A música é a arte que vai mais diretamente ao coração

Os tempos estão difíceis, e isso o mundo inteiro já sabe. Mas o “mar está para peixe” e muitas pessoas já tomaram ciência disso e estão trabalhando incansavelmente. Será que temos tempo para perder? O que nos falta para perceber? O tempo não para.

Desde 1926, o Centro Espírita Nova Era, de Guaxupé, cidade mineira, realiza o Natal da Solidariedade, campanha que consiste na compra de brinquedos para distribuição gratuita entre as mil crianças cadastradas na instituição. Estamos na fase da quarentena, momento pandêmico, que impactou todos e todas, pessoas e empresas, e isso, é claro, também atingiu os trabalhos sociais.

Com o trabalho da Evangelização Espírita Meimei, também de Guaxupé, não foi diferente. Durante o ano todo, costumeiramente, ela desenvolve projetos voltados para o auxílio de pessoas carentes e/ou instituições necessitadas, os quais ocorrem de forma presencial, entretanto, com a pandemia, não foi possível. Foi então que essa galera juntou esperança, paciência, força de vontade, conhecimento, amor ao próximo e lançou na internet a 1ª Live Canções do Bem.

O evento, promovido pela Evangelização Espírita Meimei Guaxupé, ocorreu ao vivo na web através do YouTube pelo canal da própria instituição (Clique aqui) e no canal da Rede Amigo Espírita (Clique aqui), em que é possível encontrar o vídeo gravado, para quem quiser assistir.

O evento foi realizado em junho de 2020, sob um céu azul, seguido de um “Sunset dos Deuses”, o qual foi acompanhado simultaneamente por 144 pessoas, sendo que, até o fechamento desta edição, a Live teve mais de 3.500 visualizações em ambos os canais. A arrecadação obtida com o evento foi destinada ao Centro Espírita Nova Era com o projeto Natal da Solidariedade para as crianças e a Instituição Missão Vida.

O surgimento da Live até a sua realização

Apenas vinte dias antes da realização, a idealizadora do evento, Juliana Langoni, diante da impossibilidade de ver os trabalhos da Evangelização caminhar normalmente e pelo fato de que este ano havia mais cantores envolvidos na equipe, teve a ideia de continuar desenvolvendo os projetos na seara do bem através da internet. Lançada por ela a ideia, os colegas prontamente se dispuseram a trabalhar. A organização ficou então a cargo de Juliana, Ana Beatriz Abrão e Paulo Gabriel Ferreira, que fizeram tudo em tempo recorde. Todo esse esforço, segundo os organizadores, teve dois grandes objetivos: a arrecadação de doações para as duas instituições escolhidas e, claro, levar aos corações dos internautas muita paz, serenidade, luz e boas vibrações, que são elementos importantes em face do cenário que vivemos em nosso país.

A canção é uma composição musical para a voz humana, escrita normalmente sobre um texto e acompanhada por instrumentos musicais. As canções também são semelhantes às "cantigas" de amor, algo muito comum na Idade Média, em que os cavaleiros se declaravam para sua amada nos versos, colocando-a como uma figura idealizada, distante. A canção é geralmente interpretada por um único vocalista, mas também pode ser cantada por um dueto, um trio ou mais vozes. O texto ou letra das canções são tradicionalmente versos de poesia, mas podem ser versos religiosos de livre prosa. As canções possuem amplas maneiras de divisão, dependendo dos critérios utilizados.

Orson Peter Carrara, em artigo publicado no site “Portal do Espírito”, diz que “a variedade de sons alcançados pelas notas musicais na integração entre instrumentos e vozes humanas exerce grande influência na emoção e no desenvolvimento das criaturas humanas. Claro que com variedades, pois determinada melodia poderá trazer lembranças agradáveis a alguém, provocar melancolia e até entusiasmo em outras, enquanto nada provoque em muitas”.

