Camille Flammarion, um pioneiro com Kardec

Feliz ano de 2024, com muita paz e luz aos nossos estimados leitores do nosso septuagenário jornal O Imortal.

Trazemos a boa notícia de que nosso pioneiro Camille Flammarion e suas obras serão lembrados durante todo o ano de 2024, com lives no idioma inglês. Serão eventos programados para o primeiro domingo de cada mês, com um convidado falando de uma obra espírita escrita por Flammarion. Vale a pena treinarmos nossa fala em inglês, aos que estudam essa língua, ou querem aprimorar o conhecimento espírita em inglês, os que se sintam confortáveis.

Mesmo residindo, por ora, no Brasil, ainda temos vínculos sólidos e fortes com o Reino Unido, e o compromisso de divulgação do Espiritismo em Inglês.  Essa filosofia que acolhe, que informa, que liberta, que esclarece pontos às vezes divergentes com outras filosofias, como reencarnação, e permite falemos com espíritos desencarnados através da mediunidade, ou sobre vidas em outros planetas, ou ainda as migrações de espíritos imortais.

Assim, justo sempre será acolher a todos, e trazer nos diversos idiomas, toda a informação possível.  Com a língua inglesa, são vertidos, legendados, os vídeos para outros idiomas, quando assim os países se interessam.

Em francês temos a fonte primária de tudo o que se refere à Filosofia Espírita, essa ciência que abraça a moral do Cristo e acolhe pessoas de todas as religiões, não confrontando com nenhuma delas.

Em 2019 tive a grata satisfação de conhecer o padre Olavo, na Mansão do Caminho. Em seguida, fizemos lives juntos, quando veio a pandemia, e nasceu uma sintonia de amizade, pois nosso padre Olavo é um estudioso das obras de Joanna de Ângelis, um admirador do Divaldo, um conhecedor de Kardec.  Disse ele numa das lives que há estudos dentro de sua congregação, pois é uma freira católica quem escreve os livros.

Tive também a oportunidade de fazer programa de rádio e depois viver com o pastor Elias Rodrigues, um coração generoso e bom. Mesmo sabendo que somos espíritas, a conversação do amor e da caridade, com a figura do incomparável Mestre Jesus, mostra a fraternidade que nos une como filhos e filhas do mesmo pai.

Brasil, pátria evangelizada. Termos uma fartura de obras espíritas sérias, bem editadas, conteúdo doutrinário, que nos preenchem de alegria. Cada estudo sequencial, cada seminário, congresso, encontros de preparação para o trabalhador espírita, nas diversas áreas doutrinárias, montados e conduzidos por federativas, é um manancial de luz inesgotável de aprendizado.

E lembrando que que o Espiritismo veio para o mundo. Esse objetivo maior dos Espíritos superiores que coordenam e programaram a sua chegada através do adorável trabalhador estimado por todos nós, Allan Kardec, veio para todos os países, idiomas e classes sociais.

Está em nós ter olhos de observar, além de ver, e ouvidos de escutar, além de ouvir, seja na França, no Reino Unido, no Brasil ou em outras terras de além-mar.

Elsa Rossi, depois de viver por 25 anos no Reino Unido, onde presidiu por 12 anos a federativa espírita britânica, reside na cidade de Curitiba, Paraná.



Comentário

1 Comentários

  1. Que vivência extraordinária, Elsa! Uma felicidade receber de você esse manancial de informações. Inglês, francês, português... será que um dia teremos também em Esperanto, querida amiga? Deus te abençoe.