Paz na Terra

Na questão 132 de O Livro dos Espíritos, Allan Kardec pergunta qual é a finalidade da encarnação para os espíritos, ao que os espíritos superiores respondem que ela é imposta por Deus com a finalidade de fazê-los chegar à perfeição, sendo que para uns ela é uma expiação e para outros, uma missão. Para alcançar a perfeição, devem suportar todas as vicissitudes da vida corporal, sendo que nisso consiste a expiação. A encarnação também tem o objetivo de colocar o espírito em condições de cumprir sua parte na obra da criação.

Considerando isso, observamos nossa jornada evolutiva. O planeta caminha desde seu princípio, de mundo primitivo, quando vemos essa história traçada nas cavernas da Terra.

Melhoramos, não há o que contestar. Basta analisar os fatos do passado. Hoje somos muito melhores. Um dia, seremos mais e as lembranças do hoje serão para o futuro como o passado longínquo é para nós.

Desde o princípio da criação, na busca pela sobrevivência, o homem no seu estado primitivo, selvagem, era de extrema agressividade e violência. Infância espiritual da humanidade.

Hoje dizemos que vemos e observamos que ainda cegos somos, pois o orgulho ainda melindra o ser e o esforço pela paz entre os homens é exercício cotidiano.

A paz na Terra ainda é um sonho a ser realizado. Cada vez que pensamos que finalmente teremos paz, que a aurora da nova era de fraternidade surge no planeta, vem uma guerra atrapalhar nossa esperança.

Os homens ainda têm que aprender!  O alvorecer de um novo tempo realmente não tarda, mas é preciso estabelecer a paz interna, para que a externa se concretize.  Violência denota falta de maturidade, agressividade nos remete aos primórdios da evolução. Há que crescer no amor e evoluir, sair da guerra para a paz, da discórdia para a concórdia, do egoísmo para o altruísmo. Uma longa jornada.

Um ano se passou. Passou muito rapidamente. Precisamos progredir. Esse ano foi de muita dor para muitos. Guerras aqui e acolá, fruto da infantilidade humana, provocaram e ainda provocam muita dor e muitas lágrimas.

No próprio Brasil, o coração pulsante escolhido por Jesus, ainda há muito amor a ser semeado e necessidade de sementes de paz serem plantadas.

Com referência ao nosso Brasil, a esperança deve existir em nós. Não nos deixemos abater pelas dificuldades, na certeza de que Jesus está conosco.

Lembramos aqui Dom Pedro II, em poesia psicografada por Chico Xavier, no livro Parnaso de Além-Túmulo, intitulada Brasil. Diz ele:

Sopra o vento do ódio e da vingança,
Aniquilando a paz do mundo inteiro,
Embora o amor divino do Cordeiro
Seja a fonte da bem-aventurança.

Mas a Terra ditosa da esperança
Vive nas claridades do Cruzeiro,
Onde o evangelho é o doce mensageiro,
Das bênçãos da verdade e da bonança.

Meu Brasil, guarda a luz dessa vitória,
Que é o mais belo florão de tua glória
Nos caminhos da espiritualidade.

Ama a Deus. Faze o bem. Todo o problema
Está na compreensão clara e suprema
Do trabalho, do Amor e da verdade.

 

Trabalhemos.

Paz! Tenhamos esperança.



Comentário

0 Comentários