Para a execução da Live houve envolvimento de 20 pessoas, das quais cinco eram da produção, seis músicos (todos independentes), dois apresentadores e cinco pessoas da equipe da Evangelização Espírita Meimei, além de dois designers gráficos. Todos voluntários, exceto a equipe da produção. A escolha do repertório foi feita pelos próprios músicos que tinham a missão de trazer seis músicas que pudessem transmitir mensagens reflexivas de esperança, amor e empatia. O fato é que nenhum músico optou pela mesma canção, contribuindo e muito para o sucesso do evento e a mensagem acolhedora que se esperava.

O espírito de Lamennais, em uma mensagem publicada na Revista Espírita de maio de 1861, diz que a música é a arte que vai mais diretamente ao coração. Bem, esta máxima reforça o sentimento dos organizadores, quando questionados sobre o que a Live representou para eles e para os demais participantes do projeto. Eles disseram que a Live representou algo diferente e único na vida de cada um que participou. Cada coração foi tocado na sua individualidade, embora todos estivessem conectados na mesma sintonia. Alguns venceram a si mesmos quando se dispuseram a estar ali. Além do propósito de ajudar no trabalho do bem, também foi o propósito de autoconhecimento, autoconfiança e vitórias em desafios pessoais. Com certeza, aquele momento ficará guardado no coração e na lembrança de cada um de forma muito especial.

Gioachino Antonio Rossini, conhecido compositor italiano, dizia que para ser músico não basta mais alinhar as notas sobre uma pauta, de maneira a conservar a justeza das relações musicais: assim só se produz ruídos agradáveis; mas é o sentimento que nasce sob a pena do verdadeiro artista. É ele que canta, que chora, que ri. Mas para dar alma à música, para fazê-la chorar, rir, uivar, é preciso em si mesmo ter sentido estes diferentes sentimentos de dores, de alegrias, de cólera.

Para o grupo da Evangelização Espírita Meimei, “o legado que a Live deixou foi de esperança em dias melhores, de otimismo, serenidade, além do fato das músicas terem feito uma comunhão com Deus, o que transcendeu a religião em si, unindo todos no mesmo propósito”.

A esse respeito, transcrevemos na íntegra o comentário recebido de uma pessoa que afirma não ser espírita e que acompanhou a transmissão: “Em tempos de isolamento, que nos leva a refletir muito mais sobre nossas prioridades e todas as coisas que Deus nos proporciona todos os dias e que muitas vezes passam desapercebidas, a Live nos leva a esse encontro com a espiritualidade, energia de sentimentos bons, e a pensar no que eu posso fazer pelo próximo, seja com uma palavra de apoio, uma atitude. As canções escolhidas passam essa mensagem, porque muitas vezes escutamos e cantamos as músicas, sem observar de fato a mensagem que ela nos dá. Durante toda a quarentena, tivemos muita Lives para ajudar pessoas materialmente, mas nenhuma para alimentar a alma como vocês proporcionaram”.

Sigamos o conselho de Orson Peter Carrara quando diz: “Selecionemos, pois, as belas conquistas que já possuímos no campo desta arte maravilhosa que é a música, para elevarmos o padrão espiritual de nossos ambientes. Deixemo-nos comover pela mensagem que trazem; reflitamos nas motivações que ensejaram a concepção dessas peças que verdadeiramente nos comovem pela beleza e sublimidade. É, como em tudo, uma questão de seleção e afinidades. Aprendamos, pois, a selecionar”. O que vem depois é consequência, assim como as doações recebidas, que superaram as expectativas dos organizadores.

Anotem aí: o evento já tem data para a segunda edição. Será no dia 20 de setembro de 2020.


Notas:

1 - A prestação de contas do que foi arrecadado está anexada como imagem na galeria de fotos desta matéria.

2 – As fotos são de autoria de Marcel Gonçalves e da equipe organizadora.



Comentário

0 Comentários