Renasce uma estrela nos céus do Reino Unido

Um trabalho de amor e dedicação... Quase 92 anos de idade nesta existência, mas em plena faculdade do amor e caridade, no conhecimento espírita, e nas tarefas que se seguem incessante. Assim é a nossa amiga querida, de longos milênios, nossa Janet Duncan.

Ela conheceu os ensinos espíritas no Brasil, onde teve a alegria de aprender o português, e em retornando a UK trouxe consigo a incumbência dada pelos Espíritos Benfeitores, de iniciar o primeiro grupo genuinamente espírita em terras da rainha.

Como trabalhar a divulgação dos postulados e conhecimento do Espiritismo com tão poucos livros em inglês? Um desafio que muitos pioneiros temos enfrentado ao longo dos anos, em terras de além-mar, levando o esforço, a vontade, o conhecimento a ser passado... Mas muitos de nós, sem o devido material no idioma do país. Assim feito, o passo seguinte era enfrentar esse desafio.  Trazer Kardec no idioma inglês para todos.  Já existiam o Livro dos Espíritos e Livro dos Médiuns, traduzidos por Anna Blackwell, que era amiga de Allan Kardec, na época do Espiritismo nascente no mundo.

Janet em um esforço hercúleo, paulatino, e com ajuda de alguns brasileiros que já frequentavam o recém-fundado  THE ALLAN KARDEC STUDY GROUP – CENTRE FOR SPIRITIST TEACHINGS, o pioneiro em terras britânicas, decidiu fundar, iniciar uma Editora Espírita em UK, e assim o fez. Fundou a ALLAN KARDEC PUBLISHING, e publicou algumas obras.

Janet traduziu o Evangelho para o idioma inglês, e em 1987 foi publicada a 1ª. Edição de O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO, pela editora HEADQUARTERS PUBLISHING CO LTD, London, por ela traduzido.

Em 1993, fundou a própria Editora e publicou a 2ª edição desta obra de conhecimentos morais do universo, trazida a lume pelos Espíritos superiores, e disponível em inglês para todos.  Uma bênção! A 3ª edição foi publicada pelo Conselho Espírita Internacional no ano de 2003, com o apoio do amigo inesquecível Nestor João Masotti, então Secretário Geral do CEI.

E, para alegria de todos nós, dirigentes de grupos espíritas que oferecemos os estudos em inglês, em 2019 Janet cedeu os direitos autorais para publicação de mais uma edição, para a nossa BUSS – BRITISH UNION OF SPIRITIST SOCIETIES.

No dia 22 de Fevereiro de 2020 tivemos uma reunião especialmente convocada para o lançamento dessa obra monumental e, reunidos os dirigentes de vários grupos espíritas do Reino Unido, pudemos entregar em mãos a cada grupo 5 exemplares do livro, e todos que estavam presentes, voluntários, trabalhadores, puderam também receber seu exemplar.

A maior caridade que o Espírita pode fazer pelo Espiritismo é a sua divulgação.

Assim foi criado artesanalmente um cartão lindo e assinado por todos, para chegar às mãos de Janet, que não pôde estar presente, pois operou dois dedos do pé e, por isso, estava em repouso, mas em breve estará dirigindo seu carrinho vermelho para cima e para baixo, em tarefas de amor, que mantém em luzes os corações afins com Jesus.

O livro publicado pela BUSS, com capa dura, excelente diagramação, montagem etc. foi impresso por uma gráfica e editora na Polônia, a editora espírita OFICYNA WYDAWNICZA RIVAIL, por Konrad Jerzak vel Dobosz.

A página que traz os “Agradecimentos da Tradutora” nos tira lágrimas quando lemos o que Janet escreveu. Vou colocar aqui, ao sabor das minhas palavras, minha interpretação de suas palavras:

Após muitos anos, e muitas publicações deste livro especial, a lista dos que me ajudaram foi bem grande e eu não canso de agradecer e orar por cada um.  Contudo, para essa edição final, eu agradeço a Charles Kempf, que tem sido minha mão direita, me ajudando horas e horas, neste incansável trabalho de paginação, correções do original Francês ao Inglês, para que o livro continue a oferecer uma leitura clara e fácil de ler, aos que assim o desejarem.  Agradeço também a Konrad Jerzak pela sua especial inspiração para a capa. Sem essas colaborações especiais e felizes desses dois amigos, eu não seria capaz de completar meu trabalho. Que Deus e Jesus os abençoe sempre.

O texto contém mais palavras, todas lindas, mas deixarei aos leitores que puderem ter acesso à obra, quando ela for para os canais devidos, chegando assim às mãos de todos.

Em nome da BUSS, da qual estou ainda como presidente, quero muito agradecer à nossa Janet Duncan, e peço a Jesus que ela sempre esteja no gozo de plena saúde física e espiritual, pois ainda precisamos muito de pessoas como Divaldo Franco e Janet Duncan, a nos encorajar com seus exemplos, servindo à causa do Cristo, em nosso próprio benefício, seja aqui em terras da rainha britânica ou em terras de além-mar.

____________________________________________________________________________________
Elsa Rossi, escritora e palestrante espírita brasileira radicada em Londres, é presidente da BUSS - British Union of Spiritist Societies.



Comentário

0 Comentários