Coração tem boca?

É isso mesmo, querido leitor de nosso clássico e muito instrutivo jornal “O Imortal”.

Estávamos numa conversa agradável, comentando sobre os bons resultados deste ano cheio de novidades, altos e baixos, um ano epidêmico, que trouxe incentivo para a busca de novas maneiras de vivenciarmos a rotina modificada e conversarmos sobre outros focos e objetivos, tendo a agenda sempre organizada para as datas de vacinações.

Assim, conversando, estávamos com o garoto Sid de 9 anos, ao redor da mesa, em nosso Spiritist Society of London.  Eram 18:15h, e a harmonização da conversa, para as 18:30, antes dos estudos semanais, de nosso grupo espírita, o qual reabrimos as portas no final de maio de 2021 para as reuniões de estudos presenciais.

Sid, apesar dos 9 anos, conhece muito bem a obra de Kardec, entende um pouco sobre mediunidade, fala sobre Jesus, pois recebe a Educação Espírita através de sua mãe, já que a maioria dos grupos que oferecem estudos on-line em inglês, para essa faixa etária, não estão ativos no momento.

Assim, Sid vem com sua mãe, lê para todos, num ótimo inglês nativo, as passagens do Evangelho...e pasmem... comenta para todos. Isso é espontâneo, e adora ser incluído no círculo de leitura dos parágrafos.

Em dado momento, eu estava comentando uma parte da mensagem inicial do livro Caminho Verdade e Vida, e eu disse, em inglês:  A boca fala do que está cheio o coração. Sid ficou pensativo e não se segurou, dizendo: - Como assim, o coração tem boca?  Como é isso? Que delícia ter criança ao nosso redor, pensei... e com calma e alegria pelo interesse do pequeno, explicamos essa passagem, de maneira que a metáfora mostra de onde saem os sentimentos e que onde está nosso tesouro está nosso coração, e assim ele acrescentou algo mais à sua bagagem de estudos espirituais.

Em outro momento, um comentário seu, sobre a queima dos livros em Barcelona, nos encantou a todos. A mãe, uma italiana de descendência iraniana, criatura culta e interessada, tradutora e intérprete para mais de 6 idiomas, sempre disposta a educar com amor, tecia comentários excelentes, e aí, melhor claridade tivemos, porque Sid tinha tanta facilidade de fazer comentários evangélicos, comentários do André Luiz sobre o umbral e outros assuntos mais.  

Não resisti, e pedi autorização para gravar dois pequenos vídeos com Sid conversando com Jack Lewis, de nosso grupo SSL, num interesse e admiração pelo que Jack estava explicando a ele, e ele comentando e perguntando...  Fiquei imaginando o futuro de um menininho como Sid, 9 aninhos, tanto interesse e abertura, para entender que o Espiritismo, não sendo uma religião formal, cabe em todas as seitas, religiões, filosofias, crenças, e só acrescenta esse manancial de luz, esse tesouro ímpar que Jesus implantou na Terra, para cobrir de bênçãos a todos.  Sid comentou até mesmo que sabe que o Espiritismo ainda é pequeno no mundo, mas é o maior em conhecimento que traz e ajuda a todos, em pontos de discussão, como reencarnação.

Aguardo todas as quintas- feiras com muita alegria, na esperança de encontrar a mãe e o filho prodígio, para ouvi-lo e até mesmo amenizar as saudades de meus netos, pois doando o amor aos filhos e filhas do mundo, aos nossos estaremos amando muito.

E assim, nessa saudade e alegria, vamos caminhando a nossa jornada de tarefas e evolução em terras de além-mar.

_______________________________________________________________________________
Elsa Rossi, escritora e palestrante espírita brasileira radicada em Londres, é presidente da BUSS - British Union of Spiritist Societies.



Comentário

0 Comentários