Pílulas gramaticais (Novembro de 2020)

Examinemos as frases abaixo:

1. É dever de todos nós cuidar do meio ambiente.

2. João agora possui um ferro-velho.

3. No quarto de meus pais havia no canto um antigo criado-mudo.

4. Há pessoas dotados de sexto sentido.

Todas as frases estão corretas; mas – perguntam-nos – por que algumas palavras são unidas por hífen (ferro-velho, criado-mudo) e outras não?

Ferro-velho liga-se por hífen porque é um vocábulo composto que significa estabelecimento que comercializa sucata. Nele, as palavras que o formam perderam o sentido original, porque nem se trata de ferro, nem se trata de velho, mas sim de objetos usados que conhecemos pelo nome de sucata.

Criado-mudo é um móvel que não é nem mudo, nem criado, ou seja, as palavras que o formam perderam o significado original para formarem um vocábulo de sentido diferente. Daí lhe vem a necessidade do hífen, que não foi abolido pelo Acordo Ortográfico firmado recentemente pelo Brasil.

Em face disso, se formos escrever que vendemos um carro usado, rodado nos anos, diremos: “Vendi meu carro velho”, sem hífen, porque aí cada palavra mantém o significado original, diferentemente do que ocorre com ferro-velho.

Se o servidor ou criado que admitimos em nosso lar for mudo, escreveremos: “Em casa temos um criado mudo”, frase em que as palavras “criado” e “mudo” mantêm o significado original.

Essa a razão por que não apresentam hífen as locuções abaixo:

Meio ambiente

Sexto sentido

Bom senso

Bom humor

Bom dia

Boa noite

Dia santo

Câmara de gás

Guerra fria

Mão única

Mata virgem

Mau cheiro

Mau humor

Opinião pública

Primeiro mundo

Senso comum

Ponto de vista.

                                                                                *

Atendendo a uma dúvida apresentada por um leitor, reafirmamos aqui o entendimento que já adotávamos a respeito da grafia correta das palavras abaixo, todas grafadas com hífen:

e-mail

e-book

ético-moral

on-line

ético-pedagógico e

in-fólio.



Comentário

0 Comentários