Como surgiu o portal Espiritismo.net, há 25 anos divulgando o Espiritismo pela internet

Natural do Rio de Janeiro (RJ), onde reside, Jailton Pinheiro da Silva (foto abaixo), que se tornou espírita na adolescência, vincula-se à Associação Espírita Cairbar Schutel – Espiritismo.net, exercendo atualmente a presidência da instituição. Nesta entrevista ele nos conta como surgiu o portal Espiritismo.net, sucessor do canal IRC-Espiritismo, há 25 anos dedicado à divulgação espírita pela internet.

Como você se tornou espírita?

Através de um colega de escola, quando eu tinha 16 anos. Ele havia-se vinculado ao Espiritismo recentemente e começou a conversar comigo sobre o assunto, me interessei logo de imediato, porque tudo o que ele falava fazia sentido pra mim. Era como se eu já conhecesse todos aqueles conceitos. No meu aniversário daquele mesmo ano, em 4 de julho de 1981, ele me deu O Livro dos Espíritos de presente, e eu costumo dizer que a partir dali eu selei a minha adesão à doutrina espírita.

Quando e como surgiu o espiritismo.net?

Oficialmente, de forma organizada, em 22 de março de 1997, quando realizamos no Rio de Janeiro o I IRContro (usávamos essa grafia porque era um encontro de um canal do IRC, antigo ambiente de chat na internet) do Canal #Espiritismo. Esse Canal #Espiritismo já existia há alguns meses, desde que algumas pessoas abriram e passaram a frequentar o Canal #Espiritismo na antiga Rede Brasnet de IRC, mas não havia organização das atividades, por isso consideramos o nosso marco inicial nessa data. Em 3 de outubro de 2007, o IRC-Espiritismo (nossa identidade inicial) mudaria o seu nome para Espiritismo.net, nome que permanece até os dias atuais.

Quais foram ações iniciais quando da fundação do portal?

A partir do dia 22 de março de 1997, nascia o então IRC-Espiritismo, com os estudos organizados das obras de Kardec, todos os dias, principalmente à noite, quando era mais barato acessar a antiga internet discada. Nesse mesmo ano, passamos a investir na divulgação do que fazíamos, ou seja, da possibilidade do uso da internet na divulgação da doutrina espírita, e conseguimos participar de alguns congressos espíritas e outros eventos similares em algumas partes do país. Também, desde o início, percebemos uma procura muito grande pelo chamado atendimento fraterno, que também procuramos organizar para atender melhor à demanda, que existe bem forte até hoje.

Em 25 anos de existência muitas mudanças ocorreram, inclusive com a excelência da virtualidade, hoje predominante. Como foi esse processo de adaptação com mudanças tão rápidas?

A adaptação às mudanças foi até tranquila, no meu modo de entender. Alguns momentos foram facilitados pela experiência técnica de alguns colaboradores, outros um pouco mais lentos, mas sempre procuramos nos atualizar com as novas tecnologias que se apresentam. Em relação aos estudos, por exemplo, nós passamos por três momentos diferentes, em termos de tecnologia: o chat apenas com texto, na época do IRC, que extinguiu sua rede em 2005; o uso do Paltalk, sistema de audioconferência, de 2003 a 2020, e as múltiplas plataformas atuais, como YouTube, Facebook, Twitter e Google Meet.

Hoje, com o pouco uso de e-mails e sites, como está a atuação com a predominância das redes sociais?

Hoje em dia, as redes sociais têm funcionado muito como uma porta de entrada para as nossas atividades, porque, diferente de muitos sites espíritas, o nosso ainda tem uma movimentação considerável já que o atendimento fraterno tem como porta de entrada o site. Então, nossos usuários são encaminhados do WhatsApp, do Instagram, do Facebook, por exemplo, para o site, para ter acesso ao atendimento. Outra atividade que acaba tendo o mesmo fluxo para o site é o de pedidos de preces, que é feito pelo site. Então temos essa manutenção do fluxo de usuários no site, além de mantermos também atividades em diversas redes sociais.

Considerando o momento atual e a experiência acumulada nessas mais de duas décadas, o que lhe surge à mente?

