Entendo que nem só de verde se apresenta a Esperança no Evangelho

Encerrou-se o ano de 2018. Repleto de planejamentos em todas as mentes e lares de cidadãos do mundo todo. Notícias boas, más, verdadeiras e falsas, cada vez invadindo a privacidade dos pensamentos. A abençoada era da internáutica também se faz presente nos mais humildes casebres. Ninguém está sozinho... a internet nos liga na grande malha do mundo. Muitos estão solitários, rodeados de mil amigos virtuais, mas sem o aconchego do abraço. Outros escondidos de si mesmos, em jogos, casinos on-line, e rodas da fortuna, de que nunca saem ganhadores... Sem críticas ou manipulação de pensamentos, prosseguimos na tarefa pelo celular, computador...e eu pensando... Meu Deus! Como conseguíamos viver sem o acesso rápido ao Dr Google, ou outro enciclopedista/especialista virtual?

Estava eu num final de semana de dezembro, com a netinha de 6 anos, já “perita” na internet, sabendo como achar respostas as próprias perguntas, quando dei permissão para usar o meu iPad, sentadinha ao meu lado. Deu-se imediato retorno a uma questão em nosso diálogo. Como minha netinha, muitas crianças jamais entenderão a era pré-internáutica, como para muitos de nós difícil entender como se faziam trepanações de crânios pelos egípcios, isso há 6 mil anos antes de Cristo. Alertas de médicos para que não se acredite em tudo o que a internet traz, em questão de tratamentos de doenças... Desinformações podem levar indivíduos com problemas de saúde a agravarem ainda mais o quadro metabólico... Outras, como dietas para emagrecer, podem ser danosas, pois cada corpo formado por Deus tem suas nuanças, tem seus compromissos com a carga atenuante ou agravante que seja necessário ao cumprimento do processo evolutivo de cada um, pela lei de Causa e Efeito.

Como espíritas estudantes da vida, vamos refletindo e nos apegando ainda mais ao conhecimento d’O Evangelho segundo o Espiritismo. Quando começamos a ouvir o nosso querido Haroldo Dutra Dias, trazendo os estudos do Evangelho com tanta simplicidade e clareza, refleti de mim para comigo da importância de se buscar “fontes” verdadeiras de informações! Nem tudo vem de Deus!

Minha netinha, muito perguntadeira, queria saber por que eu lia “aquele livro” todas as manhãs... Respondi: - Esse livro é o Evangelho.  Para a vovó este livro é a única esperança de mudar o mundo para melhor.

E ela, muito “sábia”... refletiu, pensou, e voltou-se a mim dizendo: - Vovó... a Esperança é de cor verde, e o livro não é de cor verde ..(brincando comigo)... E eu, brincando com ela, respondi: - Meu Anjo querido e bom!  O Evangelho tem mil cores que, quando misturadas, formam a cor branca da paz dos corações... e a PAZ fará o mundo melhor! Quando todos tivermos PAZ, ajudaremos o Planeta a evoluir! 

Como essa conversa se passou dias antes do Natal, e a figura de Jesus presente nos presépios, nas músicas, nos corais, “amolecendo” almas endurecidas, ELE está também presente em nossos corações, no ar que respiramos, nas famílias, etc. 

Para dar continuidade à conversa prazerosa, pedi a minha neta que me desse um número entre 1 e 28 ( que são os capítulos do exemplar do Evangelho da IDE em minhas mãos), ela, muito interessada no “jogo”, escolheu o número 25. E lemos juntas a passagem no item – “Observai os Pássaros no Céu”.

Meu Deus,.agora sim, começo a entender esse estudo, esse livro do pentateuco, que é Jesus de volta, falando aos nossos corações. Recomendo a quem ainda não conhece esses estudos, que eu particularmente considero um primor:- “Pérolas do Evangelho”, disponível no PORTAL SER, por Haroldo Dutra Dias, pelo website https://www.portalser.org/nossos-projetos/perolas-do-evangelho/, o 7 Minutos com Emmanuel, https://www.portalser.org/nossos-projetos/7-minutos-com-emmanuel/, também com Haroldo.

Nos contatos diários com a família, amigos virtuais ou não, vamos vivenciando na prática o que nos ensina o MESTRE. Digo que não é fácil ser “bom”, que tenho um longo caminho a percorrer, para que o VERDE da ESPERANÇA e o branco da Paz se instalem definitivamente em nossas vidas, seja onde seja, aqui e nas terras de além-mar.

______________________________________________________________________________

Elsa Rossi, escritora e palestrante espírita brasileira radicada em Londres, é membro da Comissão Executiva do Conselho Espírita Internacional (CEI) e coordenadora da BUSS-British Union of Spiritist Societies.



Comentário

0 Comentários