Grécia: berço da filosofia, embalo de alegrias

Um bônus ganho neste ano de 2019. Éramos 31 pessoas, unindo-nos num Encontro na terra mãe de Sócrates e Platão, nossos Mestres da Filosofia, que nos deixam uma linda introdução comparada em O Livro dos Espíritos.  Penso eu, que aprendi a “conhecer” Sócrates, a partir de meu contacto com o Espiritismo quando ainda jovem.

Alguns de nós, vindo de alguns países, chegamos em dias diferentes, para culminar na noite de sexta-feira, num  “Encontro do Evangelho no Lar”, sob as estrelas dos céus de Atenas. A gigante lua cheia, encontrava brechas entre os predios vizinhos e parecia querer iluminar o terraço ou varanda no quarto andar do edifício onde residem os novos amigos, Rosangela e Periklis. Ela espírita, ele ateu, graças a Deus.

Sabemos que a agenda divina, elaborada por “ELES”, planejada com amor, jamais falha. E aproveitando a ida a Grécia, pudemos ter em Rosangela, uma ponte de luz, entre a Doutrina dos Espíritos e nossos irmãos gregos. Foi arranjado encontrá-los em seguida à minha chegada em Atenas na quinta-feira. Eram quase 20 horas e chovia muito, como se os céus estivessem lavando a passagem por onde andaríamos, Epicoulus, Rosangela e eu, para que nada maculasse o plano divino. Adentramos ao apto de Kollirroy, a intérprete que teríamos do Ingles ao Grego. Fomos recebidos por mais amigos gregos, Teodocius, Aritea com muitos abraços e dois beijos na face, que é como cumprimentam os amigos de verdade. Me senti agraciada pela oportunidade.  Para essa ocasião, levei 14 livros espíritas em Ingles, como uma singela doação de nossa Federativa de UK, nossa BUSS, para colaborar com a divulgação espírita e quem sabe, ajudar a que daqui algum tempo, possa nascer o primeiro grupo espírita em terras gregas. Não sei dizer do tamanho da minha emoção.

Apresentações feitas, mostramos o The Spirits’ Book, falamos da introdução por Sócrates e Platão, falamos sobre Mediunidade sob a ótica espírita, demonstramos o Passe Espírita, tiramos fotos gravando em nossas memórias momentos únicos que jamais esqueceremos.

Epicoulus no dia seguinte, sexta-feira, participou do estudo do Evangelho na casa de Rosangela, já mencionado anterirmente. Ele, Epicoulus, mesmo sem entender Portugues ou Ingles, disse ele que tudo entendia com o idioma do coração.  Amizades foram alicerçadas, para que, no dia seguinte, sábado, logo cedinho as 7 horas da manhã, pudéssemos todos os 31 amigos vindos de UK, Alemanha, Brasil, Austria, Portugal, Grécia, seguirmos em ônibus fretado, em direção a Corinto, para as primeiras lições “in locco”, do livro previamente lido por todos, Paulo e Estevão.  Nosso novo amigo Epicoulus, seguiu conosco e também Rosangela...

Essa viagem na maior simplicidade, teve o objetivo mesmo de colocar nossos corações junto a Abigail, Estevão, Saulo/Paulo, Ananias e os demais personagens que fazem a riqueza da leitura desse livro precioso, trazido por Emmanuel, atravéz de nosso amado mestre Chico Xavier.

Os assuntos do livro foram abordados por Altino Mageste coordenador geral do grupo “AMIGOS DE PAULO DE TARSO-INTERNACIONAL”. Altino ‘e um amante dos livros de Emmanuel, tendo como colaborador nosso novo amigo do Brasil, Rafael Lavarini. A manhã e metade da tarde de sábado foi intenso, entre as ruínas de Corinto onde as pausas para reflexão eram necessárias, para sorver e trabalhar todas as emoções. Ali estavam vivas em nossa mente, todas as situações da morte de pai de Estevão e Abigail, a condenação, a fuga e muito mais.

Partimos para as ruínas do antigo porto de Cencreia. O mar calmo, refletia as nuvens que se formaram como um cocar brilhante em halos brancos no céu azul, já preparando o entardecer. Novamente, o canto de Abigail e o tema “Os Excluídos de Paulo”, por nossa Fausta Cristina de Londres, tocou todos os corações. A explanação de Mageste e Lavarini, emocionou de fato e de direito, condensando de luz, as mentes e corações que estávamos em uníssino, integrados ao mergulho nos flúidos de luz e paz que nos envolvia.

Todos nós, os olhares se perdiam no remanso do mar, como que a confirmar a beleza do exemplo de nossos mártires, que abriram o caminho para consolidar o Amor de Jesus na Terra.

Voltamos já sob as luzes das estrelas, para a amada Atenas. Domingo logo cedo, o encontro de todos, para novos ensinamentos no Ágora e na Pedra onde Paulo falou pela primeira vez aos atenienses. Novas emoções, estando no teto de Atenas, alto da montanha aos pés da Acrópole. A voz de Altino, chegava perfeita a todos os ouvidos, mesmo com o ir e vir dos turistas, que como nós, estávamos sorvendo da sabedoria das pedras silenciodas da Acrópole. Maria Paula fez a explanação sobre “O Pão da Vida - Alimento para o corpo e o espírito”.

Quanta alegria, abraços, consolidação de ideias, planos futuros, para não deixar morrer essas oportunidades de convivência, em torno de um aprendizado para os milênios das almas.

Segunda-feira, partida de muitos aos seus países de origem. Acabei ficando em Atenas pois comprei passagem errada de retorno a Londres.  Fomos qualificar o tempo, Rosandela e eu, entrando e saindo de várias Biblios, isto é, livrarias do centro de Atenas em busca de O Livro dos Espíritos em GREGO... na quinta livraria encontramos.  Emoção, espera, conversa com os livreiros, que nos ajudaram pelo computador a localizar, e assim feito, aguardamos uma hora a chegada do livro na livraria. Tiramos fotos, quase choramos, e os livreiros se emocionaram conosco, viram  nossa alegria. Presenteamos o Epicoulus com o livro com dedicatória.  Certamente, um caminho foi aberto por ELES, que sabiam da importância de encontrarmos O Livro dos Espíritos em grego. Se eu tivesse voado de retorno a UK com os demais, não teria ido às livrarias, não teria encontrado o precioso livro. Aqui disponibilizo a foto da alegria.

E assim, caros amigos, o presente de Natal chega a nós, pois todos os dias nascem novos momentos, oportunidades de termos bençãos de luz com irmãos e irmãs da família maior em terras de além mar.

_____________________________________________________________________________________

Elsa Rossi, escritora e palestrante espírita brasileira radicada em Londres, é presidente da BUSS - British Union of Spiritist Societies.



Comentário

1 Comentários

  1. Elsa Rossi, somos todos de Paulo; e com Paulo, somos todos do Cristo!