Hospital Espírita João Marchesi, há 66 anos agindo no bem

O Hospital Espírita João Marchesi, de Penápolis, associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, filantrópica, detentora do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social e reconhecida como utilidade pública em âmbito, municipal, estadual e federal, fundada em 6 de setembro de 1959, completou 66 anos de existência em setembro do corrente ano.

História

O início da trajetória da referida instituição, se assim podemos dizer, se deu no final do século XIX, com a reencarnação em terras europeias do valoroso espírito que receberia o nome de João Marchesi.

João nasceu em Nemoli, Itália, em 5 de fevereiro de 1887. Chegou ao Brasil na condição de imigrante, desembarcando no porto de Santos-SP em 15 de setembro de 1906, aos 19 anos de idade. Casou-se em Taquaritinga-SP com Carolina Corazzini, também imigrante italiana. Por volta de 1914 João Marchesi mudou-se para Penápolis-SP e se dedicou à profissão de colchoeiro. Naturalizou-se brasileiro e com isso, além de receber o título de eleitor de número 1924, teve seu nome adaptado à língua portuguesa.

Entre 1935 e 1945, o grande volume de atendimentos assistenciais praticados por João e seus seguidores culminou na construção de um asilo, onde eram prestados atendimentos às famílias carentes. Em 1952 foi então lançada a pedra fundamental do Hospital Espírita João Marchesi, que nasceu do ideal da Comunidade Espírita Penapolense, em razão do volume crescente de pessoas carentes e acometidas por transtornos mentais, que procuravam João Marchesi a fim de receberem ajuda material e espiritual.

Em 1991 o Hospital assinou convênio com o SUDS – Sistema Único e Descentralizado de Saúde e em 1993 deu mais um passo importante para a época. Com o propósito de promover o resgate da cidadania dos moradores da região, implantou o Lar Abrigo Feminino. Nessa mesma época a política de saúde instituiu a regionalização dos hospitais psiquiátricos e o Hospital passou a ser referência para 40 municípios. Em 1994, devido a uma nova regulamentação das entidades filantrópicas, o Hospital desmembrou-se de sua Organização religiosa e, com personalidade jurídica própria, passou a denominar-se Hospital Espírita João Marchesi em homenagem ao seu idealizado. E anos depois, em 1998, o Hospital implantou o Lar Abrigo Masculino.

Em 2009, quando completou 50 anos de existência, foi lançado o livro  Hospital Espírita João Marchesi – Meio século reconstruindo vidas, de autoria de Eunice Orives Valim de Souza, assistente social, pós-graduada em Administração Hospitalar.

Devido ao crescente movimento de parcerias entre entes públicos e instituições sem fins lucrativos, após amplo debate sobre o futuro das atividades até então desenvolvidas, alterou-se sua razão social para Organização Social João Marchesi e suas finalidades, atividades e serviços foram ampliados.

Reconhecimento

Em março de 2015, após avaliação do Programa Nacional de Avaliação dos Serviços Hospitalares - PNASH/Psiquiatria, a instituição, com o Hospital João Marchesi, alcança pontuação de 84,37%. A referida pontuação é a melhor da história do hospital e garante o primeiro lugar entre os hospitais localizados na DRS II – Araçatuba e o Título de Melhor Hospital do Interior Paulista. Entre os 53 avaliados, o João Marchesi encontra-se em quinto lugar.

Com a missão de dar acolhimento, oferecendo atendimento multidisciplinar e assistência biopsicossocioespiritual às pessoas acometidas por transtornos mentais e dependentes químicos, visando sua reinserção familiar e social, busca tornar-se excelência em psiquiatria, oferecendo atendimentos voltados a patologias psiquiátricas gerais e dependentes de substâncias psicoativas com compromisso de qualidade, humanização, credibilidade e transparência.

Estrutura

O Hospital João Marchesi possui 58 leitos conveniados com o SUS, sendo referência para mais de 40 municípios da região da DRS II – Araçatuba, e conta com uma estrutura física de 4.598,62 m² de área construída, numa área total de 62.661,40m². A área conta com três Alas, Bloco Administrativo, Cozinha Industrial, refeitório, Salão de Atividades, campo de futebol, horta e local para caminhadas.

Com a superlotação foi aprovado o projeto de Residências Terapêuticas Tipo II em parceria com a Prefeitura de Penápolis. Hoje o hospital conta com 4 (quatro) residências neste formato que abrigam 10 (dez) moradores em cada residência. Esse projeto é para pacientes que estão internados há mais de um ano ininterrupto no hospital e que geralmente perderam o vínculo familiar ou a família não possui condições de acolhê-los em casa. Desta forma, são disponibilizadas vagas de moradores para pacientes de toda a região que necessitam de cuidados em regime hospitalar. As residências foram montadas e adaptadas às necessidades dos pacientes. As casas foram mobiliadas, estruturadas e adaptadas e no dia a dia está disponível uma equipe de profissionais 24 horas que cuidam dos pacientes, além de 5 (cinco) refeições diárias, medicamentos e entre outros.
 

Serviços

O Hospital João Marchesi conta com três grandes áreas para execução de suas atividades, a saber:

  • Área da Saúde: através de Gestão de Unidades de Saúde; Capacitação e Desenvolvimento Profissional; Acreditação e por fim Orientação para o Desempenho Institucional.
     
  • Assistência Social: através do Apoio à Escolarização; Brinquedoteca; Empreendedorismo para Jovens; Cuidando do idoso e Aproveitamento de Alimentos.
     
  • Telemarketing: responsável por arrecadar doações voluntárias na cidade de Penápolis e mais 16 municípios.

 

Nota: O Hospital Espírita João Machesi recebe doações espontâneas de pessoas físicas e jurídicas interessadas em ajudar a entidade. Qualquer incentivo é importante e pode ser feita em dinheiro, roupas, alimentos, material de construção e reforma, roupas de cama e banho, entre outros.

O HE também conta com o auxílio de voluntários que queiram colaborar utilizando seus conhecimentos, arte ou ensinamentos e assim possam acrescentar algo positivamente no tratamento dos pacientes.

Mais informações pelo telefone (18) 3654-7300 ou acesse seu website através do link https://www.hejoaomarchesi.org.br/



Comentário

0 Comentários