, por doação, o patrimônio do Centro Espírita Estudantes do Evangelho.

Em outubro de 1972, passa a denominar-se Federação Espírita do Estado de Goiás, que inaugurou sua sede em 1982, no Setor Marista, em Goiânia.

MEMÓRIA ESPÍRITA DO ESTADO DE GOIÁS

A Federação lançou, a partir de 2010, quatro volumes do projeto ‘Série Memória Espírita do Estado de Goiás’. Eventuais interessados podem adquirir quaisquer deles, via reembolso, pelo site livraria.feego.org.br.

Do volume I, intitulado Os Primórdios do Espiritismo em Goiás, elaborado pelos irmãos Airton e Eurípedes Veloso, editado pela FEEGO, em 2010, extraímos informações relevantes, a seguir sintetizadas.

Em 1949 foi criada a Conferência de Confraternização dos Centros Espíritas, com reuniões mensais onde discutiam temas e propostas.

À época, a partir do Pacto Áureo – assinado em 05.10.1949, entre a Federação Espírita Brasileira e diversas Federações estaduais – a FEB passou a estimular a criação de Federações por todos os estados do país. Para isso, foram fundamentais os efeitos da Caravana da Fraternidade, que, liderada por Leopoldo Machado e integrada por José Lins de Vasconcelos, Francisco Spinelli e outros, percorreu vários estados brasileiros, para orientar e apoiar a fundação de Federações Espíritas Estaduais.

Para corresponder a esse nobre objetivo, em 1º.05.1950, no Grupo Espírita Ismael, do Bairro de Campinas, nesta Capital, houve reunião para elaborar os Estatutos da futura União Espírita Goiana. Sua fundação se deu a 03.10.1950, na Agremiação Espírita Dr. Adolfo Bezerra de Menezes, na Av. Contorno, no Setor Central. Herdou o patrimônio do Centro Aprendizes do Evangelho.

O primeiro Conselho Deliberativo foi integrado por 29 membros:

– Alfredo Pupak;
– Aparício Vilela;
– Carlos Costa Pinto;
– Cirilo Heitor de Paula;
– Deusmiro Guilherme Pereira;
– Diolindo Magalhães;
– Eliziário Dantas Pereira;
– Eustáquio Alves da Silva;
– Francisco Ferraz de Lima;
– Gervásio Branquinho Primo;
– Jaime Alves da Silva;
– João Diniz;
– João Navega de Aguiar;
– José Batista de Moraes;
– José Bonifácio da Silva;
– José Félix de Sousa;
– José Fontenele dos Santos;
– José Romão Nilo;
– Moisés Dias da Silva;
– Orlando Mota;
– Ranulfo de Souza;
– Régio Teixeira;
– Romeu Pelá;
– Sebastião Coutinho;
– Sebastião Queiroga;
– Sebastião Santos;
– Sebastião Veloso Peleja;
– Silvestre Alves de Castro; e
– Vicente Marchese.

Dias depois, em 15.10.1950, foram eleitos os membros da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal.

Diretoria Executiva:

– Presidente: José Félix de Sousa;
– Vice-Presidente:  Orlando Mota;
– 1º Secretário: Régio M. Teixeira;
– 2º Secretário: Alfredo Pupak;
– 1º Tesoureiro: Cirilo Heitor de Paula;
– 2º Tesoureiro: Sebastião Luiz Coutinho;
– Diretor de Assistência:  Romeu Pelá.

Conselho Fiscal:

– Gervásio Branquinho Primo;
– Jaime Alves da Silva;
– Francisco Ferraz de Lima.

70 ANOS DA EXISTÊNCIA DA FEEGO

A FEEGO lançou em outubro de 2020 a edição da Revista Espírita, comemorativa dos 70 anos de sua existência. Nela há uma linha do tempo, com as datas mais relevantes. Para acessar, clique aqui: https://www.feego.org.br/goi%C3%A1s-esp%C3%ADrita/goiasespirita

Nesta breve pesquisa, registramos nossa gratidão, admiração e respeito, pela atuação dos pioneiros da divulgação da Doutrina Espírita em nosso país, cuja trabalho – pleno de renúncias – a todos nos beneficia.

Gratidão também a todos aqueles que, não só na FEEGO – onde sucessivas gerações atuaram, ora como integrantes das Diretorias, ora em outras atividades e em obras de assistência e promoção social –, mas nas inúmeras cidades do interior que sediam Casas Espíritas, e que realizam, de variadas formas, anônimos benefícios aos Filhos do Calvário – de que nos dá notícia o Espírito Emmanuel, na belíssima obra Paulo e Estêvão.

Registramos com alegria o fato extraordinário de a FEEGO haver realizado em Goiânia, de 13 a 15 de fevereiro de 2021 (período do carnaval) totalmente virtual, o 37º Congresso Espírita do Estado de Goiás, com o título: "Espiritismo e Jesus - Luz para a Humanidade".

Sua realização é fruto de trabalho intenso e abnegado de inúmeros trabalhadores, que anônima e generosamente, ofereceram sua contribuição espontânea, em todos os anos, a essa admirável realização.

 

Nota do Autor:

O 37º Congresso Espírita de Goiás, devido à pandemia, foi realizado virtualmente, sem a presença de público. Mas todas as palestras realizadas na ocasião estão disponíveis no YouTube e podem ser acessadas sem custo algum. Eis o link: https://www.youtube.com/playlist?list=PLDLSyOdfZc71JwmvJ4lrKAzzLfyQZw_Gj



Comentário

0 Comentários