Ciência e Espiritismo no Centro de Congressos

Nos dias 30 de Abril e 1º de Maio, decorreram as XVI Jornadas de Cultura Espírita do Oeste, no Centro de Congressos de Caldas da Rainha, Portugal. 270 pessoas de Portugal, EUA e Moçambique estiveram presentes, num evento com 3 exposições, livraria, música, entrevista, dança, teatro, stand up comedy, tudo dentro do âmbito espírita.

Nestas Jornadas fez-se uma viagem em torno das várias fontes do conhecimento, fazendo a ligação com a ciência espírita.

“Conhecimento, o que é isso?”, “Do empirismo ao advento da ciência”, “Allan Kardec e o método científico”, “Tecnologia e Comunicação”, “No Pós-Kardec”, “A Ciência em busca do Espírito”, “Hernani Guimarães Andrade, o cientista espírita do ´século XX”, “Morte, uma luz ao fundo do túnel: vivências numa UCI”, “Francisco Cândido Xavier à luz da Ciência” e “A espiritualidade, o movimento espírita e o registo de dados…” foram os temas abordados nos dois dias.

Dois vídeos abriram e fecharam o evento que contou ainda com a presença do Presidente da Federação Espírita Portuguesa e do Presidente da Câmara Municipal de Caldas da Rainha.

No vídeo de encerramento encontramos um resumo do que se passou no evento:

“Do átomo ao arcanjo… tudo se liga e encadeia na vida universal.

Desde os primórdios, ao ritmo das primeiras reencarnações, o Homem primitivo vai adquirindo conhecimento.

O que é isso?

Ninguém sabe. E, quando pensa que conhece, descobre o quanto desconhece.
O Sol gira à volta da Terra, é inevitável diz o conhecimento empírico. Até que um dia a ciência vem, e troca as voltas ao Homem: nem tudo o que parece é…

O Homem sempre foi um Espírito imortal desde a sua criação, mas desconhece esse facto.

Allan Kardec em 1857 apresenta ao mundo a Ciência espírita como irmã da Ciência da Terra, unidas pelo cordão umbilical do método experimental.

A vida prossegue imersa em milhões de bits a cada segundo.

É o apogeu da tecnologia e da comunicação, pensamos nós, ainda nos primórdios da evolução tecnológica universal.

Apesar de tudo a Vida é uma arte que pode ser representada pela Arte espírita.

Após Kardec, a ciência foi em busca do Espírito, tivemos a metapsíquica, a parapsicologia e encontramos no Brasil, no século XX, o cientista espírita: Hernani Guimarães Andrade.
As suas descobertas demonstram que existe uma luz ao fundo do túnel, quando a luz se apaga para o corpo de carne e se amplia no mundo espiritual.
A morte é uma piada e só com muito humor se pode acreditar nela.

Como o Espiritismo é baseado em factos, desde sempre, Francisco Cândido Xavier veio à Terra reafirmar a imortalidade, falada, escrita, vivida, factos esses agora observados com 80 anos de distância pela ciência da Terra, sempre na retaguarda da Ciência do Espírito.

É natural!

A vida é a Arte de amar, e pode ser a mais bela dança sobre o palco da reencarnação. Demonstra a espiritualidade, as descobertas do Homem inserido em movimentos de pesquisa em torno do Espiritismo, deixando para a posteridade o registo desses dados.
Ciência e Espiritismo, duas ciências lado a lado, uma na Terra e outra no plano espiritual.
Ah, outra ilusão, não está aí todo o conhecimento.

Existem outros, além do conhecimento científico, como o filosófico, o artístico, o intuitivo… tantas fontes de conhecimento para dar de beber ao Homem ainda sequioso de saber…

“Nascer, morrer, renascer ainda, progredir sem cessar, tal é a Lei”.”

Falou-se de Espiritismo, de espiritualidade, de movimentos espíritas e do registo de dados, como Kardec fazia e, que foi deixado para trás, havendo a necessidade de se voltar a enveredar por esse caminho, tal como fez o cientista espírita do século XX, Hernani Guimarães Andrade, espírita brasileiro, cuja obra ainda hoje é desconhecida de muitos e, cujo acervo está sob custódia de Oceano Vieira de Melo e da Federação Espírita Brasileira.

Num ambiente agradável e descontraído, respirou-se Espiritismo a sério, longe dos atavismos religiosos de outrora, apresentando a Doutrina Espírita como um todo indissociável – ciência, filosofia e moral – que tem tudo para auxiliar a Humanidade, assim a consigamos divulgar.

Todo o evento está disponível em https://adep.pt/jornadas/
 

José Carlos Miranda Lucas, mais conhecido no meio espírita como José Lucas, reside em Óbidos, Leiria, Portugal.



Comentário

0 Comentários