Vem à minha mente que valeu a pena perseverar em todo esse tempo, porque as dificuldades se apresentaram, e ainda se apresentam, mas com boa vontade e trabalho, além da ajuda da espiritualidade amiga, conseguimos seguir adiante, no propósito de esclarecer as mentes e consolar os corações, com a visão espírita da vida.

Como está a programação atual?

Ao longo dos anos, muitas atividades foram inseridas, além daquelas iniciais. Então, temos os nossos estudos (foco maior no YouTube, onde temos o nosso maior público); o Congresso do Espiritismo.net, que começamos on-line e já fizemos duas edições (dezembro de 2020 e dezembro de 2021), com perspectiva de fazer o primeiro presencial em dezembro de 2022; nossa web rádio 24 horas no ar; atendimento fraterno, via chat e e-mail, a partir do nosso site; preces on-line; vibrações diárias no Google Meet; uma considerável atividade virtual destinada à infância e à juventude; serviço de perguntas e respostas; evangelho no lar (a caçula das atividades); comentários de notícias; artigos.

De suas lembranças nesse processo de vivência espírita, qual a mais marcante?

Acredito que a possibilidade de participação em vários eventos espíritas, em diversas partes do Brasil, a oportunidade de conhecer muitas pessoas que laboram pela divulgação do Espiritismo, ter contato com realidades bem diversas do que as nossas abrem bem a nossa mente e favorecem o entendimento e a solidariedade entre todos.

E no portal?

Bem difícil responder a essa pergunta... Eu diria que a possibilidade de receber orientações de nosso patrono espiritual, Cairbar Schutel, ao longo de vários anos, através da mediunidade segura do nosso saudoso Altivo Pamphiro, foi algo bem marcante. Também a organização periódica dos IRContros (e depois ENcontros) presenciais foi bem importante para o fortalecimento dos laços de amizade dos voluntários e usuários do Espiritismo.net.

Algo mais que gostaria de acrescentar?

Sim, sobre a Associação Espírita Cairbar Schutel. Até 2007, nós tínhamos algum suporte institucional do Centro Espírita Léon Denis do Rio de Janeiro para a realização de algumas atividades. A partir de 2008, sentimos a necessidade de termos uma sede para o desenvolvimento de algumas atividades novas, como estúdios de rádio e TV para produção de conteúdo com melhor qualidade a ser disponibilizada na internet. Inicialmente alugamos uma sala comercial no Rio de Janeiro para isso, que foi utilizada até o início da pandemia. Já havíamos adquirido uma velha casa também no Rio, vamos iniciar agora o processo de demolição para posterior construção de nossas novas instalações. O grande desafio para o ano de 2022.

Suas palavras finais.

Temos a certeza de que o Espiritismo é uma poderosa alavanca para a transformação moral de cada um de nós, resultando numa nova era para a humanidade, de regeneração, de paz e de prosperidade. Desta forma, o Espiritismo.net escolheu o seguinte lema para expressar as suas atividades: "Gestos de amor que antecipam o futuro". Porque estudar a doutrina espírita é torná-la imanente, um verdadeiro gesto de amor para conosco mesmos. E divulgar essa mesma doutrina é compartilhar este verdadeiro tesouro, indistintamente, resultando num gesto de amor para com o próximo. Assim, pedimos ao leitor que conheça as atividades do Espiritismo.net e junte-se a nós nessa jornada de luz.


Nota da Redação:

Para acessar os canais de comunicação e redes sociais mantidos pela instituição, clique nos links abaixo:

WhatsApp: https://www.espiritismo.net/grupo

Webrádio: https://player.hstbr.net/espiritismo

Site: https://www.espiritismo.net/

Instagram: https://www.instagram.com/espiritismonet/

Facebook: https://www.facebook.com/espiritismo.net

Twitter: https://twitter.com/espiritismonet

Espiritismo.TV: https://www.espiritismo.tv/espiritismo.net



Comentário

1 Comentários

  1. Amei tudo o que foi dito por este jovem espírita. Parabéns pelo seu engajamento nesse processo de divulgação da doutrina esclarecedora,o espiritismo.