Renovando nossa rotina

Com a facilidade de poder caminhar apenas 4 minutos desde a porta da minha casa até entrar no portão de ferro antigo do Victoria Park, renovo todos os domingos a alegria da gratidão a Deus pela vida.

Solzinho, meu lindo cachorrinho de 18 meses, esse presentinho de Deus para minha vida, me leva, me puxa para caminhar.  Não sou eu quem o leva, mas ele, esse pequenino ser, que consegue mudar todos os meus dias. Sempre atento ao seu próprio relógio biológico, modificou minha rotina de vida para melhor. Silencia por duas horas sob as minhas pernas, embaixo da escrivaninha onde está meu computador, mas a cada duas horas levanta-se, me chama, olha nos meus olhos, conversamos com o carinho que a gente pode oferecer na voz para os pequeninos, e lá vou eu colocá-lo na coleira para, em seguida, descermos para uma caminhada ao redor das pracinhas aqui do condomínio, onde são muitas as áreas verdes.

No verão inóspito de Londres, atípico este ano de 2022, todas as praças verdejantes se tornaram uma cor só, a cor seca. Confesso que ficou lindo ver todo o Greenwich Park de uma só cor – creme, ou a cor da palha seca. Lindo de ver, emocionante, eu nunca tinha visto antes. No Victoria Park, a mesma coisa, tudo cor palha seca. Mas, se em tudo devemos dar graças, a beleza que nos chega aos olhos, temos muita gratidão.

Assim, Solzinho e eu, o Sol, ou Solomon, damos muitos “good morning” para os que, como eu, atendem aos pedidos dos pequeninos para uma volta, uma saída estratégica, na qual exercitam o seu “cheirador”. E como cheiram tudo o que veem à sua frente! Muitas paradinhas estratégicas no exercício de cheirar. Uma graça esses cachorrinhos. 

O bom é que, com a vinda do Sol, meu colesterol melhorou muito, minhas dores nas juntas das pernas melhoraram em mil por cento, e, além disso, pude fazer muitas novas amizades com vizinhos de outros prédios, que, se eu os via, não tinha a menor ideia de quem eram e o que faziam. 

Com a socialização de nossos filhotes, passei a conhecer pessoas com muitas dores internas na alma, mas muito, muito, muito distantes de Deus. Essa palavra – Deus - alguns que muito sofrem não querem nem ouvir! E assim, devagarinho, fui conhecendo corações fleumáticos sem Deus.

Um deles, conheci já há alguns meses: o dono do Ralf, um poodle gigante, muito amável, que quando me vê vem correndo ao meu encontro. Com isso, seu dono vem conversar comigo. 

Em poucos dias, descobri um coração sofrendo a perda do filho, jogador de futebol, com câncer fulminante em dezembro de 2021. O pai, ainda perdido nas suas conjecturas sobre a injustiça de Deus de levar um jovem em plena forma física e um futuro brilhante, deixando velhos doentes nos hospitais...  É o mesmo discurso que ouvimos dos que não entendem que não somos vítimas, que tudo tem explicação e que a nossa Doutrina Espirita é clara, objetiva, consoladora. 

Falei-lhe um pouco sobre seu filho estar vivo, ele riu, como quem diz: “conversa para boi dormir”.  Noutra semana dei-lhe um livrinho em inglês, de capa marrom, creio que muitos já o conhecem. É um livro pequenino escrito por Allan Kardec: “O Espiritismo em sua mais simples expressão”. Pedi-lhe que o folheasse, e se pudesse ler, poderíamos conversar mais a respeito. Por quatro semanas não o vi, nem a sua esposa, nem o Ralf. Saíram em férias aproveitando o verão do mês de agosto.

No retorno, nos encontramos, ele me alertou que o Sol estava gordo demais, fui ao veterinário e, de fato, comida errada, comida para filhote, que tem alta caloria. Depois dos 15 meses deve ser alimentação para cão adulto. Apesar de Sol parecer sempre um bebê cachorrinho, ele já é um adolescente de 13 anos.

Meu vizinho sentado, em dado momento, após breve silêncio, me disse: - Quero ir um dia ao seu grupo espiritualista. Eu o convidei, mas ele tinha outros afazeres naquele dia. Convidei-o de novo na semana seguinte, mas outro compromisso o absorveu. Disse-lhe então, após algumas semanas:  - Aqui está o endereço, o folheto em que há todas as informações da Spiritist Society of London, (SSL). Você será bem-vindo quando desejar. Sempre estarei lá, estaremos, somos vários coordenadores na Spiritist Society of London, ou SSL como é mais conhecida.

Na SS, só trabalhamos em inglês; lemos as obras de Kardec, oferecemos o passe, a prece, a água fluidificada, a conversa sadia e a socialização. O grupo tem muitas atividades semanais. Oferece estudo on-line às terças-feiras acerca do livro Nosso Lar, intercalado com as lives sobre Mediunidade, pelo canal do YouTube BUSSAUDIOVISUALS

Aos sábados, às 10.30 da manhã, temos o curso sobre o “The Mediums’ Book” (O Livro dos Médiuns) aberto a todos. A frequência permanece entre 25 e 30 pessoas todos os sábados já há quase um ano. Em seguida mantemos sequência, desde fevereiro de 2022, para os que completaram um ano de estudos do POMEP (Programme Orientation and Mediumship Practice), ou seja, Programa de Orientação e Prática da Mediunidade. Este é um grupo fechado online com os mesmos participantes, em torno de 15, todos os sábados, das 11.45 da manhã até as 13.30 horas. Com isso, vamos oferecendo oportunidades de estudo, ajudando médiuns que se sentem perdidos, deslocados, ouvem vozes, visões, e são acolhidos depois de um diálogo com nosso doutrinador e frequência ao estudo de O Livro dos Médiuns. 

Assim, vamos vivenciando nosso dia a dia, com alegria de poder dar atenção aos que estão à nossa volta aqui e em todas as terras de além-mar. _____________________________________________________________________________
Elsa Rossi, escritora e palestrante espírita brasileira radicada em Londres, é presidente da BUSS - British Union of Spiritist Societies.



Comentário

0 Comentários