Nossos jovens e o futuro de cada um

Amigos do Jornal O Imortal, já é do conhecimento de alguns dos nossos assíduos leitores e colaboradores que estou escrevendo mensalmente para este fantástico jornal espírita desde a edição nº 624, de fevereiro de 2006, com o título da coluna: Crônicas de Além-Mar.

Foram esses 17 anos, completados em fevereiro de 2023, motivo de muita alegria e até mesmo de muita superação, diante de tantos fatos inusitados vivenciados durante esses longos anos e que só trouxeram fortalecimento para as nossas almas no caminho do bem.

Com oito netos, de 3 a 30 anos, com suas vivências próprias, experiências e aprendizados, muitas vezes compartilhados com pais e a vovó, agora posso fazer um balanço de uma vida.

É de nosso conhecimento, e da humanidade, que uma doença se infiltrou em todas as famílias, ricas ou necessitadas, que é a dependência química.  Chega muito sutil, se instala, provoca mentiras e manipulações no doente, que não mede consequências para se autodestruir, causar transtorno no seio da família e dor no coração de muitas mães que, quando manipuladas, não sabem como agir.

Tenho nestes últimos seis meses feito um trabalho para o qual preciso me aprimorar mais, dentro do atendimento fraterno, iniciado na Casa Espírita em Londres, e que mantenho, por conta da necessidade.

Procuro participar de grupos de apoio a dependentes e codependentes químicos, e tenho galgado conhecimentos e situações que nunca antes nem sequer poderia imaginar que existiam tão próximos.  Sempre pensamos que isso acontece com o vizinho, com outros, mas jamais dentro do seio da nossa família.

A quantidade de depoimentos de familiares codependentes em situação de risco e de sofrimento, que se vão fortalecendo e aprendendo a lidar com situações de todos os tipos, especialmente o corte do apoio financeiro, que favorece a compra das drogas lícitas ou ilícitas.

Um ou outro depoimento, sempre mais relacionado aos jovens, que iniciaram ainda em tenra idade e hoje, nos seus 18, 20 anos, não conseguem ficarem sóbrios, mesmo buscando internações.  Explicou uma das mães que o corpo do filho estava na clínica, mas a mente, contando os dias para sair, sem aproveitar o período de desintoxicação.

Ai, penso eu, como mãe, avó, espírita, que conhecemos a obsessão, a fraqueza dos lares que não se fortalecem na oração, no diálogo, na busca de uma terapia de Constelação Familiar Sistema, que ajuda, ou buscar psicólogos, psiquiatras e combater a doença antes que se enraíze.  Tenho aprendido que o estrago que o crack faz nos neurônios, transforma nossos familiares amados em autômatos, em zumbis, com um futuro sem luz no final do túnel.  Mas para Deus, Pai/Mãe Criador, não há sofrimento, dor, situação por mais estranha e difícil que seja, para a qual não seja possível obter solução.

Existem clínicas em chácaras terapêuticas, mantidas por igrejas evangélicas em muitas cidades, que dão apoio ao doente e aos co-doentes, que são os codependentes.  A terapia familiar, muito bem montada e explicada pela Federação Amor Exigente, nos traz ferramentas fantásticas para o entendimento e a ação a ser montada, para que o sofrimento seja menor, para que os pais tenham mais conhecimento e poder de ação no corte das facilidades ao doente e ao dependente.

Estimulo os familiares a entrarem em contacto com o Grupo Apoio Fraterno aos Dependentes e Codependentes em sua região, que são grupos formados por conhecedores do Espiritismo, e são de muita ajuda a quem quiser ser ajudado, totalmente sem custo. Lembramos que esses grupos, em sua grande maioria, são coordenados pela Associação Médico-Espírita de sua cidade, ou cidade próxima. Basta fazer uma busca na internet. 

Em Curitiba e Londrina, já coloco aqui dois apenas, pois são inúmeros grupos, todos seguem a mesma cartilha desenvolvida por médicos psiquiatras espíritas e psicólogos espíritas: https://slidetodoc.com/apoio-fraterno-grupo-de-autoajuda-a-dependentes-qumicos/ Em Curitiba: https://www.facebook.com/afcuritibaseos/

Conheço também, sem nenhum custo, as reuniões on-line do www.amorexigente.org.br, que tem sido maravilhoso em termos de aprendizado e ferramentas para poder ajudar outros.  É só entrar no website e buscar a reunião em dia que lhes seja favorável.

Ficam aqui estas dicas, e espero que possamos juntos estar mais alertas para o futuro da família e de nossas crianças, seja no Brasil ou em terras de além-mar.


Elsa Rossi, depois de viver por 25 anos no Reino Unido, onde presidiu por 12 anos a federativa espírita britânica, reside na cidade de Curitiba, Paraná.



Comentário

0 Comentários