O sol da meia-noite na Finlândia

Eram nativos de 13 países reunidos e os brasileiros que residem na Europa. O evento anual começou em 2014, sempre hospedado em um país diferente a cada ano. Considerando os 3 anos da Covid 19, o evento foi feito de forma virtual, os demais, sempre presenciais. 

O foco do EUROPEAN SPIRITIST GATHERING (Encontro Espírita Europeu) é o trabalhador espírita e o centro espírita na Europa.  A ideia nasceu de um trabalhador espírita finlandês e um trabalhador espírita polonês. Exposta a sugestão em reunião da Coordenadoria Espírita na Europa que aconteceu há alguns anos na Alemanha, teve a aceitação imediata de todos os países europeus.

Nestes dias 6, 7 e 8 de junho de 2025, pudemos presenciar, na minha visão, um dos eventos verdadeiramente espíritas em sua essência e em seus objetivos. Simples, sem ostentação.

As exposições, a interação, os workshops, a presença de área para a educação espírita para a criança, a natureza, a calma dos lagos, a paisagem que interagia com os abraços e o acolhimento dos espíritas finlandeses, organizadores de acomodação, hotel, espaço para o evento, e tudo o mais que envolve os viajores de outras terras, exalava fraternidade.

Pela quarta vez pude estar na Finlândia. Por duas vezes, em pleno verão escandinavo, onde o sol não se põe. Dizemos o Sol da Meia-Noite, como um tema de filme, mas é real, acontece; a claridade solar não deixa a escuridão de um entardecer trazer a noite. Confesso que estarei na Finlândia, tantas vezes mais quantas forem possíveis, sempre com a finalidade de trocar experiências entre países, entre grupos, entre pessoas, visando o trabalho de divulgação espírita dentro da cultura de cada país.

Nessa interação de ideias, exemplos, apresentações, trabalhos em prol da caridade pela doutrina espírita, tivemos a apresentação de um projeto que já vem acontecendo em alguns países, incluindo o Reino Unido, que é a Reunião Mediúnica Virtual. Participo de nossa reunião mediúnica, nascida na época da pandemia, onde pudemos acolher médiuns de alguns diferentes países, auxiliando encarnados e desencarnados. Para os Benfeitores, não há espaço físico em que precisamos estar confinados, o que precisamos é a comunhão do ideal de servir pelo trabalho que nos compete, com responsabilidade.  Nessas reuniões, não nos sentimos isolados em países diferentes, mas, sim, numa grande sala e por todo o tempo da reunião, não nos sentimos unidos na mesma sala, como acontece na sala de reunião presencial.

Foi entregue a todos em inglês o livro VIRTUAL MEDIUMSHIP MEETING lançado pelo Spiritist Society of London e Allan Kardec Study Group-Centre for Spiritist Teachings também em Londres.  Duas semanas antes, o mesmo livro foi lançado em francês em Liége na Bélgica, publicado pelo Le Mouvement Spirite Francophone. O livro traz as experiências realizadas por mais de 4 anos, sem nenhuma ocorrência negativa que depreciasse o trabalho, nem mesmo quando uma que outra vez caiu a internet, o que nunca aconteceu comigo, e o trabalho não deixou de existir. O curioso é que o médium nem percebeu que a internet caiu e voltou, tal a concentração de todos. Somente o coordenador geral percebeu, mas continuou dialogando com o espírito. A confiança na atuação dos espíritos de forma caridosa, fraternal, faz a melhor conexão que podemos ter.  Trabalhar com os bons Espíritos, auxiliando os irmãos espíritos que se encontram perdidos após a desencarnação, é servir diretamente a Deus.

Em nossa história, quando chegou a Barcelona o carregamento de livros espíritas, era uma ideia nova que foi rejeitada sem nem mesmo tomarem conhecimento do conteúdo das obras. Uma perda de rico material, mas os Espíritos deram sequência, ultrapassaram obstáculos e contaram com os que estavam tomando mais e mais conhecimento. Assim, as ideias novas às vezes são rechaçadas por pessoas que nem sequer leram a obra, sequer tomaram conhecimento, e não querem que se vá à frente com o trabalho, pois humanos estão querendo ditar normas aos espíritos sobre o que estes podem ou não fazer.

Assim, amigos, continuemos nosso trabalho de servir à causa do bem, servir ao Espiritismo dentro dos postulados de abnegação, responsabilidade, estudos e conhecimento, para que compreendamos que eles a rigor nos dirigem, seja em que país for, aqui ou em terras de além-mar.

Gratidão por suas presenças neste nosso Jornal O Imortal.


Elsa Rossi, escritora espírita radicada no Reino Unido, é presidente do Allan Kardec Study Group-Centre for Spiritist Teachings e da União das Sociedades Espíritas Britânicas – BUSS.



Comentário

0 Comentários